EM - ESSEM - Enfermagem de Reabilitação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - ESSEM - Enfermagem de Reabilitação by Subject "Acidente vascular cerebral"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no treino de marcha do sobrevivente de acidente vascular cerebralPublication . Chalaça, Ana Margarida Gonçalves; Fernandes, Júlio BeloEste percurso académico teve como objetivo o desenvolvimento de competências diferenciadas, conducentes à obtenção do grau de Mestre e do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O processo culminou com a realização de um estágio profissional e a elaboração do presente relatório, onde se descrevem e analisam as atividades desenvolvidas, bem como as capacidades, conhecimentos e atitudes mobilizadas para o exercício especializado da prática de enfermagem. Foi inicialmente selecionada uma área de interesse a aprofundar, tendo sido definidos os objetivos e delineadas as atividades a desenvolver durante o estágio. A temática escolhida centrou-se na Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no treino de marcha da pessoa sobrevivente de Acidente Vascular Cerebral. Esta patologia, cada vez mais prevalente, constitui uma das principais causas de morte a nível global, originando défices motores e sensoriais significativos que comprometem a marcha, a autonomia nas atividades de vida diária e a participação social. Neste contexto, os cuidados de enfermagem de reabilitação assumem um papel fundamental na recuperação da função sensoriomotora, promovendo a independência funcional e o bem-estar global da pessoa, assim como o apoio à família e aos cuidadores, enquanto elementos essenciais no processo de adaptação, continuidade dos cuidados e promoção da qualidade de vida. Este relatório pretende, assim, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas no decorrer do estágio, orientadas para responder às necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação identificadas, e que permitiram o desenvolvimento das competências previstas nos descritores de Dublin para o segundo ciclo de ensino, bem como das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. A prática de cuidados foi sustentada teoricamente pela Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem, tendo as intervenções sido orientadas para o reforço das capacidades funcionais da pessoa, com vista à promoção da máxima independência nas atividades de vida diária, da qualidade de vida e da capacitação dos cuidadores informais.
- Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na promoção do equilíbrio corporal na pessoa após acidente vascular cerebralPublication . Saraiva, Júlia Taveira; Rosa, Gonçalo Luís Coelho DiasO acidente vascular cerebral está entre as principais causas de morbimortalidade e a primeira causa de incapacidade neurológica que provoca limitações no desempenho das atividades de vida diária e da participação na sociedade. O comprometimento do equilíbrio corporal é um dos principais problemas físicos consequentes do acidente vascular cerebral, aumentando a oscilação corporal e dificultando o controlo dos movimentos. Isto leva a um aumento do número de quedas, que podem provocar lesões físicas graves, perda de autonomia, perda de força muscular, ansiedade e depressão, conduzindo a um ciclo de inatividade, diminuição da qualidade de vida e dependência de familiares/cuidadores informais. Iniciou-se este percurso com a elaboração do projeto de estágio, no qual foram delineados objetivos, métodos e estratégias a desenvolver para dar resposta à problemática em estudo. A elaboração do relatório tem como finalidade a reflexão, descrição e análise das intervenções realizadas durante o estágio, de modo a minimizar o impacto desta problemática e o desenvolvimento das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a obtenção do título de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e as competências definidas pelos descritores de Dublin do 2º Ciclo, para a aquisição de grau Mestre. As intervenções realizadas foram fundamentadas na Teoria do Défice de Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Orem, que destaca a importância do autocuidado na recuperação da pessoa. Nesse contexto, o enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação desempenha um papel fundamental, promovendo estratégias adaptativas que visam maximizar a sua capacidade funcional e independência no autocuidado.
- Promoção do andar na pessoa após acidente vascular cerebral : intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Teodoro, Joana Rita de Assis; Fernandes, Júlio BeloNeste percurso académico pretende-se desenvolver as competências diferenciadas para a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, mediante estágio profissional, durante o qual a estudante deve demonstrar a aquisição e desenvolvimento das capacidades e conhecimentos necessários ao exercício profissional. Primeiramente, elaborou-se um projeto de estágio no qual se planearam estratégias e atividades a desenvolver, tendo por base o problema previamente identificado que assenta na área de interesse, as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção do andar na pessoa após Acidente Vascular Cerebral. Sendo uma doença cada vez mais prevalente na atualidade e a principal causa de hospitalização por doença neurológica, provoca défices motores e sensoriais que afetam a capacidade de andar, limitação preditora da incapacidade de desempenhar as atividades de vida diária e a participação social. Desta forma, os cuidados de reabilitação desempenham um papel fundamental na recuperação da função motora, visando melhorar a independência funcional e o bem-estar geral. Através da realização deste relatório pretende-se descrever e analisar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, com o propósito de minimizar ao máximo o problema identificado previamente, às quais possibilitam o desenvolvimento de competências recomendadas nos descritores de Dublin para o segundo ciclo de ensino, conferindo o grau de Mestre em concordância com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Utilizou-se como referência teórica para fundamentar a prática dos cuidados, a Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem. As intervenções desenvolvidas são baseadas na teoria, com o objetivo de melhorar as capacidades funcionais, promovendo o máximo de independência nas atividades de vida diária e qualidade de vida.
