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Authors
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Abstract(s)
Na conjuntura atual, o estilo de liderança usado revela-se um elemento decisivo para
garantir o sucesso das organizações, cabendo ao líder manter o delicado equilíbrio entre o
cumprimento da tarefa e a gestão da motivação e expetativas dos subordinados.
A presente investigação ambiciona analisar a adaptação do modelo líder-líder a
equipas de serviço da Polícia Aérea (PA), enquanto componente operacional do sistema de
Segurança Interna e Defesa Imediata (SIDI), a fim de identificar os contributos para a
eficácia, autonomia e cooperação, visando melhorar o seu desempenho global.
Para o efeito, esta investigação foi desenvolvida com recurso a um Estudo de Caso,
seguindo um raciocínio hipotético-dedutivo e uma estratégia qualitativa, assente em
entrevistas semiestruturadas definidas pelo mapa concetual e análise documental.
As análises realizadas permitiram constatar que este modelo apresenta um conjunto
de ferramentas, que podem ser especialmente úteis para os Oficiais e Sargentos que têm de
gerir equipas de serviço em ambientes exigentes e multidisciplinares.
Face ao exposto, conclui-se que o modelo líder-líder pode ser adaptado na Força
Aérea (FA) às equipas de serviço da PA, permitindo melhorar a eficácia, a autonomia, a
confiança e a cooperação, concorrendo também para a valorização dos subordinados e
otimização do seu potencial. Abstract: In the current scenario, the leadership style represents a decisive factor to ensure
organization´s success, fitting the leader to keep the delicate balance between carrying out
the task and managing both, the motivation and expectations of the subordinates.
Therefore, the present investigation aims to analyse the adaptation of the leaderleader
model in the Portuguese Air Force (POAF) Air Police duty teams, while
operational component of the Immediate Defence and Internal Security System, in order to
identify specific contributions to their efficiency, autonomy and cooperation, thus finding
ways to improve global performance.
For this purpose, a Case-Study was conducted for the development of this research,
following a hypothetical-deductive reasoning and adopting a qualitative approach, based
on semi-structured interviews defined by a conceptual map and document analysis. This
analysis allowed us to verify that this model introduces a set of tools, that can be especially
useful to team leaders, specially those that have to manage duty teams in multidisciplinary
and demanding environments.
Given the stated above, it is concluded that the leader-leader model can be adapted
in the POAF Air Police duty teams, contributing to the subordinate’s recognition and
optimization of potential, as well as, enhancing team´s efficiency, autonomy and
cooperation.
Description
Keywords
Autonomia Cooperação Desempenho Eficácia Equipas de Serviço Liderança Líder-Líder Motivação Polícia Aérea Air Police Autonomy Cooperation Duty Teams Leader-Leader Leadership Motivation Performance