Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
984.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997
na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que
importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes
passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente
no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a
médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição
auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do
trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de
atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo
do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do
calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção
e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam
a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica.
Description
Keywords
Didática da LGP para ouvintes Ensino de línguas de sinais