IPS - ESCE – DCF
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESCE – DCF by Title
Now showing 1 - 10 of 154
Results Per Page
Sort Options
- O ambiente digital e a metodologia Problem-Based Learning (PBL)Publication . Borrego, Ana Clara; Carreira, Francisco José Alegria; Abreu, Rute; Pardal, PedroEste artigo tem como objetivo compreender se, na perceção dos estudantes de licenciaturas em Contabilidade em Portugal, o curso que frequentam os prepara para o mercado de trabalho. Verificou-se que a maioria dos estudantes se avaliam como bem preparados no que concerne às capacidades técnicas e softskills. Porém, há dificuldades no ambiente digital mais avançado associado à profissão, relativamente ao qual se sentem menos preparados. E, relativamente, às unidades curriculares (UC) que recorrem à metodologia Problem-Based Learning (PBL), as mesmas são maioritariamente percecionadas como tendo um impacto positivo na futura integração dos estudantes no mercado de trabalho.
- Uma análise evolutiva dos Bens de Domínio Público nos Municípios do Distrito de SetúbalPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina Dias
- Análise Comparativa dos Relatório de Sustentabilidade das Empresas Brasileiras, Espanholas, Portuguesas e AndorraPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Palma, Cristina MoraisO conceito de sustentabilidade tem tido uma projeção cada vez maior na sociedade. As organizações têm procurado integrar atitudes e comportamentos socialmente responsáveis e relatar o impacto que os mesmos têm ao nível interno e externo, nas vertentes económica, ambiental e social. As organizações, atentas às expectativas dos stakeholders, definem estratégias de gestão assentes na sustentabilidade, pelo que contribuem para o aumento de relatórios de sustentabilidade que são, anualmente, publicados concomitantemente com os relatórios de gestão e as contas anuais. Nesse sentido, visamos realçar o papel da sustentabilidade para a sociedade no seu todo e numa visão de longo prazo, referenciar vários contributos, nomeadamente da UE e GRI, e identificar a prática de relato adotada por parte de uma amostra de empresas ao longo de um período de oito anos. Perante esta nova preocupação social e global procurou-se aferir em que medida um conjunto de empresas brasileiras, espanholas, portuguesas e Andorra, que constituem a nossa amostra, cotadas e não cotadas em bolsa, dos setores de atividade da energia, energia utilities e financeiro, no período de 2000 a 2008 procedem ao relato sustentável, de modo a satisfazer as necessidades dos stakeholders. Concluímos que existe uma divulgação crescente dos relatórios de sustentabilidade, por parte das empresas da amostra, que é objeto de certificação por uma terceira entidade, independentemente, de serem ou não cotadas e de integrarem ou não os índices de referência da bolsa.
- A análise da investigação em contabilidade sobre relato ambiental: 2006 – 2011Publication . Mata, Carlos; Fialho, Ana; Eugénio, TeresaEste estudo pretende contribuir para uma revisão da investigação em Contabilidade sobre a temática do Relato Ambiental, através da análise dos artigos publicados em 20 accounting top journals, entre 2006 e 2011. Foram identificados 130 artigos, tendo a maioria sido publicados no: Accounting, Auditing & Accountability Journal, Accounting Forum, Accounting e Organizations and Society. Do universo dos estudos identificados, foram analisados 62 artigos. Para cada artigo optamos por analisar as seguintes dimensões: os objetivos e resultados obtidos, as metodologias adotadas, a origem dos dados, os sectores de atividade e países em estudo. Os estudos procuram compreender as práticas e identificar os fatores que influenciam o relato ambiental, analisar o impacto da regulamentação sobre o relato ambiental, identificar uma “teoria social”, estudar os sistemas de contabilidade ambiental e analisar a relação entre o relato ambiental e o desempenho ambiental e económico. Constatámos que a maioria dos estudos apresenta uma abordagem longitudinal e utiliza preferencialmente como metodologia a análise de conteúdo.
- Análise Económica e Financeira: O Caso das Empresas Vitivinícolas PortuguesasPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Diz, Mónica; Heliodoro, PaulaO objetivo do presente trabalho é caracterizar a estrutura económico-financeira quer das empresas vitivinícolas portuguesas, quer das regiões vitivinícolas. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo procedeu-se ao enquadramento do setor na economia portuguesa, em termos de área cultivada, volume de emprego e valor de exportação. A caracterização do produto e do setor foi testada pela análise das forças microenvolventes do mercado, ou seja, pela análise da estrutura do mercado vitivinícola, de forma a avaliar os níveis de concorrência e de inovação. Selecionou-se uma amostra de empresas vitivinícolas, a qual foi desdobrada por região vitivinícola e recolheu-se informação financeira dos exercícios de 2006 a 2008, para determinar o valor de quatro grupos de indicadores: Rendibilidade, Liquidez, Alavanca Financeira e Funcionamento. Constatou-se que o setor sofre uma forte rivalidade ao nível interno e externo, por parte de concorrentes atuais e potenciais, clientes, fornecedores e muito menos por produtos substitutos. Concluiu-se que se verificam resultados díspares entre regiões vitivinícolas, sendo o Norte e o Alentejo as regiões com maior e menor número de empresas, volume de negócios, rendibilidade e a liquidez, respetivamente. A região de Lisboa é a que apresenta menor autonomia financeira e a região Centro é aquela em que a rotação dos capitais próprios e dos inventários é a mais elevada.
- Uma análise evolutiva dos bens de domínio público nos municípios do distrito de SetúbalPublication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina DiasOs Bens de Domínio Público (BDP) nos Municípios, a nível nacional, no período de 2009 a 2013, em termos médios, representam cerca de 38% do Imobilizado e 33,95% do Ativo, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Especificamente, nos Municípios do Distrito de Setúbal, no mesmo período, os BDP, são a segunda maior componente do Imobilizado, e representam em média, cerca de 17% do Ativo. Analisando, os BDP dos Municípios do Distrito de Setúbal, nesse período, é objetivo deste estudo efetuar uma análise evolutiva e comparativa do peso dos BDP face ao Imobilizado e ao Ativo, de modo a verificar se há relação entre a dimensão do Município e o peso das rubricas dos BDP. Essa análise será efetuada, a partir da análise de conteúdo dos Relatórios e Contas desses municípios. As “Outras Construções” e os “Terrenos” são as rubricas nos BDP com maior peso.
- Análise financeira de empresas na óptica bancária : a importância acrescida da análise da demonstração de fluxos de caixa.Publication . Alexandre, Paulo Manuel MonteiroO sector bancário tem uma inegável importância estratégica nacional dado ser um sector transversal a toda a economia e onde a análise de risco das empresas, em especial das PME´s, se reveste de uma importância crescente na gestão das Instituições Financeiras, dado o contexto actual, que é caracterizado por uma elevado incremento da imparidades de credito neste segmento de mercado, pressão política para dar crédito à economia via credito às PME, reduzida liquidez das instituições de crédito a que acresce obrigações de desalavancagem dos balanços dos Bancos. O trabalho desenvolvido tem como objectivo alertar para a importância que a análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa se reveste no momento actual, identificando as valiosas pistas de interpretação que se poderá aferir sobre a liquidez e solvabilidade sustentada das empresas, informação que só através da análise do Balanço e Demonstração de Resultados, não é de tão fácil e imediata observação, pelo que a análise da DFC constitui uma mais valia para a formação de opinião dos analistas de risco das Instituições Financeiras. Para além de uma breve revisão de literatura sobre a temática abordada, avançamos com a interpretação de indicadores e de quatro rácios que se construíram com base na informação obtida pela Demonstração Fluxos Caixa, com a respectiva interpretação e conclusões possíveis. Como a base deste trabalho, foi efectuado em ambiente profissional, são apresentados dados contabilísticos de três empresas reais, para as quais se efectuou a aplicação dos conceitos, indicadores e rácios estudados, efectuou-se a sua análise e interpretação dos resultados obtidos e sinais de alarme referenciados, e como conclusão, é referida a evolução que ocorreu nas empresas apresentadas.
- Análise Longitudinal da Investigação em Contabilidade sobre Relato AmbientalPublication . Mata, Carlos; Fialho, Ana; Eugénio, Teresa
- Análise Longitudinal das Empresas Vitivinícolas Portuguesas: Perspetiva Económica e FinanceiraPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Diz, Mónica