Browsing by Issue Date, starting with "2019-09"
Now showing 1 - 10 of 232
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das práticas de gestão de recursos humanos e comprometimento organizacional afetivo na intenção de turnoverPublication . Nunes, Diana Francisco; Gonçalves, Sónia P.; Silva, Ana Luísa JunçaUm dos principais desafios atuais da gestão de recursos humanos no setor de tecnologias e informação é a retenção de colaboradores. Desta forma, estudar os fatores que potenciam a diminuição do turnover é um tema central neste setor de atividade. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre as práticas de gestão de recursos humanos e a intenção de turnover, bem como analisar o comprometimento organizacional afetivo como mediador desta relação. Para tal foi realizado um estudo transversal de natureza correlacional. Tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 75 profissionais de tecnologias de informação composto por escalas previamente validadas na literatura. Posteriormente os dados foram analisados no IBM® SPSS® Statistics (versão 24). Conclui-se que quanto melhor a perceção das práticas de recursos humanos, menor será a intenção de turnover. Confirmou-se ainda o papel mediador do comprometimento organizacional afetivo, uma vez que quanto melhor a perceção acerca das práticas de GRH, maior o comprometimento organizacional afetivo e, consequentemente, menor a intenção de turnover
- O exercício da Autoridade do Estado no MarPublication . Tchindele, Daniel Mango; Varela, António José DionísioO Estado marítimo deve, de acordo com o Direito do Mar, administrar e exercer a sua autoridade nos espaços marítimos sob sua soberania e jurisdição e nos navios que arvoram a sua bandeira, de modo a cumprir com as suas responsabilidades e salvaguardar os seus interesses. O exercício da autoridade do Estado no mar consiste em desenvolver, com base legal e política, a verificação do cumprimento da lei no mar na preservação e proteção do meio ambiente marinho, na salvaguarda da vida humana no mar, na segurança marítima e da navegação, na administração e gestão dos recursos naturais, no cumprimento dos acordos assumidos a nível internacional e na preservação dos seus interesses, incluindo a defesa e segurança do Estado. Angola é um Estado costeiro com uma vasta costa marítima e grande espaço marítimo sob sua soberania ou jurisdição, rico em termos de recursos naturais como o petróleo e o gás natural e abundância e diversidade de pescado. O mar angolano é uma das principais fontes de desenvolvimento e crescimento da economia do país, contudo, o crescimento de riscos e ameaças ao longo da costa ocidental de África, como as atividades de pirataria e assalto à mão armada no Golfo da Guiné, que põem em causa a autoridade do Estado no mar, é de extrema importância que o Estado angolano tome as providências adequadas no sentido de proteger os seus interesses e reforçar a sua Autoridade nos espaços marítimos. Neste contexto, esta dissertação tem como principais objetivos analisar a atual situação do exercício da autoridade do Estado angolano no mar, tendo em conta, a regulamentação e o regime jurídico internacional aplicável, as caraterísticas dos espaços marítimos, as atividades nele desenvolvidas, os principais riscos e ameaças existentes, os compromissos assumidos em acordos e convenções internacionais e os desafios existentes. E por fim, atendendo ao cumprimento da Lei do mar, propor a criação de um Sistema da Autoridade Marítima para Angola, que se enquadre com a realidade marítima atual, com base num conceito lógico de sistema, no seu contexto específico e no seu contexto alargado, tendo em conta as suas interfaces e baseado em funções de guarda costeira. Este Sistema deve integrar as principais entidades com competências no mar, de modo a haver cooperação entre as entidades na execução das funções de guarda costeira, tendo em vista melhorar o exercício da Autoridade Marítima, reforçando a presença do Estado na proteção do bem comum.
- Estudo sobre a utilização de sistemas de navegação na condução da navegaçãoPublication . Teles, Carlos André Pesseto; Conceição, Vitor Fernando Plácido daTêm-se verificado avanços tecnológicos em todas as áreas, assim como nos sistemas de navegação marítimos, transformando a interação entre o operador e o sistema de apoio à decisão, levando a alterações nos processos cognitivos, nos processos de busca e no processamento de informação, como por exemplo, conhecimento situacional e pensamento antecipado. A presente dissertação de mestrado apresenta resultados de um estudo que, tem como objetivo a análise do trabalho realizado pelo operador do RADAR e dos processos cognitivos presentes, durante um período de grande atividade cognitiva para todos os elementos da ponte do navio. Verificando se as alterações tecnológias poderão ter consequências diversas para os operadores podendo afetar estes, tanto negativa como positivamente. Exemplificando, poderá verificar-se um aumento do esforço cognitivo ou até subvalorização de eventos relevantes para a segurança da navegação. Os dados foram recolhidos a bordo de navios da Marinha Portuguesa que navegaram em zonas de elevada densidade de navegação e proximidade de perigos e também durante a saída e respetiva entrada do porto de Lisboa. Os registos foram efetuados com recurso a Eye Trackers, envergados pelo operador RADAR e através da observação do seu trabalho inserido numa equipa, suportado por gravações áudio e vídeo de toda a atividade presente na ponte do navio. Estes dados foram ainda, complementados por dois questionários para avaliação do conhecimento situacional e do esforço de trabalho (SART e NASA-TLX) e um questionário demográfico. Os resultados sugerem que o operador RADAR é sujeito a elevados esforços cognitivos e que a interação com a equipa é muito importante para este manter um bom nível de conhecimento situacional.
- Instrumentação do Projeto VENT-SUP-ENPublication . Rodrigues, Tiago Vieira; Damas, Bruno Duarte; Peixeiro, Custódio José de OliveiraMudanças climáticas, anormalidades ambientais, escassez de recursos humanos e assuntos de segurança nacional são problemáticas que têm pressionado as comunidades científicas, civis e militares para a investigação e estudo de USV (Unmanned Surface Vehicle). VENT-SUP-EN é um projeto do CINAV que visa a construção de um Veículo Não Tripulado de Superfície, capaz de operar em qualquer ambiente marítimo, como resposta aos problemas atuais. Como contributo para o projeto detalhado deste veículo, o trabalho foi conduzido tendo por base três objetivos: fazer um estudo inicial dos sensores que podem equipar o veículo a ser construído; construir e operacionalizar o sistema de sensores básico para navegação; fazer o projeto, fabrico e teste das antenas do sistema de telecomunicações do veículo. Numa primeira fase, foi feito um estudo sobre os sensores que deverão equipar o veículo, com recurso a uma abordagem teórica, seguindo-se a escolha desses sensores e finalmente a integração dos sensores básicos de navegação (GPS e IMU) no sistema. Para o sistema de telecomunicações foram dimensionadas e otimizadas antenas, de forma a construir um sistema adaptado às especificações impostas. Construíram-se duas antenas: uma na banda dos 433 MHz (monopolo de fios) e outra na banda dos 2,4 GHz (monopolo impresso). Tendo em conta os aspetos teóricos, as antenas foram dimensionadas e otimizadas utilizando programas de simulação numérica, construídas em laboratório, e medidas as suas impedâncias de entrada. Para o protótipo de 2,4 GHz foi ainda medido o diagrama de radiação em câmara anecoica. Como prova de conceito foram integrados os sistemas desenvolvidos, tendo-se realizado testes à capacidade do sistema, com recurso a uma plataforma que simula o mastro do veículo colocado numa embarcação, à medida que esta se afasta da estação em terra. Foram medidos vários parâmetros para que as valências do sistema fossem avaliadas consoante a distância entre a estação em terra e o navio.
- Das exigências e recursos laborais ao BournoutPublication . Fontinho, Andreia Sofia Tomás; Gonçalves, Sónia P.A profissão de agente imobiliário considera a experiência diária de atividades exigentes e desgastantes. A conjugação das exigências relativas ao trabalho, com a ausência de experiências de recuperação poderá contribuir para que esta classe profissional experiencie elevados níveis de stress de forma continuada ou até burnout. O objetivo desta investigação, tendo por base o modelo de exigências-recursos laborais (Job Demands-Resources Model), é analisar a relação entre as exigências profissionais e o burnout. Procura ainda analisar o papel moderador das experiências de recuperação e a satisfação enquanto variável mediadora. Participaram no estudo 162 agentes imobiliários de todo o país, com idades compreendidas entre os 20 e os 69 anos (M=45,79; DP=10,94), tendo os participantes respondido a um questionário online. Para o efeito, como instrumentos de recolha de dados, foram aplicados um Questionário de levantamento de variáveis demográficas e laborais, o Questionário das Exigências Laborais, o Maslach Burnout Inventory, o Questionário de Experiências de Recuperação e uma questão sobre a Satisfação Profissional. Os resultados obtidos demonstram que as exigências profissionais dos agentes imobiliários são preditoras positivas do burnout. No que respeita à relação de mediação testada, encontrou-se um efeito direto entre a variável exigências no trabalho e o burnout, mas a interação na presença da mediação pela variável satisfação geral com o trabalho não ocorre. Finalmente, no que concerne à relação de moderação testada, verificou-se que apenas o relaxamento parece desempenhar o papel de estratégia de recuperação. Quando testados os efeitos condicionais do preditor focal nos valores de relaxamento, verifica-se que valores de resposta baixos ou médios estão associados a efeitos mais negativos – ou seja, maior burnout. Estas conclusões poderão contribuir para uma melhor compressão, a nível empírico, do impacto das exigências profissionais no burnout e respetiva influência das experiências de recuperação e satisfação geral nos agentes imobiliários, permitindo traçar diferentes estratégias ao nível da gestão dos recursos humanos
- Contratação plurianual na Direção de AbastecimentoPublication . Capucho, Filipe Manuel Inácio; Melo, Pedro Silva; Ramos, Duarte; Semide, TeodoroA contratação pública é um instrumento de atuação das entidades públicas e outras, como entidades de natureza privada (ver art. 2º do CCP) que tem como objetivo final a celebração de contratos públicos entre uma entidade adjudicante e uma entidade adjudicatária, obedecendo aos princípios que balizam a contratação pública e que estão previstos no nº 4 do art. 1º do CCP, tais como a transparência, a igualdade e a concorrência. A celebração destes contratos deverá respeitar a legislação nacional, que incorpora algumas diretivas comunitárias e outros normativos que implementam um controlo sobre as verbas despendidas, na celebração dos contratos públicos. A maioria da despesa pública está previamente alocada a despesas que são fixas e inalteradas ao longo do tempo, que correspondem a necessidades que são cíclicas e facilmente calculáveis pelas entidades adjudicantes. É de interesse para a Marinha que a gestão dos fundos atribuídos seja cada vez melhor e, neste sentido, a contratação plurianual surge como um meio que permite, desde a sua raiz, perspetivar a alocação de despesa a médio prazo garantindo sempre o cumprimento da componente operacional da Marinha. O presente estudo tem como objetivo verificar se a implementação de procedimentos de contratação pública plurianuais é viável na DA. Por forma a alcançar este objetivo, foram analisados os dados de execução de despesa da Direção de Abastecimento entre os anos de 2014 e 2018, e realizaram-se 4 entrevistas e inquéritos a elementos que desempenham funções neste organismo abastecedor. É possível concluir com este estudo, que a realização de contratos plurianuais na área do abastecimento naval na Direção de Abastecimento, é ainda uma realidade muito recente e com um espetro muito reduzido (combustíveis). O trabalho surge como uma sugestão para a melhoria dos procedimentos de contratação, podendo assim diminuir a burocracia a curto prazo associado a um maior grau de coordenação e planeamento entre as diferentes unidades da Marinha que participam no ciclo de aquisição. Como tal, realizou-se este estudo, onde se efetuaram análises SWOT que sugerem estratégias a desenvolver para a aquisição de artigos das diferentes áreas de material através de procedimentos de contratação plurianual, uma lista de verificação de critérios entre outras ferramentas que poderão ser utilizadas pelos executantes da contratação na DA.
- Gestão de projetos nas missões operacionaisPublication . Dias, André Pombo Ferreira; Melo, Pedro SilvaA presente dissertação aborda duas temáticas aparentemente distintas, mas que na realidade se interligam, a gestão de projetos e as missões operacionais. Ligação essa que não é essencial para a “sobrevivência” das missões, mas que constitui uma ligação simbiótica de otimização de recursos, de pessoas e de procedimentos alocados ou consumidos ao longo das fases das missões operacionais. Pretendendo-se realizar um Estudo de Caso à Capacidade de Gestão de Projetos da Marinha Portuguesa aplicada às missões operacionais que permita responder à questão central levantada na introdução. Inicialmente são exploradas diversas áreas de conhecimento consideradas essenciais para uma compreensão da gestão de projetos livre de qualquer visão institucional doutrinária. Em segundo são resumidas as visões das três organizações mais reconhecidas na área de gestão de projetos, o PMI, a IPMA e o Prince2. Em terceiro analisa-se a Marinha Portuguesa, no seu “Estado da Arte” compreendendo o contexto organizacional que a envolve, a doutrina de gestão de projetos, as missões operacionais e por fim o software de gestão de projetos utilizado na presente organização. Após exploradas todas as áreas de conhecimento que envolvem a conjunção entre a gestão de projetos e as missões operacionais, avalia-se depois a sua disjunção, ou seja, analisa-se a capacidade de gestão de projetos aplicada a este tipo de missões. Esta análise à capacidade contempla quatro perspetivas distintas, a organização, o modelo de gestão de projetos, o sistema de informação e a doutrina. Tudo culmina na conclusão com uma avaliação qualitativa e objetiva à capacidade de gestão de projetos com o objetivo primordial de responder à questão central e com o objetivo secundário de responder às questões derivadas. Esta avaliação com base em toda a investigação providenciada por diversas entrevistas e questionários, leva a uma levantar de fragilidades encontradas na capacidade de gestão de projetos da Marinha Portuguesa contudo complementadas por algumas propostas que possam colmatar e transformar essas mesmas fragilidades em pontos fortes.
- Balística externa navalPublication . Lourenço, Mark André Coelho; Gatta, Mário Alexandre Pousão da Costa; Moreira, Miguel Ângelo Pereira BentoNesta dissertação de Mestrado pretende-se explorar algumas vertentes bastante diferentes umas das outras de um mesmo problema geral, mas com muitos pontos de ligação. É de realçar, desde já, que no percurso escolar da EN (Escola Naval), aquando da transmissão de conhecimentos relacionados com esta área, mais especificamente na cadeira de Balística e Tiro, houve aproximações matemáticas que eram claramente grosseiras e em que supusemos que eram constantes grandezas obviamente variáveis. Nesta tese tencionamos explorar a resolução analítica mais ambiciosa das equações do movimento das trajetórias balísticas com atritos atmosféricos em alguns casos específicos (movimento vertical, por exemplo), e numericamente no caso geral. De facto, nas lições da cadeira de Balística e Tiro admitia-se, por razões pedagógicas, que a força de atrito era uma constante ao longo de todo o percurso para que as equações diferenciais respetivas fossem resolúveis de uma forma analítica. No entanto, vão-se explorar outras maneiras de resolver o problema, nomeadamente por simulação computacional no caso geral, admitindo o caso em que há de facto uma variação da força e também do próprio coeficiente de atrito ao longo da trajetória, sempre a depender da velocidade do projétil. Este estudo vai-se focar, na sua componente de simulação, na formulação Newtoniana do problema em que, para além do que foi referido, irão ser obtidos gráficos e valores provenientes dos diferentes tipos de força de atrito em função de potências da velocidade instantânea do projétil. Por outro lado, como base para futuros projetos, apresenta-se uma análise da formulação Lagrangeana em que neste caso, se pretende sugerir as possíveis vantagens desta formulação, para além do aspeto meramente formativo da utilização das equações de Euler-Lagrangen o tratamento do cálculo das trajetórias que incluam dissipação, neste caso por atrito atmosférico, visto que normalmente os estudos feitos são principalmente decorrentes da formulação Newtoniana, para além da suposição generalizada, mas incorreta, que a formulação Lagrangeana não pode incluir forças dissipativas. No entanto, o estudo relacionado com CD(V ), ou seja, o coeficiente de atrito a variar ao longo da trajetória consoante a velocidade instantânea do projétil foi já suficientemente extenso e mais complexo do que o esperado, tendo acabado por constituir grande parte da tese, levando a que o formalismo Lagrangeano ficasse de certa forma apenas como parte introdutória, embora a inclusão do atrito já aqui surja neste âmbito. Paralelamente a isto, irá ser demonstrado um software construído de raiz em MATLAB baseado no formalismo Newtoniano em que, utilizando dados reais de projéteis de duas peças navais de grande calibre, será feita uma análise comparativa dos resultados das trajetórias balísticas obtidas.
- Modelação da acústica submarina e previsão sonarPublication . Torres, Ana Catarina Leitão; Costa, Carlos Nélson Lopes daA acústica submarina está na base das operações anti-submarinas realizadas a bordo das unidades navais. A elevada superioridade tática que os submarinos detêm, torna relevante o desenvolvimento de ferramentas operacionais de previsão sonar, que permitam aos navios conhecer a probabilidade e alcance de deteção destas plataformas, para que o sonar seja empregue no sentido de aumentar as hipóteses de deteção, e consequentemente aumentar o desempenho ASW (Anti-Submarine Warfare) das unidades navais. Assim, foi construída uma ferramenta operacional que responda às necessidades da Marinha Portuguesa, denominada de SeaRider, que engloba os quatro fatores que influenciam a previsão sonar: o equipamento acústico, o meio, o alvo e a plataforma. Devido à elevada complexidade que representa o ambiente submarino, e os fenómenos acústicos que ocorrem no seio deste, é necessário recorrer às equações sonar, que são simples somas e subtrações dos diversos parâmetros considerados. Para tal, foi efetuado um estudo das variáveis que influenciam individualmente cada parâmetro, no sentido de representar a realidade com o maior rigor possível. Através deste programa são conhecidos os perfis de temperatura, salinidade e velocidade do som na coluna de água; o mapa e o perfil batimétrico do fundo do mar; o traçado de raios sonoros e interações dos mesmos com o fundo e a superfície; os gráficos de excesso de sinal e alcances de deteção e contra deteção. Com todas estas variáveis, os operadores desta ferramenta operacional detêm total conhecimento do ambiente submarino. Assim, o SeaRider apresenta as seguintes vantagens: recorre à climatologia para a obtenção dos perfis de temperatura e salinidade, à escala mundial, nas resoluções de 1 e de 0,25 graus de latitude e de longitude, da World Ocean Database 2018 (fonte aberta) da NOAA, incluindo as climatologias de médias anuais, mensais e estações do ano; calcula o perfil batimétrico através da batimetria GEBCO do oceano, na resolução espacial de 0,5 milhas; usa uma abordagem coerente e automática para o cálculo do ruído ambiente e próprio e permite a entrada de dados de XBT, BT, CTD e SVP.
- Manoel do Espírito Santo LimpoPublication . Parreira, Diogo Manuel Zegre; Matos, Jorge Semedo deManoel do Espirito Santo Limpo (1755-1809) foi um importante escritor e lente1 português do século XVIII e inicio do século XIX. Este conciliava ambas as atividades e escrevia para os seus «discípulos», para que com as suas obras estes poupassem tempo a procurar as informações necessárias à sua formação. Enquanto lente, na Academia Real da Marinha e Companhia Real dos Guardas Marinhas, este teve um papel importantíssimo, nomeadamente no que toca à formação dos militares da Marinha de Guerra Portuguesa e da Marinha Mercante, tendo sido ele também o responsável por escrever, em língua portuguesa, os primeiros livros de Manobra de Navio e de Tática Naval. Para além do exposto anteriormente, foi também por nomeação da rainha D. Maria I, o primeiro diretor do Observatório Real da Marinha, aquando da sua criação em 1802. Aqui foi uma pessoa bastante combativa contra as condições em que este havia sido criado, e que limitavam em grande parte a atividade do observatório. Foi enquanto diretor do Observatório que, o nosso biografado preparou a transferência dos equipamentos do mesmo para o Brasil, como consequência das invasões francesas de 1807, contudo ir-se-á perceber que tal não aconteceu como planeado. Porém a sua vida foi repleta de contratempos, que culminaram na sua prisão pelo Santo Ofício em 1778. Nesta dissertação apresentamos, com base numa cópia do documento original Processo da Inquiziçaõ de Manoel do Espirito Santo Limpo, disponibilizado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, os aspetos que consideramos mais importantes aplicáveis à presente dissertação de mestrado. Dedicamos um capítulo, o terceiro e último capítulo da presente dissertação, à análise das obras e memórias escritas por Manoel do Espírito Santo Limpo. Essas abrangeram três áreas: Matemática, Navegação e Tática Naval, e acreditamos que estejam relacionadas entre si, tal como escrevemos no capítulo 3.1. Palavras-Chave: Inquisição; Navegação; Matemática; Tática Naval; Inquisição; Observatório Real da Marinha.