IUM - CRC - CPOS - FA - Trabalhos de Investigação Individual
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- Abordagem à definição e implementação de um sistema de gestão de segurança na operação de aeronaves não tripuladas na Força AéreaPublication . Rafael, JorgeEste Trabalho de Investigação Individual propõe uma visão sobre o estado da arte em relação ao Sistema de Gestão de Segurança (SMS) e sua aplicabilidade no seio da Força Aérea Portuguesa, em concreto no caso da operação dos sistemas aéreos não tripulados (UAS). Procurou-se resumir o ponto de situação dos regulamentos que abordam esta temática, quer ao nível militar, quer ao nível civil, explanando o quão complexo e dinâmico se tem mostrado o mapa normativo mundial, com vários atores isolados ou em grupos, a desenvolver documentação sobre a matéria. Foram comparadas aquelas que são as linhas gerais das recomendações da ICAO para a implementação de um SMS e dois dos manuais que abordam a segurança na FAP, de pontos de vista distintos. Por fim, foi proposta uma lista de Indicadores de Performance de Segurança para a operação de UAS a ser aplicada num futuro SMS, bem como num possível caminho para implementação do mesmo. Abstract: This Individual Research Paper proposes a view on the state of the art regarding the Safety Management System (SMS) and its applicability within the Portuguese Air Force, specifically for the operation of unmanned aerial systems (UAS). It was summarized the regulations overview, both at the military level and at the civilian level, explaining how complex and dynamic the global normative map has been, with several isolated actors or groups developing documentation on this matter. It was compared the general guidelines of the ICAO recommendations for the implementation of an SMS and two of the manuals that address the safety from different points of view in the FAP. Finally, a list of Safety Performance Indicators was proposed for the UAS operation to be applied in a future SMS, as well as a possible route for its implementation inside Portuguese Air Force.
- A Actividade Logística em Missões de Manutenção de PazPublication . Carvalho, AntónioAs missões de manutenção de paz tiveram origem durante a guerra- fria e surgiram com o intuito de mediar os conflitos entre os Estados, com a presença de militares sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU). Estas missões visam ajudar os países atingidos pela guerra a recuperar a estabilidade política e social de modo a garantir aos seus habitantes as condições mínimas de vida em paz e segurança. A primeira missão de manutenção de paz, foi autorizada em 1948 (que ainda se encontra em execução) e teve como objectivo a mediação de um cessar-fogo Árabe Israelita, no âmbito da ONU. Em Abril de 1949, Portugal fez parte de um grupo de 12 países que assinou um documento que dá origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), de cariz vincadamente militar e que teve como objectivo inicial criar uma força oponente ao bloco soviético, que mais tarde se designou por Pacto de Varsóvia. Este acordo previa também que os Estados signatários prestariam auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer um dos países membros, bem como uma cooperação estratégica em tempo de paz. A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem vindo a participar nestas acções de Manutenção de Paz, há cerca de doze anos, através do envio de Forças Nacionais Destacadas (FND), lideradas por diversas Organizações Internacionais (OI), em vários Teatros de Operações (TO) no globo terrestre. Este trabalho individual é resultado da motivação do autor em efectuar uma investigação sobre a doutrina e os procedimentos vigentes na articulação do apoio logístico, na FAP, às missões de manutenção de paz, no sentido de apontar as soluções que aumentem as capacidades logísticas, identificando as limitações e potencialidades associadas à prontidão das forças destacadas e ao sucesso da missão. Abstract: Peacekeeping missions originated during the cold war with the purpose of mediating the conflicts between states, with the presence of military forces under the command of the United Nations. These missions aim to help those countries affected by war in order for them to recover the political and social stability and rebuild themselves so as to guarantee minimum conditions of life, peace and economic growth to their citizens. The first Peacekeeping Mission was authorized in 1948 (still going on) and aimed to negotiate a cease- fire between Arabs and Israelis, under the United Nations. In April 1949 Portugal took part in a group of twelve countries that signed a document which created the North Atlantic Treaty Organization (NATO), an organization of a military nature whose initial objective was to create a force to oppose the soviet bloc, later designated Warsaw Pact. This agreement also established that the member states would guarantee mutual support in case of attack to any of the member countries, as well as strategic cooperation in peace time. The Portuguese Air Force (PRTAF) has been participating in these Peacekeeping actions for twelve years, through deployed national forces in peace support operations, led by several international organizations in different theatres of operation. This work represents the result of the author’s motivation to conduct a research on the doctrine and procedures in force in the articulation of the PRTAF logistic support to the peacekeeping missions, in order to point out the solutions which can increase the logistic capabilities, identifying the limitations and potentialities associated with the readiness of deployed forces and the success of the mission.
- Adaptação da Escrituração Militar às Novas TecnologiasPublication . Carvalho, HelderA Era da Informação é consequência do contínuo e rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação (TI), e fez com que os Sistemas de Informação (SI) sejam hoje parte integrante da vida das pessoas, das organizações e dos governos. A Força Aérea Portuguesa (FAP) necessita de ter informação útil que apoie a decisão dos seus comandantes. Para esta ser útil é preciso estar disponível quando solicitada, com dados íntegros para serem credíveis. Para que tal aconteça a FAP necessita de implementar um sistema de informação de forma a não só disponibilizar essa informação como também a protegê- la contra as ameaças do exterior. Tornava-se portanto essencial analisar os modelos que as novas tecnologias proporcionam ao nível da gestão documental, analisar o que na FAP se faz menos bem nessa área e procurar a forma de corrigir a situação. Para conduzir este estudo foi seguido o procedimento metodológico preconizado no Manual de Investigação em Ciências Sociais de Raymond Quivy.e Luc Van Campenhoudt. Partiu-se de uma pergunta inicial, da qual derivou uma questão tendo-se formulado duas hipóteses de trabalho. Para obter informação para análise foi realizada uma fase exploratória recorrendo a leituras bibliográficas de livros, revistas da especialidade e pesquisa na Internet. Ainda dentro desta fase foram realizadas várias entrevistas. Da análise efectuada verificou-se que a forma como é feita a gestão dos SI não facilita a implementação das técnicas hoje disponíveis no âmbito da gestão de conteúdos online, principalmente na sua vertente de adaptação dos formatos tradicionais para outros modelos inseridos na chamada sociedade da informação e conhecimento. Esta transformação permite uma utilização mais generalizada, apoiada e correcta daquilo que são as orientações centrais para a Escrituração Militar global e centralizada. A responsabilidade pelo planeamento e definição de requisitos para os SI é repartida por vários órgãos. Concluiu-se que a FAP necessita de implementar modelos, com uma política global a todos os sistemas de informação internos e de criar uma estrutura para a planear e implementar de forma centralizada, assegurando também a coordenação da segurança documental que for preciso descentralizar. Abstract: Information age, as a consequence of the fast and growing deve lopment of the Information Technologies, (IT) made the Information Systems (IS) a part of people’s , organizations and government’s lives. The Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa) needs useful information in all branches, to support its commander’s decisions. This information needs to be available in order to be useful when solicited, showing reliable and trustworthy data. Therefore, the PAF needs to implement an information system not only to make this information available, but also to protect it against outside threats. For this reason the new technologies, contributed to the importance of analysing the models of document management, everything done in FAP with less quality and search the ways to correct the situation. This study was made according to the methodology proceedings of Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt included in their Social Sciences Investigation Manual. A question was the starting point and from it resulted two ways of structuring the study. In order to obtain information to analyse, an exploratory phase was achieved, using bibliographical readings from books, speciality magazines and Internet research. This phase also included several interviews. The study showed that the way in which the IS management is done hinders the implementation of the techniques available within the scope of online content management. This occurs specially from the adjustment of traditional formats to other models included in the information society. This change allows a wider and more accurate use of the main guidance to the global and centralized military Administrative area. The responsibility for the planning and definition of demands to the IS falls to several organs. The study concluded that the FAP needs to implement models according to global politics for all internal systems information and to create a structure destined to plan and implement them in a centralized way. The purpose is to assure the co-ordination of the documental security needed to de-centralize.
- A Adaptação da Organização e dos Métodos da FAP às Exigências de um Ambiente em Constante MudançaPublication . Anastácio, CésarNesta sociedade, onde as informações circulam rapidamente, é necessária uma constante evolução e adaptação, de qualquer empresa ou organização para se poder manter activa e eficiente. A opinião pública necessita cada vez mais de conhecer onde e como são gastos os seus impostos. Torna-se, por isso, necessário informar e dar a conhecer quais as actividades da Força Aérea Portuguesa (FAP), de modo a satisfazer essa necessidade de informação e reforçar a nossa imagem de profissionalismo e competência. As RP da FAP, especialmente a sua vertente de IP, têm como função, nos dias de hoje, transmitir ao público informação correcta e coerente, o mais rapidamente possível, transformando apatia em interesse e o preconceito em aceitação. Serão analisadas algumas formas de efectuar RP em ambiente militar, OTAN, Marinha e FAP. Verificando também de que modo estas utilizam as novas tecnologias para efectuar o seu trabalho. Abstract: In this society, where information circulates quickly, it is necessary a constant evolution and adaptation, of any enterprise or organization to be able itself to keep active and efficient. The public opinion need’s to know where and how its taxes are expended. It becomes, by that, necessary to inform which are the activities of the Portuguese Air Force (FAP), to satisfy that need of information and reinforce our image of professionalism and competence. The RP of the FAP, especially its function of IP, have as goal, nowadays, to transmit to the public coherent and correct information, quickly as possible, transforming apathy into interest and the prejudice in acceptance. Some other forms of effectuate RP, in military environment; will be analyse, NATO, Portuguese Navy and FAP. Verifying, also, which use the new technologies to perform their work.
- Adaptação do Modelo Líder-Líder em Equipas de Serviço da Polícia AéreaPublication . Tavares, PedroNa conjuntura atual, o estilo de liderança usado revela-se um elemento decisivo para garantir o sucesso das organizações, cabendo ao líder manter o delicado equilíbrio entre o cumprimento da tarefa e a gestão da motivação e expetativas dos subordinados. A presente investigação ambiciona analisar a adaptação do modelo líder-líder a equipas de serviço da Polícia Aérea (PA), enquanto componente operacional do sistema de Segurança Interna e Defesa Imediata (SIDI), a fim de identificar os contributos para a eficácia, autonomia e cooperação, visando melhorar o seu desempenho global. Para o efeito, esta investigação foi desenvolvida com recurso a um Estudo de Caso, seguindo um raciocínio hipotético-dedutivo e uma estratégia qualitativa, assente em entrevistas semiestruturadas definidas pelo mapa concetual e análise documental. As análises realizadas permitiram constatar que este modelo apresenta um conjunto de ferramentas, que podem ser especialmente úteis para os Oficiais e Sargentos que têm de gerir equipas de serviço em ambientes exigentes e multidisciplinares. Face ao exposto, conclui-se que o modelo líder-líder pode ser adaptado na Força Aérea (FA) às equipas de serviço da PA, permitindo melhorar a eficácia, a autonomia, a confiança e a cooperação, concorrendo também para a valorização dos subordinados e otimização do seu potencial. Abstract: In the current scenario, the leadership style represents a decisive factor to ensure organization´s success, fitting the leader to keep the delicate balance between carrying out the task and managing both, the motivation and expectations of the subordinates. Therefore, the present investigation aims to analyse the adaptation of the leaderleader model in the Portuguese Air Force (POAF) Air Police duty teams, while operational component of the Immediate Defence and Internal Security System, in order to identify specific contributions to their efficiency, autonomy and cooperation, thus finding ways to improve global performance. For this purpose, a Case-Study was conducted for the development of this research, following a hypothetical-deductive reasoning and adopting a qualitative approach, based on semi-structured interviews defined by a conceptual map and document analysis. This analysis allowed us to verify that this model introduces a set of tools, that can be especially useful to team leaders, specially those that have to manage duty teams in multidisciplinary and demanding environments. Given the stated above, it is concluded that the leader-leader model can be adapted in the POAF Air Police duty teams, contributing to the subordinate’s recognition and optimization of potential, as well as, enhancing team´s efficiency, autonomy and cooperation.
- Admissão à carreira de Oficial do Quadro Permanente da Força AéreaPublication . Ribeiro, CarlosÉ através da admissão à carreira de Oficial do Quadro Permanente que a Força Aérea Portuguesa vai recrutar os futuros oficiais do seu Quadro Permanente, daí a importância de se analisar os procedimentos actuais da admissão, de forma a investigar novos elementos com o objectivo de introduzir mais valias para o melhoramento de tão importante e delicado processo, contribuindo para uma optimização dos procedimentos e da qualidade dos recursos humanos recrutados. Assim, realizou-se um enquadramento da situação actual relativamente à admissão dos oficiais ao Quadro Permanente da Força Aérea Portuguesa, pela via do Curso em Ciência Militares Aeronáuticas e pela via dos Estágios Técnicos-Militares da Academia da Força Aérea. Posteriormente e, na sequência da investigação realizada e das entrevistas efectuadas, analisaram-se propostas com o objectivo de contribuir para a optimização dos procedimentos supra-enunciados, que nos permitiram validar as hipóteses desenhadas. Abstract: It is through the admission to the Permanent Staff Officers’ Course, in the Air Force Academy, that the Portuguese Air Force recruits its future officers. Consequently, it is important to analyze the current admission procedures in order to investigate if there are new elements to be introduced that may add more value to this important and delicate process. By making the process better, this research will contribute to the procedure optimization and to the quality of the recruited human resources. Initially, there is a framework of the current situation regarding the admission to the officers’ permanent staff in the Portuguese Air Force, considering both the Military Science Courses and the Technical-Military Training in the Air Force Academy. Subsequently, following the research and some interviews and after validating the initial assumptions, proposals are made with the aim of contributing to the optimization of the above-mentioned procedures.
- Adopção de medidas pelas Unidades da Força Aérea rumo à auto-suficiência energéticaPublication . Castro, JoséEste trabalho de investigação tem como objectivo analisar os diversos métodos de produção e captação de energia e de outros recursos necessários, de modo a adequar a sua utilização à realidade da Força Aérea. Para isso utiliza-se como objecto de estudo o Comando Operacional da Força Aérea (COFA). Assim, foi feita uma análise das várias fontes de energia disponíveis e dos processos ou métodos utilizados para a sua obtenção. Em seguida foram analisados os agentes responsáveis pelo consumo dessa mesma energia. Nos vários casos foram feitas comparações entre os sistemas implementados e os alternativos de modo a verificar se estamos em todos eles a utilizar a opção mais eficiente. A metodologia utilizada passa por questionar se, em função da actual conjuntura energética e económica, se justificará uma alteração profunda dos métodos e procedimentos utilizados na obtenção da energia necessária. São colocadas hipóteses sobre as várias situações sendo testadas através de informações recolhidas e de entrevistas. O resultado obtido com esta análise mostra-nos que há caminhos alternativos para chegar ao mesmo sítio, e por vezes mais além. No final deste trabalho são elaboradas algumas recomendações com vista à possível implementação de alternativas apresentadas, de modo a dar utilidade prática às conclusões obtidas durante a investigação. Abstract: The purpose of this investigation is to study and examine the various methods of production and collection of energy and other resources needed and to adapt its use to the reality of the Air Force. For that is used as the object of study the Air Force Operational Command (COFA). It was made an analysis of various sources of energy available and the procedures or methods to obtain that energy. After that we analyze the agents that we consider responsible for the consumption of that energy. In several cases comparisons are made between the systems implemented and the alternative to see if we are always using the most efficient option. The methodology used is to ask, considering the current energy situation and economic evidence, if a profound change of methods and procedures used in obtaining the necessary power will be justified and necessary. Assumptions are placed on the various situations being tested through information gathered and some interviews. The gotten results of this analysis show us that there are alternative ways to reach the same objective, and sometimes to go beyond. Finally this document describes the findings and points some recommendations towards the practical application of its conclusions.
- Aeronave de propulsão elétrica para instrução básica/elementar na Força AéreaPublication . Cruz, GonçaloA propulsão elétrica tem sido adotada em diferentes tipos de veículos mas excluída da aeronáutica. As crescentes preocupações económicas e ecológicas, aliadas à tecnologia, possibilitam atualmente algumas soluções para nichos da aviação. Este estudo avalia a adequabilidade destas soluções para a missão de instrução de pilotagem na Força Aérea. Metodologicamente, caracteriza-se por um raciocínio dedutivo, assente numa estratégia de investigação qualitativa e num desenho de pesquisa do tipo estudo de caso. Esta problemática é analisada em três perspetivas. Inicialmente são identificadas as aeronaves de propulsão elétrica (APE) existentes, verificando as principais caraterísticas e finalidades. Seguidamente, são apresentadas as consequências da propulsão elétrica nas infraestruturas e no suporte às aeronaves. É também feita uma estimativa do custo energético de uma hora de voo. Por fim, são analisadas as necessidades para cumprir os programas de instrução. Estas necessidades focam parâmetros de desempenho e também as propriedades do cockpit e dos instrumentos de voo. Com estas três perspetivas conclui-se que, apesar de ter algumas vantagens em relação às aeronaves tradicionais, as APE disponíveis comercialmente ainda não são adequadas à instrução na Força Aérea. Tendo por base as previsões de tecnologia, identifica-se como provável o surgimento de uma aeronave adequada a médio prazo. Abstract: Electric propulsion has been adopted in different types of vehicles but has been excluded from aviation. The rising economic and ecologic concerns, along with the technological evolution, now enable some electric solutions for niche aviation applications. This study evaluates the suitability of these solutions for pilot training in the Portuguese Air Force. Methodologically, it is characterized by deductive reasoning, based on a qualitative research strategy and a case study research design. The problem is studied in three perspectives. Initially, the existing electric propulsion aircraft are presented, highlighting their main characteristics. Afterwards, the main implications, of electric propulsion to infrastructure and to aircraft support, are presented. An estimate for the energy cost of a flight hour is also provided. Finally, the requirements to fulfill the training syllabi are analyzed. These requirements focus on performance parameters as well as the necessary cockpit properties and flight instruments. With these three aspects, we concluded that, despite having some advantages over common aircraft, the existing electric aircraft are inadequate for pilot training in the Portuguese Air Force. Based on the predictions for future technology, it is very likely that adequate aircraft become available in the medium term.
- Alienação de material de guerra nas Forças ArmadasPublication . Leitão, FernandoO objetivo desta investigação é o de identificar formas de otimizar o processo de Alienação de Material de Guerra, a fim de contribuir para a melhoria do seu ciclo de decisão. Partiu-se de uma análise crítica à legislação específica relativa à Alienação de Material de Guerra, que se encontra em vigor há mais de 30 anos, em contraponto com o estado da arte relativo às orientações e diretivas, quer nacionais quer internacionais (nomeadamente, da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte). Foram também elaboradas um conjunto de 12 perguntas, que foram submetidas a elementos em posições de decisão, quer nacional, quer internacional, e com elevadas competências técnicas, quer na sua função atual, quer no seu percurso profissional, na área da Alienação de Material de Guerra. Este estudo caracteriza-se por um raciocínio indutivo, assente numa estratégia de investigação qualitativa reforçada em determinados casos pela quantitativa e num desenho de pesquisa de tipo transversal. Como resultado da investigação, apresentam-se um conjunto de medidas que permitem a otimização do processo de Alienação de Material de Guerra, assim como uma base de trabalho que pode ajudar a acelerar o seu processo de concretização. Abstract: The aim of this investigation is to identify ways to optimize the excess defense articles (war material) process, in order to contribute to the improvement of its decision cycle. It started from a critical analysis of the specific legislation related to the excess defense articles, which has been in force for over 30 years, in contrast to the state of the art regarding both national and international (namely from European Union and North Atlantic Treaty Organization) guidelines and directives,. A set of 12 questions were also prepared, which were submitted to elements in decision positions, both national and international, and with high technical skills both in their current role and in their professional career, related to the excess defense articles. This study is characterized by an inductive type of reasoning, based on a qualitative research strategy reinforced in certain cases by the quantitative and a cross-sectional research design. As a result of the investigation, a set of measures are presented that will allow the optimization of the excess defense articles process, as well as a work base that may help to accelerate its implementation process.
- Alimentação : aquisição centralizada ou descentralizada na Força AéreaPublication . Fernandes, Bruno Filipe SerafimA otimização de processos em busca de aumentos de eficiência, têm-se verificado cada vez mais relevante para as organizações, sejam elas públicas ou privadas, essencialmente devido à crescente escassez e dispendiosidade dos recursos disponíveis. A centralização das compras revela-se cada vez mais uma tendência estratégica para atingir patamares superiores de eficiência. A União Europeia, o Governo Português e a Força Aérea, reconhecem a importância da parcimoniosa gestão dos recursos públicos, como um valioso bem comum, não podendo ser desprezado o considerável volume orçamental atribuído à aquisição de géneros alimentares para a satisfação das necessidades da própria Força Aérea, bem como o facto de ser este o único Ramo das Forças Armadas que ainda não tem um sistema centralizado. O presente Trabalho de Investigação Individual pretende analisar de que forma um sistema de aquisição de géneros alimentares centralizado concorre para o aumento da eficiência da Força Aérea. Recorrendo a uma metodologia de raciocínio dedutivo, assente numa investigação qualitativa e no desenho de pesquisa de um estudo de caso, conclui-se que a referida centralização concorre para o aumento da eficiência da Força Aérea, permitindo uma melhor gestão dos seus valiosos recursos.