Browsing by resource type "bookpart"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratórioPublication . Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel
- Aproximações e distanciamentos lexicais em línguas de sinais : as frutasPublication . Correia, Isabel; Silva, Rafaela Cota da ; Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
- AutoSTEM na formação inicial de educadores/as e professores/as dos 1º e 2º ciclos : relato de oficinasPublication . Vaz-Rebelo, Piedade; Bidarra, Graça; Costa, Conceição; Vaz, Dulce; Santos, Anália; Teixeira, FilomenaNeste trabalho são apresentados os objetivos e principais caraterísticas do projeto Erasmus+ Automata for STEM nr 2018-1-PT01-KA201-047499, descrevendo-se também, neste âmbito, oficinas implementadas na formação inicial de educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e analisados autómatos construídos. As oficinas seguiram uma estrutura semelhante, envolvendo a apresentação de objetivos, modelo pedagógico e recursos educativos desenvolvidos e o projeto, construção e apresentação, pelas participantes, de um autómato. A análise dos protótipos construídos evidencia que todas as participantes construíram pelo menos um autómato, o que pode ser considerada uma evidência de envolvimento ativo na tarefa. Constata-se também que os protótipos construídos contêm elementos dos modelos previamente apresentados no início da oficina, mas contêm também outros elementos propostos pelas participantes, tanto em termos de narrativa, como de mecanismos, o que pode ser considerada uma evidência do potencial criativo das atividades, na sua maioria hand-on e da mobilização de conhecimentos STEM.
- Descobrir o significado de prefixos : uma estratégia potenciadora da compreensão leitoraPublication . Pires, Natália Albino
- A expressão plástica e a relação com a natureza : dinâmicas em contexto de crechePublication . Santos, Laura Cristina Freire; Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Espada, S.; Silva, Patrícia
- Importância atribuída no fitness : perceção dos praticantes de acordo com o géneroPublication . Campos, Francisco; Damásio, António Sérgio; M. L. Martins, Fernando; Franco, Susana
- A informação no Facebook e a satisfação com a democraciaPublication . Borges, Susana; Ferreira, Gil BaptistaO artigo questiona o impacto da informação pelo Facebook na formação de opinião sobre assuntos políticos, entre jovens portugueses que frequentam o Ensino Superior. Começa por avaliar a utilização do Facebook como instrumento para a expressão de opiniões e para a obtenção de informação. Procura, de seguida, caracterizar o ambiente discursivo sobre assuntos políticos mais comuns nessa rede social. A partir de um questionário aplicado a 160 estudantes do Ensino Superior em Portugal, o estudo constata que pouco mais de um terço dos estudantes publica na rede Facebook, a qual é, por sua vez, diariamente consultada pela quase totalidade dos alunos, para quem esta é a plataforma online mais utilizada para obter informação. Identifica-se a existência, nesse espaço, de um ambiente marcado pela negatividade e pela insatisfação em relação ao funcionamento da democracia. Os dados recolhidos permitem sugerir a existência de um fenómeno de informação pelos pares (consistente com o modelo “two-step flow of communication”), em que uma maioria é exposta a um ambiente hegemónico alimentado por uma minoria (gerando um fenómeno de espiral do silêncio), criando as condições para a existência de um pseudo-ambiente de negatividade e de insatisfação, que poderá favorecer uma perceção pública hostil ao funcionamento da democracia.
- Interdisciplinaridade : exemplos da Terra ao EspaçoPublication . Fernandes, J.; Fernandes, J.L.Perante os desafios que se colocam hoje em dia aos estudantes do ensino superior e profissionais de amanhã, parece ser inequívoco que estes terão de ser construtores de conhecimento e de soluções que, para serem inovadoras, deverão conjugar abordagens, metodologias e conteúdos múltiplos e entrelaçados de forma única. Por isto mesmo, um capítulo dedicado à interdisciplinaridade é uma ocasião para elencar quais as competências que devem ser trabalhadas para enfrentar o novo milénio, mas ainda para sublinhar a complexidade inerente aos temas que urge resolver. O presente texto propõe, também, uma aplicação da interdisciplinaridade que é igualmente uma ilustração dos já referidos desafios de hoje e de um futuro próximo. Os exemplos das Ciências da Terra e do Espaço são emblemáticos porque condensam uma dose de conhecimento adquirido e consolidado com questões em aberto, cuja resposta vai poder ser dada, na medida em que diversas equipas, de proveniência científica distinta, vão conseguir comunicar entre si, gerar informação e conhecimento novos, e coordenar-se para um desígnio comum, em nome da ciência, da inovação e do desenvolvimento.
- Jogos aquáticos de cooperação em hidroginásticaPublication . Campos, Francisco; Ângelo, Elisa; Ferreira, Ruben; Abrantes, Bruno
- Os jogos, as lengalengas e as danças tradicionais infantis portuguesas : proposta de recriação e trabalho interdisciplinarPublication . Campos, Francisco; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Gomes, Ricardo; Mendes, Rui; Damásio, António Sérgio
