IPS - ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais
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- 3D packing problems with an uniform weight distribution: a case studyPublication . Costa, Maria da Graça; Captivo, Maria Eugénia
- 4th international conference on quality innovation and sustainability (ICQIS 2023): book of abstractsPublication . Reis, João; Pinho, T.; Barbosa, Vítor; Barreto, Luís; Moreira, Sandrina Berthault; Pardal, Pedro; Nabais, João Lemos; Mata, Carlos; Mendes, Ana
- À conquista de um sistema forte de gestão de recursos humanosPublication . Bentes, Luísa; Correia, Anabela; Gomes, Jorge
- Uma abordagem ao impacto dos Institutos Politécnicos em Portugal - 2017Publication . Alves, João; Moreira, Sandrina Berthault
- Uma abordagem de marketing para os pequenos produtores de vinhoPublication . Xara-Brasil, Duarte; Cravidão, Mário
- O Absentismo dos Enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde ArrábidaPublication . Candeias, Zélia Cristina Godinho Torres; Santos, José Rebelo dosEste estudo tem como tema “O Absentismo dos enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida ” sendo a pergunta de partida “Quais os principais fatores que levam ao absentismo dos profissionais de enfermagem?” O objetivo é analisar o absentismo dos profissionais de Enfermagem no ACeSA, para identificar os principais fatores que levam ao absentismo. Especificamente pretende-se: Identificar os tipos de absentismo dos profissionais de enfermagem; Identificar as variáveis sociodemográficas dos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre as variáveis sociodemográficas dos profissionais de enfermagem e o absentismo; Identificar a relação entre a satisfação no trabalho e o absentismo nos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre o clima organizacional e o absentismo nos profissionais de enfermagem; Identificar a relação entre o burnout e o absentismo. A metodologia tem como base o inquérito por questionário a aplicar aos enfermeiros do ACeSA. Os questionários validados foram 76 sendo 96% dos respondentes do sexo feminino; a média etária é de 46,4 anos; 67.1% têm mais de 20 anos de profissão. Referem ter restrições de saúde 44,7%, em média faltaram 16,21 dias em 2017. Quanto à satisfação com o trabalho, clima organizacional e Burnout não se evidencia relação com o absentismo.
- Ação social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- Accessibility Solutions for Visually Impaired Persons: A Digital Platform ConceptualizationPublication . Oliveira, Rita; Prata, Alcina; Miranda, José Carlos; Abreu, Jorge Ferraz de; Almeida, Ana MargaridaThis chapter aims to address a study in which it is intended to conceptualize, develop, and evaluate an aggregation platform of accessible solutions target to Portuguese people with visual impairment, incorporating not only an information layer but also a training layer using, for example, explanatory videos and tutorials. The platform contents will be nourished through a logic of volunteering and be available through an interactive television (iTV) application and a web/mobile application accessible to visually impaired users. In this chapter, a state-of-the-art survey is made to identify types of digital solutions target to visually impaired users. Based on this survey, an analysis is made to understand what features and functionalities the proposed platform can integrate and how it can become a powerful solution for people with visual impairment. In addition to the state-of-the-art survey and its analysis, the chapter includes the identification and description of the system architecture that will support the proposed platform.
- Acessibilidade inclusiva para pessoas com mobilidade reduzida em hotelaria: estudo de caso de SesimbraPublication . Barros, Susana Brites de; Costa, Teresa; Umbelino, JorgeNos últimos anos, tem-se observado um aumento significativo nos fluxos turísticos globais, impulsionados por viajantes provenientes dos países de todo o planeta. Esse fenómeno tem apresentado desafios para os procedimentos e estratégias de gestão dos destinos turísticos. Num cenário de competição cerrada entre os destinos para atrair turistas, conduziu-se um estudo dos principais elementos facilmente percebidos pelos visitantes que exploram a Vila de Sesimbra, com foco direto na competitividade do turismo. Assim sendo, através deste estudo, pretende-se enfatizar a importância de investir nesta área e aumentar a conscientização sobre o tema do turismo acessível. Esse critério implica que a oferta turística de um local assegure que pessoas com mobilidade reduzida (ou mesmo outras deficiências) tenham acesso, em condições de igualdade com os demais, à informação aos meios de transporte, opções de acomodação, instalações, atividades, comunicações, produtos e serviços disponíveis ao público em geral. Por meio deste estudo, procurou-se desenvolver informações sobre o que torna um destino turístico acessível para todos. Na primeira fase, procuramos percecionar de que forma é entendido o tema, as necessidades das pessoas com mobilidade reduzida e, em seguida, analisamos as condições em locais atrativos na vila de Sesimbra. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas a decisores da Câmara Municipal de Sesimbra, bem como foi realizado um questionário para a avaliação da perceção do turista à acessibilidade da vila. Ao longo deste estudo, foram empregues duas abordagens de pesquisa, tais como, a revisão bibliográfica e a investigação empírica. No auxílio à pesquisa bibliográfica, foi realizado um levantamento documental que envolveu a recolha de informações através de fontes secundárias. Isso incluiu a análise de diversas publicações de entidades como o Turismo de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e organizações nacionais e internacionais, bem como autores que investigam o tema, legislação nacional sobre acessibilidade, artigos científicos e outras publicações sobre a temática do turismo acessível. Este estudo focou-se nas necessidades de pessoas afetadas por mobilidade reduzida, incluindo pessoas com deficiências e idosos, com o objetivo de obter respostas precisas sobre a perceção da acessibilidade na área de hotelaria e bem-estar. Realizamos pesquisas através de questionários direcionados à oferta turística em Sesimbra, com especial ênfase nas necessidades específicas desse grupo. O questionário foi estruturado em três dimensões: perfil de viagens, perfil de visita a Sesimbra e acessibilidade na vila. Após a análise dos dados, identificámos os seguintes resultados principais: a informação sobre a acessibilidade na vila de Sesimbra não está adequada para receber visitantes e turistas com necessidades especiais; existe um descompasso significativo entre a gestão e administração central e o fluxo turístico com necessidades especiais em relação aos serviços prestados neste domínio; a formação e a partilha de informações têm um impacto positivo na qualidade do serviço e na satisfação dos visitantes e turistas. Portanto, é necessário desenvolver boas práticas, implementar medidas para superar as barreiras existentes, tanto por parte dos empresários do setor turístico quanto pelos órgãos políticos.
- Achieving Transport Modal Split Targets at Intermodal Freight Hubs Using a Model Predictive ApproachPublication . Nabais, João; Negenborn, R. R.; Carmona Benítez, R. B.; Ayala Botto, M.The increase of international freight commerce is creating pressure on the existing transport network. Cooperation between the different transport parties (e.g., terminal managers, forwarders and transport providers) is required to increase the network throughput using the same infrastructure. The intermodal hubs are locations where cargo is stored and can switch transport modality while approaching the final destination. Decisions regarding cargo assignment are based on cargo properties. Cargo properties can be fixed (e.g., destination, volume, weight) or time varying (remaining time until due time or goods expiration date). The intermodal hub manager, with access to certain cargo information, can promote cooperation with and among different transport providers that pick up and deliver cargo at the hub. In this paper, cargo evolution at intermodal hubs is modeled based on a mass balance, taking into account hub cargo inflows and outflows, plus an update of the remaining time until cargo due time. Using this model, written in a state-space representation, we propose a model predictive approach to address the Modal Split Aware – Cargo Assignment Problem (MSA–CAP). The MSA–CAP concerns the cargo assignment to the available transport capacity such that the final destination can be reached on time while taking into consideration the transport modality used. The model predictive approach can anticipate cargo peaks at the hub and assigns cargo in advance, following a push of cargo towards the final destination approach. Through the addition of a modal split constraint it is possible to guide the daily cargo assignment to achieve a transport modal split target over a defined period of time. Numerical experiments illustrate the validity of these statements.
