IUM - Centro de Recursos de Conhecimento
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O Centro de Recursos do Conhecimento (CRC) é uma estrutura de extensão cultural e de apoio ao ensino e à investigação científica da comunidade académica do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), disponibilizando recursos, serviços e fontes de informação aos seus utilizadores.
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- À Procura de Excelência no Apoio à Missão da Força AéreaPublication . Aires, Jorge“À Procura de Excelência no apoio à Missão da Força Aérea Portuguesa (FAP)” é um trabalho de investigação que tem como ponto de partida a determinação do significado do termo Excelência no mundo da Administração, para inferir o entendimento que lhe deve ser dado quando se projecta o seu significado para a Instituição Militar. O desenvolvimento da investigação analisa conceitos e técnicas do domínio da Excelência da Gestão no mundo empresarial, contextualiza a sua aplicação na FAP aos Programas de execução da Lei de Programação Militar e responde à seguinte questão central: “A incorporação na Administração de Programas da FAP de práticas empresariais que relevam da Excelência da Gestão permitirá melhorias?” A resposta é positiva. O grau de melhoria depende da forma como forem geridos os Factores Críticos de Sucesso e adop-tadas as medidas sugeridas no domínio dos catalisadores de Excelência (o modelo de rela-cionamento da FAP com os Órgãos Centrais do Ministério da Defesa Nacional (MDN) e as medidas a adoptar na Administração da Logística da FAP). A Excelência identifica-se com o patamar mais elevado de realização da Qualidade. A sua procura tem de constituir um objectivo de Gestão estratégica das organizações e a sua prossecução nos vários elementos organizacionais carece de envolvimento por parte da Liderança ao mais alto nível. As práticas são diversas, a sua aplicação deve ser decidida caso a caso e todas apresentam a melhoria contínua como elemento estruturante. A pesquisa sugeriu um modelo para a procura da Excelência, que tem como alicer-ce a Liderança e reconhece a Melhoria Contínua e a Crescente Incorporação de Valor no cumprimento da Missão, como factores de sustentabilidade da Instituição. Este modelo faz das Pessoas, em quem o conhecimento começa por residir, o Processo – Central. Nesse processo, a promoção da Criatividade, enquanto Inovação materializada, é considerada como determinante na avaliação de desempenho para que os resultados sejam reconhecidos a quem para eles contribuiu. As Pessoas, organizadas na proximidade da acção ou contro-lando-a remotamente com recurso à tecnologia, e, empenhadas na execução das activida-des, que no Ciclo de Vida são imprescindíveis à operação dos meios, produzem resultados facilitados por uma Liderança que estimula a heterodoxia, mas vela pelo alinhamento dos Valores com os compromissos idiossincráticos da Instituição Militar. Abstract: “Looking for Excellence in Portuguese Air Force’s (PoAF) Mission support” is a research work that starts by looking into the use of the term Excellence in the world of Management and infers what should its meaning be when used in a Military Institution. This research reviews the world’s programs in promoting Excellence and Quality on pri-vate business and Public Administration, along with a review on concepts and techniques in the domain of Organizational Excellence and Criteria for Performance Excellence. This paper presents the understanding of the later in PoAF’s environment within the scope of Defense procurement of new weapon systems and major upgrade programs financed in long term plans. The central question raised is: “Will the adoption of Excellence Management Philosophy by PoAF’s Administra-tion allow performance improvements?” The answer is positive. The level of improvement is seen as a function of how the identified Critical Success Factors will be managed and to what extend the recommendations presented will be implemented. The identified enablers were, the cooperation model between the Ministry’s Central Departments and PoAF’s Or-ganization and the initiatives to be undertaken (within PoAF’s Logistics and Program Management, focus on lean and theory of constraints, and the use of information and communications technology) to facilitate management of logistics, for weapons systems near to operations, and for ground systems with national centralization of resources and management using remote availability monitoring and maintenance. Excellence is Quality at its best. Excellence’s goal is a standing one and must be embedded on Organization’s Strategic Management. All the Organizational components have to rely on top level management support to engage on an Excellence Roadmap. Best practices for Excellence performance are diverse. Its choice is case driven but all have in common continuous improvement. The research suggests an Excellence’s model based on systems theory using Lead-ership as a foundation for the three pillars, Programs, People and Organization looking for Results to meet strategic planning goals. Continuous improvement and increased Value Added on PoAF’s Mission accomplishment are seen as Institution sustainability factors. The fact the Knowledge dwells on People is the reason to consider Human Resources as the Central Process on this model. Innovation and Creativity leading to tangible Results is considered essential to individual’s performance. People’s Creativity is supported by a “out of the box” thinking environment and Leadership keeping Values aligned with PoAF’s core Values.
- A abertura da rota do Ártico (Northern Passage)Publication . Ferrão, EduardoO Ártico está em profunda transformação devido ao degelo provocado pelas alterações climáticas, o que permitirá a abertura das rotas marítimas árticas por períodos de tempo mais alargados e facilitará o acesso às reservas de recursos naturais. Esta realidade colocará desafios aos Estados Ribeirinhos que decorrerão da definição das suas fronteiras marítimas, dos regimes de navegação e do desenvolvimento sustentável da região. É neste contexto que o presente trabalho se propõe elaborar sobre as consequências políticas diplomáticas e comerciais que poderão advir para os Estados Ribeirinhos do Ártico. Caracterizam-se as passagens marítimas do nordeste e noroeste, tendo em consideração os fatores físico, humano e recursos; identificam-se potencialidades e restrições relativamente à exploração comercial e apoio ao desenvolvimento da região; analisa-se o regime de navegação à luz do Direito Internacional e identifica-se a tipologia de interações mantidas entre os Estados Ribeirinhos, distinguindo entre os que defendem o princípio da liberdade de navegação e aqueles que defendem a aplicação de medidas mais restritivas. Da análise das disputas existentes relativamente à delimitação das fronteiras marítimas das Zonas Económicas Exclusivas e das que se perspetivam face às propostas de extensão das Plataformas Continentais, identificam-se as principais motivações e interesses envolvidos e a evolução do padrão de atuação dos estados do Ártico. Do estudo da estratégia da União Europeia para o Ártico, foram identificados os seus objetivos, interesses e linhas de ação, confirmando-se a importância da região nos domínios da segurança energética e da navegação marítima, bem como a relevância que é conferida ao estreitamento das relações bilaterais com os Estados Ribeirinhos e à obtenção do estatuto de observador permanente do Conselho do Ártico (CA). Tendo por base um estudo comparativo das estratégias dos Estados Ribeirinhos, procedeu-se à análise das interações que decorrem da sua aplicação, bem como se procura perspetivar como é que as mesmas poderão evoluir no futuro. Por fim, procuramos identificar contributos para a definição de um modelo de governança para o Ártico Da investigação parece possível concluir-se que assistiremos a um incremento da navegação no Ártico, essencialmente ligada à exploração dos recursos e abastecimento às populações. Subsistirão disputas relativamente ao regime de navegação nas rotas do nordeste e noroeste, bem como da definição das fronteiras marítimas, que continuarão a ser dirimidas no quadro da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar, privilegiando relações de cooperação e acomodação e não se visualizando o recurso a métodos coercivos. A União Europeia tenderá a dedicar crescente atenção ao Ártico com o objetivo de assegurar a defesa dos seus interesses, sendo para isso fundamental integrar o CA. Os Estados Ribeirinhos continuarão a desempenhar o papel central na Governança do Ártico, através de acordos bilaterais e multilaterais regionais e o CA adquirirá um papel mais relevante como órgão de promoção do diálogo e cooperação em áreas de interesse comum. Abstract: The Arctic is undergoing profound transformations due to the melting of the sea ice provoked by climate changes. These transformations will allow the opening of the arctic sea routes for longer periods of time, therefore facilitating the access to the reserves of natural resources. A reality that may challenge the Coastal States resulting from the definition of its maritime borders, navigation regimes and from the sustainable development of the region. The purpose of this work is to identify the commercial and diplomatic consequences that the Coastal States might suffer. Thus, the northeast and northwest sea routes have been characterized according to physical, human and resources factors, in order to identify both potentialities and restrictions regarding its commercial exploitation and support to the development of the region. The navigation regime is also analyzed under the auspices of International Law, in order to identify the interactions between the states which defends the principle of freedom of navigation and those who defend the application of more restrictive measures. Trough the analysis of the existing disputes concerning the delimitation of the maritime borders of the Economic Exclusive Zone, and the disputes that may arise from the proposals of extension of the Continental Platforms, this work identifies the motivations and interests involved, in order to calculate the evolution of its pattern. The strategy of the European Union regarding the Arctic has been studied, and its objectives, interests and lines of action have been identified, confirming the importance of the region in the fields of energetic security and maritime navigation, as well as the highlight given to the strengthen of bilateral relations with the Coastal States and the relevance of acquiring the position of permanent observer of the Arctic Council. Based on a comparative study of the strategies of the Coastal States, the interactions of resulting from their implementation have been analyzed, and an attempt has been made in order to calculate their evolution in the future. Lastly, there is also an attempt to identify some contributions for the definition of a model of governance for the Arctic. In this work it is concluded that there will be an increment in terms of navigation in the Arctic, connected with the exploitation of resources and the supply of populations. There will still be disputes regarding the navigation regime on the northeast and northwest routes, as well as regarding the definition of the maritime borders, which will nonetheless be reduced within the framework of the United Nations Convention for the Law of the Sea,by privileging relations of cooperation and accommodation without using coercive methods. The EU will tend to give more attention to the Arctic aiming to ensure the defense of its interests, therefore integrating the Council of the Arctic. Thus, the States will continue to perform the central role in the governance of the Arctic, by means of bilateral and multilateral regional agreements and the Council of the Arctic will have a more prominent role promoting the dialogue and the cooperation in fields of common interest.
- Abordagem à definição e implementação de um sistema de gestão de segurança na operação de aeronaves não tripuladas na Força AéreaPublication . Rafael, JorgeEste Trabalho de Investigação Individual propõe uma visão sobre o estado da arte em relação ao Sistema de Gestão de Segurança (SMS) e sua aplicabilidade no seio da Força Aérea Portuguesa, em concreto no caso da operação dos sistemas aéreos não tripulados (UAS). Procurou-se resumir o ponto de situação dos regulamentos que abordam esta temática, quer ao nível militar, quer ao nível civil, explanando o quão complexo e dinâmico se tem mostrado o mapa normativo mundial, com vários atores isolados ou em grupos, a desenvolver documentação sobre a matéria. Foram comparadas aquelas que são as linhas gerais das recomendações da ICAO para a implementação de um SMS e dois dos manuais que abordam a segurança na FAP, de pontos de vista distintos. Por fim, foi proposta uma lista de Indicadores de Performance de Segurança para a operação de UAS a ser aplicada num futuro SMS, bem como num possível caminho para implementação do mesmo. Abstract: This Individual Research Paper proposes a view on the state of the art regarding the Safety Management System (SMS) and its applicability within the Portuguese Air Force, specifically for the operation of unmanned aerial systems (UAS). It was summarized the regulations overview, both at the military level and at the civilian level, explaining how complex and dynamic the global normative map has been, with several isolated actors or groups developing documentation on this matter. It was compared the general guidelines of the ICAO recommendations for the implementation of an SMS and two of the manuals that address the safety from different points of view in the FAP. Finally, a list of Safety Performance Indicators was proposed for the UAS operation to be applied in a future SMS, as well as a possible route for its implementation inside Portuguese Air Force.
- Ação das forças armadas num cenário de ajuda humanitária e de emergênciaPublication . Santos, JoãoO presente estudo tem como objetivo “Propor medidas para fortalecer os meios das forças armadas (FFAA) num cenário de ajuda humanitária e de emergência (AHE) nos arquipélagos”. Para cumprir o objetivo proposto foi adotado um raciocínio indutivo, assente numa estratégia qualitativa e num desenho de pesquisa do tipo “estudo de caso”. Assim, o estudo foi iniciado procurando primeiro entender quais as missões AHE em que as FFAA podem estar envolvidas, assim como os cenários mais prováveis nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. De seguida, foram listadas as capacidades necessárias para estas missões, recorrendo a estudos de caso. Capacidades que confrontadas com as capacidades existentes resultaram nas atuais limitações dos meios das FFAA. Como medida de fortalecimento da utilização dos meios das FFAA para AHE, foi explorado o contributo de uma centralização da gestão de recursos militares para a emergência. Como conclusões, foi possível aferir que uma unidade conjunta para missões de AHE poderia contribuir para o fortalecimento dos meios das FFAA num cenário de AHE nos arquipélagos. Criando doutrina operacional conjunta, permitindo concorrer a fundos comunitários dedicados a estas tarefas e ainda criando um estrutura de comando e controlo permanente e dedicada. Abstract: The present study aims to "Propose measures to strengthen the means of the armed forces in a scenario of humanitarian and emergency aid in Azores and Madeira archipelagos". To fulfil the proposed objective, an inductive logic was adopted, based on a qualitative strategy and a “case study” research type. The study started by understanding which humanitarian missions armed forces may be involved in, as well as the most likely scenarios in Azores and Madeira archipelagos. Secondary, the required capabilities for these missions were listed using the analysis of past case studies. The comparison of these capabilities with current military means resulted on current military means limitations identification. In the field of strengthening the use of military means for humanitarian aid, was explored the potential contribution of a centralized military resource management for the emergency. As conclusions, it was possible to verify that a joint unit for humanitarian aid missions could contribute to the strengthening of the military means in a scenario of humanitarian aid in these archipelagos. Creating joint operational doctrine, allowing to compete for community funds dedicated to these tasks and creating a command and control permanent and dedicated structure.
- A ação das Forças Armadas num cenário de ajuda humanitária e de emergênciaPublication . Vale, Fábio António Couceiro doNos últimos anos, assiste-se a um preocupante acréscimo de situações que exigem ajuda humanitária e de emergência, impulsionadas por uma convergência de fatores complexos como mudanças climáticas e instabilidades geopolíticas. Este cenário tem aumentado a frequência e intensidade com que organizações civis e militares são chamadas a desenvolver esforços em conjunto para uma resposta eficaz. As Forças Armadas, dotadas de capacidades e caraterísticas singulares, têm permitido uma resposta rápida e eficiente, resultando num aumento da intervenção nestes cenários Considerando a previsibilidade do aumento das crises humanitárias, esta investigação tem como objetivo analisar formas de otimizar a capacidade militar de ajuda humanitária e de emergência das Forças Armadas. Foi seguida uma estratégia qualitativa assente num raciocínio indutivo e adotado como desenho de pesquisa o estudo de caso. A recolha de dados assentou na análise documental e em entrevistas. A investigação realizada, expõe a perspetiva de que as Forças Armadas portuguesas detêm um considerável potencial de otimização das suas capacidades de ajuda humanitária e de emergência e avança com um conjunto de recomendações destinadas a fornecer uma estrutura de referência para a evolução e adaptação das práticas operacionais em conformidade com os requisitos atuais e emergentes do cenário internacional.
- A ação dos atores não estatais no combate ao fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar contemporâneo, na região do Golfo da GuinéPublication . Conceição Rosinha, GuilhermeO fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar representa um dos desafios mais prementes em termos de segurança marítima, afetando em particular a região do Golfo da Guiné. Numa preocupação crescente com a pirataria e o assalto armado no mar, é na ausência de uma resposta eficaz por parte dos Estados que se verifica uma multiplicação de esforços e iniciativas dos atores não estatais com o intuito de preencher as lacunas existentes e prestar apoio no combate a este fenómeno. Considerando as repercussões causadas no panorama internacional, com impacto na economia global, identifica-se a necessidade de compreender de que forma a ação dos atores não estatais contribui para a diminuição da atividade de pirataria e assalto armado no mar, na região. Centrado no combate ao fenómeno da pirataria e do assalto armado no mar, esta investigação caracteriza o contributo destes atores, com recurso à pesquisa e análise documental, verificando a sua ação em áreas como a governança, a monitorização, a sustentação, a dissuasão e a disrupção. Numa abordagem mais abrangente, dada a sua natureza e interesse (económico), o papel dos atores não estatais, mesmo que relevante, assume-se como complementar de uma resposta dos Estados a este problema. Abstract: The phenomenon of piracy and armed robbery at sea represents one of the most pressing maritime security challenges, particularly affecting the Gulf of Guinea region. In a growing concern with piracy and armed robbery at sea, it is in the absence of an effective response by states that there is a multiplication of efforts and initiatives by non-state actors to fill existing gaps and provide support to fight this phenomenon. Considering the repercussions caused on the international scene, with an impact on the global economy, the need to understand how the action of non-state actors contributes to the decrease the activity of maritime piracy and armed robbery at sea in the region has been identified. Focused on fighting the phenomenon of piracy and armed robbery at sea, this research describes the contribution of these actors, using documentary search and analysis, verifying their action in areas such as governance, monitoring, sustainment, deterrence, and disruption. In a more comprehensive approach, given their nature and their interest, the role of non-state actors, even if relevant, is assumed as complementary to a response by states to this problem.
- A Ação Psicológica e os Assuntos Civis na Campanha Militar no Teatro de Operações de Moçambique (1964-1975)Publication . Marçal, Nuno; Ribeiro, Nuno; Nascimento, Alexandra; Gomes, Samuel; Margarido, Paulo; Correia, EdsonO presente trabalho de investigação apresenta como tema “A Ação Psicológica e os Assuntos Civis na Campanha Militar no Teatro de Operações (TO) de Moçambique (1964-1975)”, um assunto com reconhecido interesse para o Exército Português. O objetivo principal é analisar a Ação Psicológica (APsic) e os Assuntos Civis (AssCiv) na Campanha Militar no TO de Moçambique (1964-1975) do ponto de vista das Forças Terrestres (FT), estabelecendo um paralelismo entre estes conceitos e os das Operações Psicológicas (PSYOPS) e da Cooperação Civil-Militar (CIMIC) à luz da doutrina nacional atual. Para a elaboração do trabalho recorreu-se à metodologia da investigação científica utilizando o método dedutivo, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental acerca desta temática, complementada com uma entrevista a um militar ex-combatente. Abstract: This research work presents the theme "The Psychological Action and Civil Affairs in Mozambique military campaign theatre of operations (1964-1975)", a subject with recognized interest for the Portuguese Army. The main objective is to analyze the Psychological Action and Civil Affairs from the point of view of land forces in Mozambique military campaign theatre of operations, establishing a parallel concept between the concepts and the Psychological Operations and Military-Civilian Cooperation used in current Portuguese doctrine. To produce this research work was followed the scientific research methodology using the deductive scientific method supported by bibliographic and documentary research about the theme, complemented by interview made to military veteran.
- A Ação Psicológica e os Assuntos Civis no âmbito da função de combate Comando-Missão na campanha militar do Teatro de Operações de Angola (1961-1974)Publication . Eusébio, Rui; Grifo, Pedro; Lopes, Ricardo; Tomé, RaquelO presente trabalho de investigação apresenta como tema “A Ação Psicológica e os Assuntos Civis no âmbito da função de combate Comando-Missão na campanha militar do Teatro de Operações de Angola (1961-1974) ”, um assunto com reconhecido interesse para o Exército Português. O objetivo principal é analisar a Ação Psicológica e os Assuntos Civis à luz da função de combate Comando-Missão e sob o ponto de vista das Forças Terrestres. Para a elaboração do trabalho recorreu-se à metodologia da investigação científica utilizando o método dedutivo, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental acerca desta temática, complementada com entrevistas a militares ex-combatentes. Assim, conclui-se que as Forças Terrestres em geral, e os Comandantes em particular, desenvolveram uma atividade relevante através do emprego da Ação Psicológica e dos Assuntos Civis, como fator multiplicador do potencial de combate. Contudo, verificou-se que o essencial na contrassubversão é o controlo das populações, sendo somente possível através da unidade de esforços entre as Autoridades Civis e militares na condução dos Assuntos Civis e da Ação Psicológica. Abstract: This research work presents the theme "The Psychological Action and Civil Affairs under the context of the warfighting function mission command in Angola military campaign theatre of operations (1961-1974)", a subject with recognized interest for the Portuguese Army. The main objective is to analyze the Psychological Action and Civil Affairs under the context of the warfighting function Mission Command and from the point of view of land forces. To produce this research work was followed the scientific research methodology using the deductive scientific method supported by bibliographic and documentary research about the theme, complemented by interviews made to military veterans. We concluded that the land forces in general, and the commanders in particular, developed a significant activity in the employment of Psychological Action and Civil Affairs, as a multiplier factor of combat power. Although, it was found that the essential of counterinsurgency is the control of populations and it is only possible through the unity of effort between the civil authorities and the military in the conduct of Civil Affairs and Psychological Action.
- A Ação Psicológica e os Assuntos Civis no âmbito da função de combate Comando-Missão na campanha militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)Publication . Brito, Hélder; Pistola, Miguel; França, Pedro; Figueira, Carlos; Gomes, SílviaO presente trabalho de investigação apresenta como tema “A Ação Psicológica e os Assuntos Civis no âmbito da função de combate Comando-Missão na campanha militar no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974)”, um assunto com reconhecido interesse para o Exército Português. O objetivo principal é analisar a Ação Psicológica e os Assuntos Civis à luz da função de combate Comando-Missão e sob o ponto de vista das Forças Terrestres. Para a elaboração do trabalho recorreu-se à metodologia da investigação científica utilizando o método dedutivo, apoiada em pesquisa bibliográfica e documental acerca desta temática. Assim, conclui-se que as Forças Terrestres em geral, e os Comandantes em particular, desenvolveram uma atividade relevante através do emprego da Ação Psicológica e dos Assuntos Civis, como fator multiplicador do potencial de combate. Contudo, verificou-se que o essencial na contrassubversão é o controlo das populações, sendo somente possível garantir este desiderato através da unidade de esforços entre as Autoridades Civis e militares na condução dos Assuntos Civis e da Ação Psicológica. Abstract: This research work presents the theme "The Psychological Action and Civil Affairs under the context of the warfighting function mission command in Guiné-Bissau military campaign theatre of operations (1963-1974)", a subject with recognized interest for the Portuguese Army. The main objective is to analyze the Psychological Action and Civil Affairs under the context of the warfighting function Mission Command and from the point of view of land forces. To produce this research work was followed the scientific research methodology using the deductive scientific method supported by bibliographic and documentary research about the theme. We concluded that the land forces in general, and the commanders in particular, developed a significant activity in the employment of Psychological Action and Civil Affairs, as a multiplier factor of combat power. Although, it was found that the essential of counterinsurgency is the control of populations and it is only possible through the guarantee of an effort unit between the civil authorities and the military in the conduct of Civil Affairs and Psychological Action.
- A acção das Forças Conjuntas e Combinadas face à Migração IlegalPublication . Lopes, NunoA imigração das populações tem por base a procura de melhores condições de vida, arrastando números elevados de pessoas de regiões desfavorecidas, para locais onde vislumbram a possibilidade de satisfazer os seus anseios. Como forma de regular o fenómeno imigração, de acordo com as vontades dos Estados, surgiram assim as políticas de imigração, que se traduzem num esforço de integração das comunidades de imigrantes, estabelecendo também medidas de controlo dos fluxos para que seja possível às autoridades gerir tais fluxos. Pôr termo à imigração ilegal, significa promover a figura do imigrante legal, atribuindo-lhe elevados factores de integração, nos sectores identificados como necessários ao desenvolvimento. Assim, estará também a ser combatida a actividade de tráfico de pessoas, desenvolvida pelo crime organizado. Portugal implementou recentemente uma nova Lei de Segurança Interna que veio aperfeiçoar a estrutura de Segurança interna, e em particular a acção das forças no combate à imigração ilegal. Este Trabalho de Investigação Individual estuda a acção das forças conjuntas e combinadas no combate à imigração ilegal, utilizando o método hipotético-dedutivo. Para este efeito, inicialmente, é efectuado um enquadramento da situação da imigração na União Europeia e em Portugal, além da caracterização da política correspondente. Em seguida, descrevemos o combate à imigração ilegal travado pelos organismos da União Europeia e pela actuação das forças e serviços portugueses de segurança e defesa. Para analisarmos a situação do modelo actual de combate à imigração ilegal, realizamos uma análise SWOT1. Finalmente, através do planeamento por capacidades construímos um modelo/proposta de actuação das forças conjuntas e combinadas no combate à imigração ilegal. No modelo proposto, face à complexidade, dimensão e morfologia atípica da imigração ilegal, sugere-se que as competências do SGSSI sejam reforçadas nas situações correntes, de modo a centralizar toda a acção das forças, em especial no domínio de comando operacional, e actuando mais na prevenção do que em reacção aos acontecimentos que vão ocorrendo. Abstract: The populations migration is based on the demand for better living conditions, dragging large numbers of people from disadvantaged areas, to places where they glimpse the possibility of satisfying their desires. As a way to regulate the immigration phenomenon, according to the wills of states have emerged as immigration policies, which reflect an effort to integrate immigrant communities, thus establishing measures to control the flows to be able to manage those authorities flows. Stopping illegal immigration means to promote the image of the legal immigrant, giving it high factors of integration in the sectors identified as necessary for development. Thus, it will also be addressed on the business of trafficking in persons, developed by organized crime. Portugal has recently implemented a new Internal Security Law which has improved the structure of Internal Security, in particular the action of forces in the fight against illegal immigration. This research work, studies the single action of joint and combined forces in combating illegal immigration, using hypothetical-deductive method. For this purpose, it is first made a framework of the immigration situation in the European Union and Portugal, besides the characterization of the corresponding policy. Then, describe the fight against illegal immigration faced by European Union bodies and the conduct of Portuguese security and defense forces and services. To analyze the situation of the current model of combat illegal immigration, we conducted a SWOT analysis. Finally, with a Capabilities-Based Planning we built a model/proposal to conduct joint and combined operations to fight illegal immigration. In the proposed model, to address the complexity, size and atypical morphology of illegal migration, it is suggested that the currents powers of SGSSI are enhanced in normal situations in order to centralize all the action of forces, particularly in the field of operational command, and acting more on prevention than reaction to events that are occurring.