ESEC - Capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEC - Capítulos de livros by Title
Now showing 1 - 10 of 116
Results Per Page
Sort Options
- 0000-0001-7654-5638Publication . Ramalho, Anabela Barbara Domingues Panão Gois; Vallejo, Antonio Pantoja; López-Barajas, David Molero; Molina-Jaén, Mª Dolores; Ruiz, María Jesús ColmeneroEl estudio que presentamos ofrece los resultados de la primera fase del análisis de las necesidades del alumnado del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), dentro Proyecto de investigación “TIMONEL: System Recommendation (SR) based on guidance needs and mentoring of students and European university graduates”, concedido por el Ministerio de Cultura, Educación y Deporte del Gobierno de España (Código EDU2016-75892-P) en el que participan 4 universidades de 3 países europeos, Universidad de Jaén y Universidad de Granada (España), Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal) y Queen Mary University of London (Reino Unido). Los participantes son 583 estudiantes y egresados (n=583), del Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal), empleando como instrumento el Cuestionario sobre la Práctica Orientadora y tutorial en el alumnado y egresados universitarios construido ad hoc, el cual valora la orientación académica, personal y profesional, y el uso de las tecnologías en orientación. Se realiza un estudio descriptivo y otro de relación, para establecer la existencia de diferencias significativas (p<.05) entre las variables sociodemográficas consideradas género (hombre vs. mujer), nivel académico (alumnado de segundo curso, alumnado de tercer curso y alumnado de máster) y los factores del instrumento. Para finalizar, se presenta una discusión de los resultados y las conclusiones del estudio.
- Uma abordagem multidisciplinar para o ensino de técnicos em jogo desportivos coletivosPublication . Manuel Clemente, Filipe; M. L. Martins, Fernando; Mendes, Rui
- Abordagens interdisciplinares : contexto pandemia Covid-19Publication . Breda, Ana Maria Reis d'Azevedo; Cruz, CatarinaA pandemia COVID-19 veio acentuar desigualdades nas oportunidades para aprender. Vários esforços têm sido realizados para minimizar os prejuízos que daí advêm. Nesse sentido, foram recentemente estabelecidas diretrizes, a considerar nos próximos anos letivos, que se encontram descritas no documento “Apoio ao desenvolvimento das aprendizagens e ao desenvolvimento socioemocional e do bem-estar durante e póspandemia”. Entre as várias medidas apontadas, é sugerida a colaboração entre escolas e instituições do ensino superior na criação de atividades que promovam a articulação curricular, abordagens interdisciplinares em contextos reais, bem como a formação em didáticas específicas. Neste texto são analisados recursos criados no âmbito do workshop “Aspetos Matemáticos da Pandemia COVID-19”, integrado no Encontro “Matemática Com Vida: Diferentes olhares sobre a Tecnologia”, dirigido a professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. É também realizada uma reflexão sobre os contributos do workshop para práticas pedagógicas, visando algumas das medidas anteriormente referidas.
- Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º cicloPublication . Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro BalausA Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997 na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica.
- Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMatPublication . Pires, Daniela Paz; Santos, Paulo Jorge Rodrigues da Costa; Santiago, A.; M. L. Martins, Fernando
- Advancement of teaching in higher education : a portuguese projectPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
- Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratórioPublication . Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel
- Alimentação, estilos de vida, prática desportiva, composição corporal e competência motora em crianças do ensino Pré-escolar e 1.º CEB (FORMIGA - Montemor-o-Velho)Publication . Campos, Francisco; Melo, Ricardo; M. L. Martins, Fernando; Damásio, António Sérgio; Mendes, Rui; Gomes, Ricardo
- Análise do conhecimento didático em estatística de professores estagiários através de uma narração multimodalPublication . Jesus, Vanessa Cristina Brísido de; Rodrigues, Rita Neves; Teixeira, Maria do Céu; Rato, Virgílio; M. L. Martins, Fernando
- Aproximações e distanciamentos lexicais em línguas de sinais : as frutasPublication . Correia, Isabel; Silva, Rafaela Cota da; Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues