EN - Escola Naval
Permanent URI for this community
A atual Escola Naval foi fundada em 1782 com a denominação de Academia Real dos Guardas Marinhas, instalando-se no Terreiro do Paço, em Lisboa. Esta academia tinha como função, formar os oficiais da Armada Real. Depois de um período no Brasil, entre 1807 e 1825, em 1845, a Academia Real dos Guardas Marinhas de Portugal, passa a denominar-se Escola Naval. A Escola Naval é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar que tem por missão principal formar os alunos que a frequentam para o exercício das funções de Oficiais da Armada. Para tal, são ministrados os cursos conferentes do Grau Académico de Mestre nas especialidades de: Marinha; Engenheiro Naval - ramo de Mecânica; Engenheiro Naval - ramo Armas e Eletrónica; Administração Naval; Fuzileiros. Paralelamente, a Escola Naval é parceira de outros organismos universitários em diversos cursos pós-graduados e sede do Centro de Investigação Naval (CINAV). Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar
Browse
Browsing EN - Escola Naval by Title
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem da OTAN aos problemas de segurança no século XXIPublication . Correia , Diogo Francisco Freire; Pedra, RodriguesA presente dissertação propõe-se a abordar a agenda securitária da OTAN no século XXI. É através da teoria da securitização que são analisados os atos discursivos desta organização, que são práticas centrais na elaboração da agenda securitária desta aliança militar. São ainda analisados os conceitos estratégicos de 1991, 1999 e 2010, à luz da teoria da securitização, como forma de clarificação das preocupações securitárias da OTAN, permitindo assim contextualizar as medidas extraordinárias adoptadas para combater o risco associado a cada ameaça identificada.
- Acidente Vascular Cerebral no Adulto Jovem: A Realidade num Centro de ReabilitaçãoPublication . Henriques, Moisés Santos
- Acústica submarinaPublication . Marques, Pedro André Alves do Vale; Costa, Carlos Nelson Lopes daA partir da base de dados WOD (World Oceanographic Database) de 2013 da NOAA (National Oceanographic and Atmospheric Administration) e das funções da toolbox GSW (Gibbs- SeaWater) encontrou-se forma, através da ferramenta de linguagem MATLAB, de calcular perfis de temperatura conservativa e salinidade absoluta ao longo da coluna de água. Dos perfis resultantes são calculados os perfis de densidade e velocidade do som. O software desenvolvido utiliza o perfil de velocidades do som para resolver a propagação do som em qualquer posição da base de dados WOD2013 através do método de raytracing. A investigação feita na área de acústica submarina permitiu utilizar o software de raytracing e calcular as perdas de transmissão ao longo da propagação de cada raio. Sendo pedidos ao utilizador os restantes termos da equação sonar ativo ou passivo, dependendo do contexto em que é aplicada, o software resolve o problema da propagação e apresenta valores de alcance de deteção e de contra deteção, anexos a um gráfico de excesso de sinal em função da distância percorrida pelos raios de som. Os valores obtidos, assim como o gráfico de excesso de sinal, pretendem ser informação válida e relevante para o planeamento e execução de operações submarinas e antissubmarinas, da perspetiva de navio de superfície como utilizador habitual de sonar ativo e da perspetiva de utilizador habitual de sonar passivo como é o caso do submarino no contexto das operações navais.
- Acústica submarinaPublication . Santos , Catarina Isabel Ramos de Pádua; Lobo, Victor José de Almeida e SousaO oceano é atualmente explorado a vários níveis. A nível político e económico, recorde-se que 90% do comércio mundial é feito por mar. A nível de investigação, muitos são os que se dedicam ao estudo das características do leito do mar e do próprio meio subaquático, bem como da fauna e da flora marinhas. Deste crescente interesse pelo mundo submarino, surge a necessidade de o compreender enquanto meio de transmissão e receção de sinais e a melhor forma de o fazer é através da acústica submarina, por ser a onda do tipo sonora a que se propaga mais facilmente na água. A presente dissertação recorre a várias técnicas de data mining com o objetivo final de identificar uma fonte sonora, mais particularmente um navio, partindo de registos acústicos de navios já conhecidos. É realizado o enquadramento teórico e são apresentados os conceitos considerados pertinentes na área da acústica submarina e processamento de sinal, bem como descritos os métodos de classificação utilizados para identificar um novo registo acústico de navio. Os dados utilizados para treinar e testar os classificadores foram fornecidos pelo Instituto Hidrográfico, tendo sido todos obtidos no exercício naval Recognized Environmental Picture em 2013 (REP 13). Na fase de testes, após o préprocessamento dos dados, os resultados apontam, de uma forma geral, para uma elevada taxa de sucesso dos classificadores na identificação de um novo dado. Deve-se no entanto considerar uma limitação ao estudo, o facto dos registos acústicos terem sido recolhidos todos no mesmo local, num pequeno intervalo temporal. Futuramente fará sentido aplicar este método a uma escala maior, para que o sinal acústico de um navio por classificar seja facilmente associado ao navio a que pertence desde que conste numa base de dados. Esta ferramenta poderá ser utilizada pela Marinha com diversos propósito, entre os quais monotorização costeira e fiscalização.
- Acústica submarina: Operacionalização de um array de hidrofones no âmbito do projecto Deepfloat e Sidenav.Publication . Calonda, Tiago Miguel Matos; Lobo, Victor José de Almeida e SousaAtualmente, diversas operações subaquáticas realizadas em mar aberto ou rios são efetuadas por sistemas dedicados, recorrendo regularmente, ao auxílio de ROV’s (Remotely Operated Vehicles) e AUV’s (Autonomous Underwater Vehicle). No desenrolar destas tarefas, estes aparelhos necessitam de se mover verticalmente ao longo de uma coluna de água. É neste contexto que os projetos “Deepfloat” e “Sidenav” têm como objetivo desenvolver um sistema de variação de lastro flexível para aplicações em profundidade, recorrendo ao conceito de movimento de óleo para efetuar o bombeamento da água, e, desta forma, aumentar o leque de operações a realizar em ambientes de elevadas pressões, ao mesmo tempo que se reduz a energia consumida nas mesmas e aumentando a capacidade de carga útil e de controlo em ambientes confinados. Assim, é necessário a existência de um sistema capaz de controlar a posição destes dispositivos enquanto se encontram em operações subaquáticas. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo principal criar uma rotina de software que possibilite a identificação, através de técnicas de data mining, e o tracking direcional de fontes sonoras relativamente a um array de dois hidrofones, em Long Baseline (LBL), baseado na estima da Time difference of arrival (TDOA) de sinais aos mesmos. Para este efeito, são estudadas, ao longo do enquadramento teórico, matérias teóricas consideradas pertinentes para a compreensão da propagação acústica em ambiente aquático, de arquiteturas de arrays de hidrofones para o posicionamento de fontes sonoras e de identificação de sinais acústicos. Os dados utilizados para testar as rotinas em software, foram recolhidos no exercício “Robotics Exercise 2017” (REX 17), coordenado pelo Centro de Investigação Naval (CINAV). No Capítulo 8 serão discutidos os resultados obtidos, que se apresentaram com taxas de erro reduzidas. Este facto poderá dever-se à utilização de um baixo número de plataforma diferentes numa área consideravelmente reduzida.
- Análise Comparativa entre diferentes fontes de dados oceanográficos para a região da MacaronésiaPublication . Jerónimo, Joana Alves de Melo; Lamas, Luísa; Moura, Ricardo PintoEste estudo foca-se na análise dos registos de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) oriundos de boias derivantes (GDP), de um modelo numérico (MOD) e de satélites (SAT), na região da Macaronésia, no período de 30 de junho de 2019 a 30 de junho de 2020. A principal finalidade é identificar as limitações e potencialidades do uso de cada um destes métodos, nesta área. Para tal, foram utilizados o Root Mean Square Error (RMSE), Mean Bias Error (MBE), Mean Absolute Error (MAE) e correlação de Kendall para avaliar a diferença entre os três conjuntos de dados. Comparou-se estes erros por subárea de forma a estudar a variabilidade espaciotemporal. Dadas as características de cada metodologia, considerou-se as TSMGDP como a ground truth. As boias medem a TSM através de termístores e apenas têm uma cobertura de 77%. Estas medem os dados in-situ (mais confiável) e em tempo real. Quanto ao MOD, este assimila dados de boias fundeadas, derivantes, navios e imagens satélite, e nunca poderá ser independente destes. No entanto, fornece dados instantâneos a todas as horas do dia, efetua previsões e análises aos seus registos e tem uma abrangência global espacial e temporal. Por último, o SAT combina vários resultados de imagens microondas e infravermelhos. Carecem de calibração, validação por dados in-situ e tem uma cobertura global. O resultado das diferenças é a medição de diferentes profundidades da camada de superfície. Neste estudo, as diferenças entre os conjuntos de dados verificam-se maiores perante fenómenos de mesoescala, nomeadamente eddies, e estes encontram-se mais frequentes nas regiões do Arquipélago dos Açores e Cabo Verde, nos meses mais frios.
- Análise da aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentaçãoPublication . Baltazar, João Tomás Bento; Frias, Armindo Dias da Silva; Menezes, Pedro Ferreira da Silva AzevedoAs metodologias Kaizen têm vindo a ser adotadas por diferentes organizações, em vários países, incluindo Portugal. Neste contexto, os vários aspetos associados aos diversos procedimentos alvos de análise têm como base o pressuposto que carateriza a filosofia Kaizen, ou seja, a melhoria contínua dos processos de uma organização. O presente trabalho de investigação tem como principal intuito avaliar a aplicabilidade das metodologias Kaizen ao processo de distribuição da alimentação na Sala de refeições de uma unidade da Marinha Portuguesa. Este estudo alia os princípios teóricos da filosofia Kaizen aos conhecimentos práticos dos profissionais, permitindo uma bem-sucedida implementação das diversas ferramentas de melhoria contínua ao espaço em estudo. Por meio dos vários fundamentos e ferramentas de melhoria contínua associados à filosofia Kaizen, foi possível efetuar a análise da aplicabilidade destas metodologias. Como por exemplo: o VSM, o Relatório A3, o 5S ou o SIPOC, foram algumas das ferramentas adotadas que contribuíram para a melhoria de vários procedimentos praticados antes da sua aplicação. Estas fizeram-se acompanhar da aplicação de vários princípios e conceitos inerentes às metodologias de melhoria contínua, isto é, os fundamentos Kaizen, como: a gestão visual, a envolvimento de todos os intervenientes no processo, a eliminação dos desperdícios, a criação de valor para o cliente, etc. O presente trabalho contribui com a sistematização das diversas ferramentas associadas à metodologia estudada, fazendo-se uma demonstração da sua aplicação a um estudo de caso concreto. A sua efetiva implementação permitiu conhecer melhor os processos estabelecidos, tendo-se apreendido, com a colaboração dos profissionais intervenientes no processo, um conjunto de conhecimentos essenciais para o exercício das futuras funções com que se poderão deparar na sua carreira.
- Análise da cultura organizacional, do comprometimento organizacional e da motivação dos cadetes da Escola NavalPublication . Machado, Diogo Frias Barroso Oliveira; Silva, Nuno Pereira de Matos Machado da; Fragoso, Paulo Jorge dos AnjosTendo em conta o presente modelo organizacional, as forças armadas devem ser capazes de se adaptar a s constantes mudanças internas e externas geradas na sua envolvente, procurando otimizar as estratégias de gesta o de recursos humanos de forma a potenciar o comprometimento, a motivação e a retenção dos seus colaboradores. Neste contexto, o presente estudo teve como principais objetivos a) identificar o perfil da cultura organizacional presente na Escola Naval Portuguesa e caracterizar o grau de comprometimento e de motivação dos seus alunos, b) compreender as relações existentes entre a cultura organizacional, o comprometimento e a motivação, nas suas diferentes dimensões e ainda, c) analisar a capacidade da cultura organizacional e da motivação em predizer o comprometimento organizacional dos alunos da Escola Naval. Visando a prossecução destes objetivos e recorrendo a uma metodologia quantitativa, realiza mos um inquérito, composto por dois questiona rios, numa amostra constituí da por 198 alunos da Escola Naval. O primeiro questiona rio pretende analisar a cultura organizacional tendo como matriz o modelo dos valores contrastantes de Quinn e colaboradores. O segundo questiona rio pretende analisar o comprometimento organizacional e a motivação, incorporando as seguintes escalas: Escala do Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen e Work Preference Inventory (Inventa rio de preferências de Trabalho, WPI). Com o intuito de identificar o perfil da amostra investigada, ambos os questiona rios incluíram uma escala das características sociodemográficas. Os resultados obtidos permitiram aferir que os alunos da Escola Naval se encontram comprometidos e motivados, que existem relações significativas entre as várias dimensões dos conceitos estudados, e ainda que, quer a cultura organizacional, quer a motivação, desempenham um papel significativo na determinação da componente afetiva e normativa do comprometimento organizacional.
- Análise da gestão de resíduos dos navios da Marinha PortuguesaPublication . Rebelo, José Carlos Baptista; Jerónimo, Joana; Lampreia, Suzana Paula; Teodoro, Maria FilomenaA ilusão de que os Oceanos têm a capacidade de absorver toda a poluição há muito que deixou de existir. Sendo que a Marinha tem um contacto muito próximo com o meio marinho, torna-se um motivo de preocupação constante diminuir o impacto ambiental dos navios nas suas missões atribuídas. A correta implementação de um Sistema de Gestão de Resíduos a bordo dos navios contribui para minimizar a pegada ecológica, tendo este de estar em concordância com os regulamentos Nacionais e Internacionais, abordando todo o processo desde a recolha, separação, tipo de tratamento, até à descarga ou armazenamento dos resíduos produzidos. A Marinha Portuguesa tem uma esquadra um pouco envelhecida, pelo que, com o presente trabalho, se pretende saber qual o estado, em que condições, e, em que medida, é possível implementar, um Plano de Gestão de Resíduos a bordo dos seus navios. Também se procura perceber qual o estado das guarnições, na vertente da formação e sensibilização ambiental, face à realidade da gestão dos resíduos estar presente no nosso dia a dia. Em alguns casos, os militares com responsabilidades atribuídas neste âmbito, encontram-se pouco ou mal informados na vertente ambiental.
- Análise da Variabilidade Espácio-Temporal da Temperatura da Superfície do Mar nas Águas Marinhas PortuguesasPublication . Silva, Catarina de Jesus Pereira dos Santos da; Lamas, Luísa Andrade e Sousa; Moura, Ricardo PintoEste estudo foca-se na análise da variabilidade espácio-temporal da temperatura da superfície do mar (TSM) na costa de Portugal Continental dispondo de dados da TSM recolhidos in situ por sete boias (boias ondógrafo e meteo-oceanográficas) operadas pelo Instituto Hidrográfico, distribuídas ao longo e ao largo da costa Portuguesa. A motivação para este estudo surge no âmbito da análise de um dos parâmetros fundamentais no estudo do oceano, a TSM, considerando as mais recentes temáticas como é o caso das alterações climáticas, e como estas poderão estar a influenciar a dinâmica dos oceanos e os seus ecossistemas. Os períodos de estudo analisados para as boias ondógrafo foram cerca de 20 anos, e para as boias meteo-oceanográficas entre 5 e 10 anos. Os dados, depois de tratados e agregados, foram analisados mediante o cálculo de médias diárias, mensais e anuais. Através das séries temporais construída s estudou-se a variabilidade sazonal e interanual da TSM, com particular foco na caracterização climática das regiões de Leixões, Sines e Faro, tendo em consideração evidências de eventos de afloramento costeiro (upwelling) e anomalias térmicas. Observou-se um padrão oceânico quasi-periódico da TSM (2-3 anos), e que a TSM no território português descreve um padrão sazonal. Verificou-se uma tendência para um ligeiro aumento da TSM na região de Faro e um ligeiro decréscimo na região de Sines. A análise da última década (2010-2019), revelou uma tendência para o decréscimo da TSM em todo o território português, inclusive, entre as regiões costeiras e do largo. Este estudo permitiu caracterizar o regime térmico da costa Portuguesa nas últimas décadas, e verificar que a TSM não está, tendencialmente, a variar de igual forma na região de Portugal Continental. É, no entanto, necessário aprofundar este estudo, complementando com outras bases de dados (imagens satélite, flutuadores argo, etc.), para obter conclusões mais robustas.