IPS - ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESCE - Escola Superior de Ciências Empresariais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1504
Results Per Page
Sort Options
- A formação profissional como instrumento de mudançaPublication . Almeida, António José
- Sistema regional de formação e dinâmicas industriaisPublication . Almeida, António José
- O levantamento de necessidades de formação: relevância e balanço da experiência acumuladaPublication . Rodrigues, Maria João; Almeida, António José; Suleman, Fátima; Perestrelo, Margarida
- Jogo de espelhos: práticas e imagens recíprocas de (in) diferenciação profissionalPublication . Cordeiro, João Pedro Pina
- A ideologia do “verde” e o marketingPublication . Silveira, Paulo DuarteO presente artigo pretende, fundamentalmente, ajudar a esclarecer a relação entre a "ideologia do verde" e 0 marketing empresarial. A título introdutório também procuraremos tecer algumas considerações sobre a relação entre as quest6es ambientais e outras vertentes do marketing (para além da vertente empresarial). Uma vez que este artigo se destina a ser publicado numa revista de cariz vincadamente jurídico (e aos juristas e dirigida), procuraremos não entrar em discuss6es demasiadamente técnicas. Também para isso tentaremos não recorrer a um tipo de linguagem demasiadamente específico utilizado na gestão e no marketing. Sendo este um artigo generalista e de caracter introdutório, dividimos a sua estrutura em quatro grandes divis6es. Na primeira divisão tentaremos introduzir o conceito de gestão e o conceito de marketing empresarial. Nesse momento, a nossa principal preocupação será esclarecer algumas perceções erradas que o publico em geral detém relativamente ao conceito de marketing. Na segunda divisão introduziremos, de forma breve, a referida "ideologia do verde", cujo desenvolvimento e maturação temos vindo a presenciar nos últimos anos. Na terceira divisão cruzaremos e aplicaremos os conhecimentos relacionados com marketing empresarial lucrativo e com gestão (explanados na primeira divisão) com matérias propinas da "ideologia do verde" (afloradas na segunda divisão). Na última grande do artigo divisão procuraremos introduzir e explorar brevemente algumas das possíveis interações entre as temáticas ambientais e outros ramos do marketing (ramos para além do marketing empresarial com fins lucrativos).
- Estudo sobre a avaliação dos docentes do ensino superior: desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho: relatório finalPublication . Almeida, António José; Pinto, Jorge; Santos, Leonor; Marques, Maria Amélia; Prazeres, Maria Joaquina; Valente, Maria Odete; Abrantes, Paulo
- Sobre os efeitos perversos da contemporaneidade: subsídios teórico-empíricos para uma leitura do desempregoPublication . Cordeiro, João Pedro PinaPartindo de diferentes abordagens que pretendem classificar a época em que vivemos, o autor reflecte sobre o papel que o trabalho ocupa no processo de maturação das sociedades actuais. O lugar e a importância do trabalho nas sociedades contemporâneas está a sofrer importantes transformações, às quais não é alheia a germinação dos chamados efeitos perversos inerentes ao próprio sistema. Entre esses efeitos, o que nos interessa aqui reter refere-se ao aumento do desemprego. Esboça-se e ensaia-se assim urna reflexão sobre duas das causas normalmente associadas a este fenómeno (a globalização financeira e o progresso tecnológico), e procura-se analisar os seus reflexos no caso português. Não havendo uma solução única para o combate ao desemprego- pois este não se coloca sempre do mesmo modo nem com a mesma intensidade- propõem-se, ainda assim, algumas medidas de rumo para o futuro que, de urna forma ou de outra, parecem ajustar-se à generalidade das situações.
- Satisfação e bem-estar no trabalho: estudo de um casoPublication . Chambel, Maria José; Curral, Luís; Fortes-Ferreira, Lina; Morais, Maria Amélia Marques de
- A evolução do pensamento estratégicoPublication . Ribeiro, Joaquim Silva