Publication
Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo
dc.contributor.author | Correia, Isabel | |
dc.contributor.author | Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita | |
dc.contributor.author | Custódio, Pedro Balaus | |
dc.date.accessioned | 2023-10-12T11:01:12Z | |
dc.date.available | 2023-10-12T11:01:12Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997 na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47215 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Almedina | pt_PT |
dc.subject | Didática da LGP para ouvintes | pt_PT |
dc.subject | Ensino de línguas de sinais | pt_PT |
dc.title | Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 102 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 89 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação inclusiva e acessível : oportunidades e sinergias | pt_PT |
person.familyName | Calvário Correia | |
person.familyName | da Silva Conde e Sousa | |
person.familyName | BALAUS CUSTÓDIO | |
person.givenName | Isabel Sofia | |
person.givenName | Joana Rita | |
person.givenName | PEDRO | |
person.identifier.ciencia-id | 1713-1D61-6549 | |
person.identifier.ciencia-id | 2A1D-C308-04AF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0173-5346 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ba754037-21bd-4e8a-9346-1a88963adc8c | |
relation.isAuthorOfPublication | 99d823e8-e2c9-45da-b6e8-c13fb6d38b3e | |
relation.isAuthorOfPublication | 882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 882e44ca-1ba5-4ca0-99bf-b00304ad226e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Acessiblidade linguística_Educação Inclusiva e Acessível.pdf
- Size:
- 984.32 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: