IUM - CRC - CPOS - FA - Trabalhos de Investigação Individual
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- Sistema de Gestão Ambiental em Unidades FAPPublication . Franco, HenriqueA protecção do meio ambiente e a utilização racional dos recursos naturais têm assumido um papel cada vez mais relevante na gestão das organizações, fruto principalmente, da crescente consciencialização das fragilidades do meio ambiente e da consequente pressão mediática. A Força Aérea como um dos principais vectores da Defesa Nacional, querendo afirmar-se como uma organização ciente da necessidade do desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa, tem desenvolvido uma postura cada vez mais activa, relativamente à componente ambiental. Este estudo teve como objectivo a análise dos requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental nas Unidades Base, que potencie a obtenção de certificação ambiental, seguindo os critérios estabelecidos pela ISO 14001:2004. Para dar cabal resposta ao trabalho procedemos a uma revisão de literatura assente em bibliografia no âmbito do ambiente em geral, e nos Sistemas de Gestão Ambiental em particular, tendo pesquisado também em sítios de referência da Internet, relacionados com a temática em apreço. Na análise efectuada relativamente à componente ambiental da Força Aérea Portuguesa, procurámos ir ao encontro da Política Ambiental definida superiormente pela organização, e sua aplicação efectiva, resultante da aprovação de legislação de carácter geral. Decorrente da investigação que efectuámos sugerimos algumas orientações que consideramos pela sua pertinência, poderem contribuir para a resolução de algumas das vulnerabilidades identificadas, potenciando desta forma os procedimentos necessários ao cumprimento, por parte das Unidades Base, dos objectivos e metas consagrados na política ambiental da Força Aérea Portuguesa. Abstract: The environment protection and the rational use of natural resources have been assuming a more and more relevant role in organization management, mainly as a result, of a growing consciousness of environment weaknesses, and the pressure of media related to this matter. The Air Force as one a the main vectors of National Defence, wanting to affirm herself as an aware organization of the need of sustained development of Portuguese society, it has been developing a more and more assertive posture, in relation to the environmental component. The goal of this essay was to analyze the necessary conditions for the implementation of a Environmental Management System in Air Force Units, that promote the accomplishment of environmental certification, in accordance with ISO 14001:2004. In order to give an answer to this essay we carried out a literature revision based on bibliography concerning environment in general, and Environmental Management Systems in particularly, having also research in reference sites of the Internet, related to the subject under analysis. In the analysis relatively to the environmental component of the Portuguese Air Force, we managed to seek the environmental policy superiorly defined by the organization, and his effective enforcement, resulting from the approval of general legislation. As a result of our research we suggest some recommendations that we consider, given their pertinence, may contribute to solve some identified vulnerabilities, increasing in this way, the necessary procedures to the achievement by Air Force Units, of the main goals established by the Portuguese Air Force environmental policy.
- Reorganização da Defesa Nacional e das Forças ArmadasPublication . Marques, AiresNos últimos anos, responsáveis políticos e militares têm salientado a necessidade de corrigir o edifício legislativo sobre a DN e as FFAA e vários governos constitucionais têm mostrado vontade de rever os documentos conceptuais e legais, alegando que os mesmos não favorecem a implantação dos ajustamentos estruturais necessárias. Da análise do edifício legislativo que enquadra a estrutura da DN e das FFAA predomina um conjunto de aspectos e insuficiências que condicionam o funcionamento coordenado e integrado daquela estrutura. A LDNFA viria a reflectir-se em todo o ordenamento jurídico a jusante, fazendo sobressair a necessidade de clarificar e alterar competências, corrigir duplicações e eliminar as indefinições quanto às responsabilidades da direcção política e do comando do emprego da força militar. Por sua vez, o CEDN atribui às FFAA missões no âmbito da segurança interna, em cooperação com as forças de segurança, mas estas requerem acções coordenadas de todas as expressões do Poder Nacional, o que transcende a actuação destas e implica medidas com reflexo na estrutura superior da DN e das FFAA. Assim, a reorganização mencionada, deverá assentar num conceito amplo de segurança, na observância dos critérios de agilidade de administração e do processo de decisão, na atribuição de responsabilidades não conflituais aos diferentes níveis, na adaptação das estruturas e na definição do quadro legal que sustente o emprego das FFAA no âmbito da segurança interna. A melhoria da articulação entre os órgãos do Estado que integram a estrutura da DN, bem como do processo da decisão política, passa pela adequação e criação de órgãos de conselho e de estudo para apoio à decisão dos principais órgãos de soberania. Os requisitos de agilidade e consistência do processo de tomada de decisão, em matéria de segurança e defesa, induzem para a uma clarificação das competências dos órgãos de decisão, no sentido de eliminar potenciais zonas de conflito de autoridade. Ao nível da decisão política, ressalta a necessidade de aumentar os poderes do PR, enquanto Comandante Supremo das FFAA. No domínio das relações de autoridade, é da maior importância corrigir as ambiguidades da lei quanto às competências do CEMGFA, no respeitante ao comando das forças, atribuindo-lhe a responsabilidade pelo planeamento e emprego operacional das forças, e aos CEM dos Ramos a responsabilidade pela sua preparação e aprontamento. Abstract: In the last years, both political and military responsible have highlighted the need of correcting the legislative building about the DN (National Defence) and the FFAA (Armed Forces) and several constitutional governments have shown the will of reviewing the conceptual and legal documents, alleging that they do not allow the implementation of the necessary structural adjustments. By the analysis of the legislative building that fits the structure of the DN and the FFAA several aspects and deficiencies come out that limit the coordinated and integrated operation of that structure. The National Defence and Armed Forces Law would reflect itself in all legal documents downstream, highlighting the need to clarify and change competences, correct duplications and eliminate the indecisions regarding the responsibilities of the political direction and the command of the employment of the military force. On the other hand, the Strategic Council for National Defence assigns missions to the FFAA in the scope of the internal security, in cooperation with the security forces, but these demand coordinated actions of all expressions of the National Power, what transcends the duties of these forces and implies measures with consequences in the upper structure of the DN and of the FFAA. Thus, the so called re-organization, should settle in a comprehensive concept of security, taking into account the administration agility criteria and decision process, in the attribution of responsibilities not involving conflicts at the different levels, in the adaptation of the structures and in the definition of the lawful chart that support the use of the FFAA in the scope of the internal security. The improvement of the coordination between the State Departments integrating the DN structure and the political decision process, imply the adaptation and creation of departments for the advice and study in order to support the decision of the main organs of sovereignty. The requirements of agility and consistency of the decision-making process, concerning security and defence, point to a clear definition of the competences of the decision organs, in order to eliminate potential authority conflict zones. In what concerns the relations of authority, it is of the highest importance to correct the double senses in the law regarding the competences of the Chief of the General Staff of the Armed Forces, referring the command of the forces, giving him the responsibility for the planning and operational employment of the forces, and to the Chiefs of Staff of the Branches the responsibility for its preparation and readiness.
- A Salvaguarda do Património Arquitectónico na Força Aérea PortuguesaPublication . Santiago, LuísA conservação do legado patrimonial da FAP tem vindo a merecer, nos últimos anos, uma crescente atenção da Instituição, presente em diversas iniciativas desenvolvidas no sentido da salvaguarda efectiva do património móvel e imóvel que encerra, enquanto Ramo independente, ou como herdeira dos primeiros passos da Aeronáutica Militar em Portugal. A progressiva consciencialização institucional para a importância daqueles bens, manifesto sinal de cidadania, acarreta naturalmente o surgimento de novos desafios teóricos e práticos, associados à necessidade de classificação dos edifícios que importa salvaguardar, e sobre a qualidade e adequação das intervenções fundamentais à sua preservação. Circunscrito à salvaguarda do património arquitectónico na Força Aérea, o presente trabalho tem por objectivo, partindo da caracterização dos principais conceitos associados à salvaguarda do património, contribuir para a divulgação e estabelecimento de critérios tendentes à sua protecção cautelar, classificação, preservação, valorização de edifícios, “conjuntos” e “sítios” que, pela singularidade arquitectónica, histórica e carácter de exemplo único, assumem inegáveis referência, per si, como património edificado e enquanto sede de outros patrimónios, tangíveis ou intangíveis. Abstract: The conservation of the patrimonial legacy of the Portuguese Air Force has come in recent years to deserve an increasing attention of the Institution, manifest in diverse initiatives developed in the direction of effective safeguards of the mobile and immovable heritege that locks up, while independent branch or as inheriting of the first steps of the Military Aeronautics in Portugal. The gradual institucional perception of the importance of those goods, as a citizenship signal, of course causes the sprouting of new theoretical and practical challenges, associates to the necessity of classification of the buildings that matters to safeguard and on the quality and adequacy of the basic interventions to its preservation. Circumscribed to it safeguards of the architectural heritage in the Air Force, the present work has for goal, leaving of the characterization of the main concepts associates to safeguards of the patrimony, to contribute for its spreading and the establishment of tending criteria to its action for a provisional remedy protecção, classification, preservation and valuation of buildings and small farms that, for its arquitectónic, historical singularity and character of only example, assumes as undeniable reference, per itself, un edifying heritage and headquarters of others, tangible or intangible.
- Factores Económicos que Influenciam a Política de Defesa NacionalPublication . Tiago, JaquesA situação atual, da nossa sociedade, caracteriza-se pela mudança. Não na questão de forma mas na questão de tempo. A velocidade a que ocorre exige uma resposta imediata e sustentada o que não se compadece com atuações reativas. Neste quadro, é fundamental a implementação de Políticas Estratégicas, de forma a prever os perigos e riscos, mas também aproveitar as oportunidades existentes como meio de reforçar desenvolvimento Nacional. No essencial, a questão da visão estratégia permite delimitar medidas, orientações e ações, tendo em vista o cenário previsto em determinado domínio. Este processo é tanto mais eficaz quanto mais integrado e global for a abordagem. O Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) tem por objetivo a consecução da Política de Defesa Nacional, no quadro de ameaças e oportunidades existentes no presente. Devido à abrangência da questão de Defesa Nacional, é fundamental o contributo do mais vasto espetro da sociedade. O domínio da ameaça é lato, difícil de delimitar, global, pelo que os componentes da Defesa Nacional não se restringem ao vetor militar. Apesar do atual CEDN derivar apenas um Conceito Estratégico Militar, foi preocupação do legislador, estabelecer interfaces com a definição de Políticas de diversos setores de forma a contribuírem para a Defesa Nacional. Redunda, inclusivamente, no estabelecimento de um contributo estratégico da Defesa Nacional, para o desenvolvimento económico. Define-se um contexto económico onde a Defesa Nacional acrescenta um fator de inovação e dinamismo que deve ser fator determinante, no contexto da competitividade, do tecido empresarial nacional. A definição da Política Defesa Nacional deve ser abordada na lógica da intemporalidade e da responsabilidade intergeracional, não só pelos custos dos investimentos diferidos por várias gerações (longo prazo), mas também no necessário contributo ao seu bem-estar. Neste contexto, é fundamental identificar o potencial contributo da Defesa Nacional no âmbito do Desenvolvimento Sustentável, atribuindo-lhe uma importância estratégica na obtenção dos objetivos definidos. Desta forma, Portugal estancará ameaças existentes, aproveitará oportunidades surgidas e preparará o futuro das novas gerações. Abstract: The current situation, of our society, is characterized for the change. Not in the procedural question but in the question of time. The speed that one occurs demands an immediate and supported reply which is not condole with reactive actions. In this picture the implementation of strategic policies, as a form to foresee the dangers and risks, but also the existing chances as half to strengthen National development. In the essential the question of the strategic vision allows to delimit measured, orientations and shares in view of the scene foreseen in determined domain. This process in such a way more efficient the more is integrated and global it will be the boarding. The Strategical Concept of National Defence has for goals the achievement of the National Defence Policy, in the picture of threats and existing chances in the present. Due to the extend of the question of National Defence the contribution of the vastest spectre of the society is basic. The domain of the threat is broad, difficult to delimit, global, for what the components of the National Defence are not restricted to the military vector. Although the current Strategical Concept turns aside only one Military Strategic Concept, was concern of the legislator, to establish interfaces with the definition of policies of diferent sectors of form to contribute for the National Defence. It results, inclusively, in the strategical establishment of one contribution of the National Defence, for the economic development. A economic context is defined where the National Defence adds a factor of innovation and dynamism that must be determinant factor, in the context of the competitiveness, of the national enterprise fabric. The definition of the National Defence Policy must be approaches in the logic of timeless and the intergeneration responsibility, not only for the costs of the investments differed for some generations (long stated period), but also in necessary contribution to its well-being. In this context it is basic to identify the potential contribution of the National Defence in the context of the Sustainable Development and attributing a strategical importance to it attainment of the definite goals. In such a way Portugal will stanch existing threats will use to advantage appeared chances and will prepare the future of the new generations.
- Utilização da Tecnologia do “Código de Barras” na manutenção dos sistemas de armas em operação na FAPPublication . Santos, PauloPara acompanhar a evolução tecnológica e rentabilizar os seus recursos, humanos e materiais, a Força Aérea Portuguesa terá que rever a sua organização logística e de manutenção, introduzindo ferramentas de gestão e informação mais adequadas à realidade actual. A manutenção de aeronaves é uma tarefa exigente e complexa, que depende de uma cadeia logística de suporte, de equipas de manutenção com elevada preparação técnica e de processos de controlo simples, rápidos, mas eficazes. A introdução de ferramentas de gestão integradas em curso, irá contribuir para um controlo centralizado mais eficiente e também, espera--se, para uma execução mais produtiva. Este trabalho procura identificar qual o contributo que a tecnologia do código de barras pode dar para a concretização deste objectivo. O presente estudo visa investigar porque deve a Força Aérea Portuguesa usar a tecnologia do código de barras na manutenção de aeronaves. Para concretizar esta investigação foi usado o método de Quivy, para estudo de ciências sociais. Na investigação começa-se por definir os conceitos básicos que irão ajudar na compreensão da problemática, como o código de barras, a produtividade, a logística, e analisa-se como estes conceitos se relacionam entre si e com a manutenção de aeronaves. O uso de códigos de barras na aeronáutica deve obedecer a alguma normalização. Neste estudo, são abordadas algumas Normas com relevância para o assunto, como por exemplo a “ATA Spec. 2000, Chapter 9”, o ISO TS21849, e as Normas do Departamento de Defesa Norte Americano MIL-STD-129 e MIL-STD-130. Para finalizar, o estudo foca-se na logística e na manutenção de aeronaves da Força Aérea Portuguesa. Trata-se de uma gestão centralizada, que controla processos à distância, e está dependente do bom funcionamento dos sistemas de informação, da qualidade e da actualidade dos dados disponibilizados. A gestão da manutenção está dependente da permanente actualização da informação logística, e de manutenção, por forma a poder optimizar os processos e os recursos disponíveis. Neste aspecto, a utilização do código de barras poderá contribuir para uma mais rápida recolha de informação na área logística, e também na manutenção de aeronaves, com um elevado grau de qualidade e fiabilidade. Testes efectuados na USAF, no inicio dos anos 80, e a experiência dos fabricantes aeronáuticos Airbus e Embraer, permitem-nos tirar algumas conclusões e confirmar que a tecnologia de código de barras, pode produzir um incremento da produtividade. Este incremento, reflecte-se em libertação de mão-de-obra, rapidez e qualidade da informação recolhida, associada a um maior controlo dos processos. O controlo de configuração, rastreabilidade de componentes e a previsão de necessidades serão melhorados. Abstract: In order to follow the technological evolution and take advantage of its resources, both human and material, the Portuguese Air Force should review its logistics, and maintenance organization, introducing management and information tools adjusted to the modern times. Aircraft maintenance is a complex and demanding task that depends on logistic support, maintenance teams with high level of technical preparation, and simple and fast control processes, however efficient ones. Introducing integrated management tools, should contribute for a more efficient control, and more productive execution. This document whishes to identify how the bar code technology, may help to achieve these goals. The present study, developed in reference to the Quivy investigation method for social sciences, investigates why the Portuguese Air Force should start using the Bar Coding technology on aircraft maintenance. This investigation starts by defining basic concepts that will help the study process. The basic concepts are: bar code; productivity; logistics; and how may these concepts relate between them and with aircraft maintenance. To use bar coding on aircraft parts, some rules should be complied. This document refers to these rules and standards, and gives a light overview over them, in special ATA Spec. 2000, Chapter 9, ISO TS21849, and US Department of Defense MIL-STD-129 and MIL-STD-130. Finally, the study will look inside the Portuguese Air Force logistics, and it’s aircraft maintenance process. A centered management, that controls processes from distance, depends on good information systems, with updated and reliable data. Aircraft maintenance management also depends on updated logistic and maintenance data, in order to optimize the available resources. Using bar code technology may contribute to collect information in a fast and reliable way in areas such as logistic and aircraft maintenance. Tests performed by USAF, in the early 80’s, and the experience from Airbus and Embraer aircraft builders, allow us to conclude that using the bar code technology may increase productivity. This will be traduced in release of manpower, more efficient and fast data collect, resulting on better data quality, and improved control of the maintenance processes. Configuration control, component tracking, troubleshooting and spare parts ordering will be also easier and more efficient.
- A Centralização dos Processos de Aquisição de Bens e ServiçosPublication . Borges, OrlandoA centralização dos Processos de Aquisição de Bens e Serviços na Força Aérea Portuguesa insere-se no seguimento de políticas emanadas pelos últimos Governos, ao pretenderem uma melhor gestão dos recursos humanos e financeiros. Para atingir tal aspiração, tem vindo a ser promovido e incrementado o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Deste modo e sem surpresa, assistimos à criação da Unidade de Missão para a Inovação e o Conhecimento que por sua vez deu origem ao Portal do Cidadão e ao Plano Nacional de Compras Electrónicas. Este último teve o maior relevo e interesse na modernização do modo como se efectuavam as aquisições na Administração Pública. Atingiu tal desiderato ao ter conseguido ser transversal a todos os sectores da Administração Pública. A par com as alterações acima mencionadas, surgiu o Catálogo Telemático de Aprovisionamento Público, uma aplicação informática que permite a divulgação e recepção de propostas de Contratos Públicos de Aprovisionamento. Ao nível do Ministério da Defesa Nacional, a implementação e utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação teve maior expressão no decorrer de 2003, e a partir do momento em que o Ministro, em conjunto com o Ministro das Finanças, decretaram através de Despacho Conjunto a criação da Central de Compras. Com o disposto no normativo que estabeleceu as bases gerais desta Central, ficaram os Ramos subordinados a concentrarem aqui, os seus processos de aquisições, pretendo-se assim, caminhar para uma maior racionalização e partilha de serviços, bem como a desburocratização destes. Consequentemente, e no pressuposto de se conseguir almejar os fins acima mencionados, foi dado mais um passo ao ser criado o Sistema Integrado de Gestão. Este vem sendo implementado por Módulos e já engloba as áreas Financeira e Logística, mas pode ser substancialmente melhorado, de modo a permitir a optimização do processo de aquisição de bens e serviços na FAP e obtenção de outros benefícios. Por outro lado, o desenvolvimento das redes informáticas, passou a usufruir do sistema Electronic Data Interchange, do sistema Workflow e de Gestão Documental, assim como a possibilitar a Factura Digital, evitando e simplificando a burocracia existente e permitindo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. Na Força Aérea, as redes internas, a elaboração de Portais nas diversas Unidades e Órgãos e a criação de programas informáticos têm vindo a simplificar muitas acções ao nível de gestão de recursos humanos. Consequentemente, tem sido possível reduzir a burocracia e eliminar muitos impressos. Contudo, não estão suficientemente integrados que possibilitem a gestão a nível central. Abstract: The centralization of the Goods and Services Procurement Process in the Portuguese Air Force follows policies emanated from the last portuguese governments, which aim at a better financial and human resources management. The use of Information and Communication Technologies has recently been promoted in order to reach that goal. That way and without surprise we witnessed the creation of the Knowledge and Innovation Mission Unit, a government body, which itself initiated the Citizens Gate on the internet and launched the National Plan for Electronic Purchases. This last plan had the most relevance and importance on the modernisation of the procurement processes carried out at the Portuguese Public Administration. This aspiration was achieved due to the plans transversality, because it included all Public Administration sectors. Side by side with the changes mentioned above, emerged the Public Provisioning Telematic Catalogue, which is computer software which allows the diffusion and reception of proposals for Public Provisioning Contracts. At the National Defence Ministry the implementation and use of the new Communication and Information Technologies, had a major expression through out the year of 2003 namely from the moment when the Defence Minister, together with the Finance Minister, emitted a Conjoin Dispatch creating the Central Unit for Purchases within the Defence Ministry. While establishing the general bases to this Central, that dispatch submitted the Armed Forces to concentrate on that Unit their procurement processes, with the goal on improving the rationalisation and allotment of goods and services, and simultaneously to reduce the bureaucracy they held. Consequently, and with the assumption on aiming the goals above mentioned, one step was carried out with the implementation of the Integrated Management System, this as been done by way of progressively setting up modules which namely comprehend the Financial and Logistic areas. But it can be improved in a way to allow the optimization of the Goods and Services Procurement Process at the Portuguese Air Force, and the obtainment of other improvements. The development of computerized nets, permitted the use of the Electronic Data Interchange system, of the Workflow and Documental Management systems, as well as it authorized the Digital Invoice, thus avoiding and simplifying the bureaucracy that existed and allowing a better utilization of financial resources. At the Air Force the intranets, the web pages belonging to the Bases, Units and Organs, and the production of computer software have been facilitating many actions at the human resources level. Consequently, it has been possible to reduce the bureaucracy and to cut off many forms. However, they are not enough integrated in a way to allow a good management at a central level.
- A Auditoria Financeira no Âmbito do Sistema Integrado de GestãoPublication . Matos, JoséA evolução económica verificada ao nível do mercado comunitário e a exigência cada vez maior de uma informação financeira credível e normalizada, levou à definição de novos conceitos e critérios contabilísticos que provocaram, em quase todos os países, processos de atualização dos seus sistemas de contabilidade. Portugal, acompanhando essa mudança, transpôs para o âmbito nacional a nova realidade contabilística, através do Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), em resposta à exigência cada vez maior de uma informação pública que satisfaça os seus utilizadores, nos aspetos orçamental, patrimonial e analítico. Os órgãos de gestão passam a dispor de uma ferramenta de análise que lhes permite traduzir os dados em medidas concretas de correção da eficiência, eficácia e economia da atividade desenvolvida. No caso concreto da Força Aérea Portuguesa (FAP), concretizou-se, em 2006, a sua adesão ao POCP, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG). O presente estudo pretende analisar os principais fatores de mudança ocorridos, apresentando-se as adaptações julgadas convenientes para que a auditoria continue a desenvolver um trabalho igualmente válido e importante para a organização. A metodologia seguida consistiu numa atividade exploratória de natureza bibliográfica, que viria a servir de suporte à construção de um modelo que, composto por conceitos e hipóteses articuladas, formou um quadro de análise que se julga coerente e unificado. Através da análise do sistema de controlo interno e da identificação dos tipos de auditoria que mais se lhe adequam, foi possível fazer o ponto de situação relativamente à atividade desenvolvida e, assim, contribuir para a melhoria da gestão na Força Aérea. Abstract: The economic evolution of the European community market and the growing demand for credible normalised financial information has led to the definition of new concepts and accountancy criteria. These, in turn, have brought about updating processes of accountancy systems in almost every country. Accompanying this change, Portugal adopted the new accountancy reality through the Official Plan of Public Accountancy (POCP), thus satisfying the growing demand for public information that will meet the needs of its users in budgetary, patrimonial and analytical terms. This way, the managing organisms will have an analysis tool that allows them to convert the data into specific measures to correct the efficiency, effectiveness and economy of tasks. In the case of the Portuguese Air Force (FAP), it joined POCP in 2006 through an Integrated Management System (SIG). The present study intends to analyse the main factors of change that have occurred, and to present the necessary adaptations so that the audit may continue to develop an equally worthy and important work for the organisation. The chosen methodology consisted in an exploratory activity of bibliographic nature. This would later serve as a basis to the construction of a model composed of articulated concepts and hypotheses, which formed a ground of analysis that is believed to be coherent and unified. Through the analysis of the internal system of control and through the identification of the kinds of audits that are most adequate, it was possible to sum up the situation regarding the activity carried out and thus contribute to an improvement in the management of the Air Force.
- As Melhores Práticas da Gestão de Serviços de Tecnologias da Informação - ITILPublication . Gorgulho, JoséA Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca das melhores práticas de gestão de serviços de Tecnologias de Informação. Criada a pedido do governo britânico no início dos anos 80 pelo Office of Government Commerce (OGC) tornou-se um Standard de Facto. Em Dezembro de 2005, é criada a norma ISO20000 com base nos processos ITIL. Amplamente usada como modelo de gestão por empresas prestadoras de serviços de Tecnologias da Informação (TI) bem como pelos departamentos de TI internos de grandes e pequenas empresas, a ITIL permite a obtenção de uma maior eficiência e controlo dos serviços de TI. Promove ainda uma aproximação dos objectivos das TI aos objectivos da empresa ou organização. A Defesa Nacional está a atravessar um período de mudança no paradigma de utilização da TI, passando de um modelo descentralizado em que cada Ramo e Órgão possuía a sua infra-estrutura própria e isolada das restantes, para um novo modelo de partilha e de concentração de meios e serviços. O novo paradigma obriga a mudar a forma de gestão das TI. De uma gestão orgânica torna-se necessário passar para uma gestão conjunta que permita uma visão global dos processos e serviços de TI, a fim de melhorar a qualidade destes. Alguns processos da ITIL poderão ajudar a Defesa Nacional a enfrentar estes novos desafios. A adopção de um modelo de boas práticas em detrimento do desenvolvimento de um modelo próprio é vantajosa por aproveitar a experiência de terceiros e por tirar proveito da existência de ferramentas comerciais para sustentação dessas práticas. Num projecto de mudança com estas características, as pessoas têm um papel fundamental. O sucesso só é possível de atingir com o envolvimento das chefias de topo e com o envolvimento dos técnicos das TI. Abstract: Information Technology Infrastructure Library (ITIL) is a library of the best practice of Information Technology Management Services. It was created by the Office of Government Commerce (OGC) by a British Government’s request in the early 80’s. It has become a Standard. In December 2005, the ISO20000 was created based on the ITIL processes. Widely used as a management model by companies which provide Information Technology (IT) services, as well as by internal IT departments of big and small companies, ITIL achieves a higher degree of efficiency and a better control of IT services. It also allows the convergence between the IT objectives and the company or organization’s objectives. The Portuguese National Defence is going through a change period related to the IT usage paradigm, going from a non-central model, to a new sharing model, in which the means and services are concentrated. The new paradigm forces the IT management to change. From an organic management, it is necessary to move towards a shared management, which allows a global vision of the IT processes and services, to improve their quality. Some of the ITIL processes may help the Portuguese National Defence to face these new challenges. Adopting a good practice model instead of developing its own model has its advantages, because it can profit from the experience of others and because there are already some off-the-shelf tools which will base these practices. In a changing project with these characteristics, people play a fundamental role. Success will only be possible with the involvement of both, top leaders and IT technicians.
- Sistema de Informação para a Prevenção de Acidentes em Terra e AmbientePublication . Pereira, ConstantinoA prevenção de acidentes é um assunto de extrema importância nas Organizações actuais, onde cada vez mais são decretados novos regulamentos com o objectivo de prevenir o acidente. Numa organização militar a actividade desenvolvida, em si mesmo, representa um elevado risco de acidentes. Os meios humanos envolvidos são altamente qualificados e os meios materiais utilizados são de elevado valor. Tendo em conta que os recursos financeiros são cada vez mais escassos, há uma crescente necessidade de uma gestão qualificada e eficiente. O desenvolvimento de uma boa política de prevenção de acidentes em terra e ambiente é um sinal claro de uma medida de gestão qualificada, o investimento em prevenção de acidentes é perfeitamente justificado pelo retorno que daí advém. Uma medida preventiva implementada em tempo real útil, capaz de evitar um acidente, é por si só justificativa de um bom investimento. A evolução das Tecnologias de Informação, associado ao desenvolvimento vertiginoso da informática, obriga as organizações a tirar partida das suas vantagens. No caso de uma organização militar como é o caso da FAP, um sistema de informação é uma ferramenta preciosa para desenvolver a política adequada à prevenção de acidentes. Com um sistema de informação planeado tendo em conta todas as limitações existentes na organização e não descurando o seu objectivo, a FAP poderá desenvolver uma prevenção de acidentes em terra e ambiente com resultados positivos. Um sistema de informação recolhe e trata de forma segura e fiável informação necessária a implementação de medidas correctivas a tempo de evitar acidentes. Abstract: Accidents prevention is a subject of extreme importance to some Organizations which more new regulations and decrees with the objective to prevent accidents. In a military organization the activity developed in it self represents a high risk of accidents, the value of the human means involved, highly qualified, and the materials used are very high. The financial resources are equally scarce and there’s a growing need of a qualified and an efficient administration. The development of one good political land and environmental accident prevention it’s a clear sign on qualified management measures on accidents prevention perfectly justified on the useful return that occurs. Implemented preventive measures in useful time are capable to avoid an accident it’s by itself a good justification of a real and fair investment. The Information Technology evolution associated to the fast development of the computers sciences forces the organizations to take advantages. In the case of the military organizations as also the Portuguese Air Force (POAF), an information system it’s a precious tool to develop an appropriate policy in accident prevention. With an information system planning in account of all existent limitations in the organization and non forgotten objectives, of POAF it can develop an environment and land accident prevention with positives results. A safe and reliable information data collector is needed for the implementation of timely corrective measures to avoid and prevent accidents.
- O Direito Internacional HumanitárioPublication . Churro, AntónioO presente trabalho tem como objectivo contribuir para a formação de todos os militares da Força Aérea no âmbito do Direito Internacional Humanitário. O percurso metodológico foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema em questão nomeadamente em Portugal, Organização das Nações Unidas e Comité Internacional da Cruz Vermelha. A questão central: “Como contribuir para a formação dos militares da FAP, para que tenham um desempenho dentro dos parâmetros do Direito Internacional Humanitário, quando envolvidos em missões no âmbito das Operações de Apoio à Paz?”, permitiu estabelecer uma metodologia de investigação baseada no estudo dos conceitos doutrinários e legislação existentes. O trabalho foi organizado com introdução, quatro capítulos e conclusões. Após a introdução, o primeiro capítulo foi dedicado à definição e aplicação do Direito Humanitário com a finalidade de proporcionar um enquadramento conceptual. No segundo capítulo foi identificado o modo como se procede à responsabilização criminal do indivíduo, a título privado e enquanto no desempenho de funções de agente público. A tipificação dos crimes e a competência para os julgar foi efectuada no terceiro capítulo. No quarto capítulo foram analisados os danos colaterais que podem ser provocados no decorrer das Operações de Apoio à Paz e o estudo terminou com a apresentação das conclusões de forma a realçar as principais ideias que se entendeu serem ajustadas ao objecto do presente trabalho. Relativamente aos ensinamentos decorrentes da análise efectuada, realça-se a necessidade de ministrar conhecimentos de Direito Internacional Humanitário na formação de todos os militares da FAP e proporcionar uma instrução mais acentuada, na preparação e treino para o envolvimento específico em Operações de Apoio à Paz. Abstract: The purpose of this study is to contribute for the formation of all the Air Force personnel in the scope of the Humanitarian International Law. The methodology used was to perform a documentary and bibliographical research on the subject in question in Portugal, United Nations Organization and Red Cross International Committee. The central question “How to contribute for the formation of the Air Force personnel in order to prepare them for a performance under the Humanitarian International Law parameters when involved in Peace Support Operations?” it allowed to establish a methodology based on the study of existing doctrinal concepts and legislation. This study was organized in introduction, four chapters and conclusions. The first chapter was dedicated for the definition and application of Humanitarian Law, with the purpose of provide a concepted framing. In chapter two was identified the way to criminal responsibility a person, as individual or while public agent. The crime tipification and the ability to judge them were done in chapter three. In chapter four we had been analysed the collateral damage that can be happen during Peace Support Operations. We finished this study with the presentation of conclusions, in order to enhance the main ideas, that we understood adjusted to the subject of the study. From the analysis we understanding that is necessary to give formation, in Humanitarian International Law to all the Air Force military during is preparation and training for Peace Support Operations.
