Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.57 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A pandemia COVID-19 veio acentuar desigualdades nas oportunidades para aprender.
Vários esforços têm sido realizados para minimizar os prejuízos que daí advêm. Nesse
sentido, foram recentemente estabelecidas diretrizes, a considerar nos próximos anos
letivos, que se encontram descritas no documento “Apoio ao desenvolvimento das
aprendizagens e ao desenvolvimento socioemocional e do bem-estar durante e póspandemia”. Entre as várias medidas apontadas, é sugerida a colaboração entre
escolas e instituições do ensino superior na criação de atividades que promovam a
articulação curricular, abordagens interdisciplinares em contextos reais, bem como a
formação em didáticas específicas. Neste texto são analisados recursos criados no
âmbito do workshop “Aspetos Matemáticos da Pandemia COVID-19”, integrado no
Encontro “Matemática Com Vida: Diferentes olhares sobre a Tecnologia”, dirigido a
professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. É também
realizada uma reflexão sobre os contributos do workshop para práticas pedagógicas,
visando algumas das medidas anteriormente referidas.
Description
Keywords
Formação de professores interdisciplinaridade pandemia COVID-19 Geometria