ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Permanent URI for this community
A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
www.esesjcluny.pt/Browse
Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Results Per Page
Sort Options
- Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra-HospitalarPublication . Abreu, Ingrid Yoleida; Santos, Maria Luísa; Pimenta, NoéliaA realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, no referente ano letivo 2015-2017 e a sua apresentação e discussão pública visa a conclusão do 2º ciclo do ensino superior conducente ao grau de mestre. Com o tema, Competências de Enfermagem Especializadas na Abordagem à Pessoa em Situação Crítica no Pré e Intra Hospitalar, este trabalho descreve todo o percurso realizado, que vai desde a prática clínica em contexto de serviço de urgência e cuidados intensivos, até a prática de opção no pré-hospitalar e incide nas competências comuns e nas específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Considerando que o saber profissional de enfermagem resulta de um processo de construção, assente numa prática implicada e refletida, o objetivo norteador é evidenciar a mestria em enfermagem médico-cirúrgica, através da descrição, análise e reflexão das intervenções desempenhadas e competências desenvolvidas durante as práticas clínicas, realizando a confrontação do conhecimento científico com as situações práticas experienciadas. Estas práticas foram desenvolvidas no Serviço de Urgência e no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente do SESARAM, E.P.E e no SEMER que integra a EMIR, do Serviço Regional de Proteção Civil, IP- RAM. O primeiro e último no Estágio I e o segundo no Estágio II respetivamente. Por sua vez o Estágio III – Opção decorreu no Instituto Nacional de Emergência Médica na Delegação Sul, em Lisboa, de modo a desenvolver competências no âmbito pré-hospitalar, uma vez que a pessoa em situação crítica muitas vezes desenvolve o seu processo de doença em ambiente extra-hospitalar. De forma conclusiva, desenvolvi as competências comuns do enfermeiro especialista e as seguintes competências específicas especializadas: “Cuida da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica”, “Dinamiza a resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima, da concepção à acção”; “Maximiza a intervenção na prevenção e controlo da infecção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica”; “Cuida de pessoas com doença crónica, incapacitante e terminal, dos seus cuidadores e familiares” e “Estabelece relação terapêutica com pessoas com doença crónica incapacitante e terminal, com os seus cuidadores e familiares”.
- Competências especializadas : Cuidar a pessoa em situação crítica da urgência ao perioperatórioPublication . Araújo, Carla; Bettencourt, MeríciaO presente relatório de estágio insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Este relatório mostra o desenvolvimento de competências especializadas no cuidar a pessoa em situação crítica no ensino clínico: Estágio I – urgência (U), Estágio II – cuidados intensivos (CI) e Estágio III - perioperatório, que decorreu entre 14 de abril e 10 de novembro de 2016, nos serviços de urgência, serviço de cuidados intensivos polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no bloco operatório de neurocirurgia do Hospital de São João Porto. Relata o percurso dos estágios, através de uma reflexão crítica e fundamentada, evidenciando o desenvolvimento das competências especializadas adquiridas, face às atividades efetivadas em consonância com os objetivos gerais e específicos delineados. O ensino clínico ocorreu em ambientes abrangentes e diversificados, foi catalisador de aprendizagem e promotor no desenvolvimento de competências especializadas que conduziram à prestação de cuidados de enfermagem individualizados com qualidade e segurança. Foi utilizada uma metodologia descritiva e analítica fundamentada na investigação e na evidência científica desenvolvendo o pensamento crítico para uma tomada de decisão inerente à prestação de cuidados especializados. Organizou-se o trabalho apenas num capítulo, onde os subcapítulos incluem os vários contextos face ao desenvolvimento de competências especializadas. Neste percurso evidencia-se ainda o cliente neurocrítico no perioperatório, pois dada a natureza e gravidade da pessoa em situação critica, acresce a este a disfunção neurológica e cujo impacto dessa disfunção poderá trazer também repercussões a nível pessoal e familiar e socioeconómico. Neste âmbito foram desenvolvidas competências especializadas face ao cuidar à pessoa em situação crítica, promovidas as competências na intervenção da prevenção e controlo da infeção perante estas complexidades e na resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima.
- Competências especializadas à pessoa em situação crítica: Das situações urgentes aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Bento, Vita; Bettencourt, Merícia
- Competências especializadas e a pessoa em situação crítica: Do socorro pré-hospitalar ao hospitalPublication . Pinheiro, Sofia; Santos, Maria LuísaA construção do saber em Enfermagem Médico-Cirúrgica, advém de uma evolução profissional e pessoal contínua, centrada na prática refletida e fundamentada, inerente ao processo de cuidar a pessoa e família em situação crítica, em diferentes contextos de atuação. O presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Este documento surge para descrever o percurso de aprendizagem, efetuado ao longo da componente teórica e clínica do curso, em particular, nos estágios I, II e III realizados, respetivamente, no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no Instituto Nacional de Emergência Médica da Delegação Regional do Centro, que permitiu o desenvolvimento de competências especializadas, comuns e específicas, em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A sua estrutura organizacional é suportada numa metodologia descritiva. O relato crítico-reflexivo e analítico enfatiza a capacidade de avaliação, diagnóstico e intervenção no cuidar de enfermagem à pessoa e família em situações complexas de vida, alicerçada numa prática reflexiva baseada na evidência científica, desde o socorro pré-hospitalar ao hospital. Como resultado de aprendizagem, o relatório mostra um distinto olhar sobre o cuidado da pessoa e família em situação crítica, revelando um nível de competências científicas, técnicas, ético-deontológicas e humanas diferenciadas.
- Competências especializadas na pessoa em situação crítica: Dos cuidados em situação de urgência à segurança do doente no bloco operatórioPublication . Jesus, Luís Márcio; Bettencourt, Merícia; Ornelas, Teresa
- Competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica: Do intra-hospitalar ao transporte inter-hospitalarPublication . Bacalhau, Hélder; Pimenta, NoéliaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny e a sua elaboração reflete todo o processo desenvolvido para a aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este trabalho tem como objetivos evidenciar as competências científicas, relacionais, técnicas e éticas aprofundadas no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados e de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente do cuidar da pessoa em situação crítica, e demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem decorrentes das vivências nos contextos de estágio I, II, III. O Estágio I decorreu no Serviço de Urgência Polivalente e o Estágio II no Serviço de Cuidados Intensivos Polivalente, do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O Estágio III, de carácter opcional, foi realizado no âmbito do cuidar da pessoa em situação crítica com necessidade de transporte inter-hospitalar, sendo realizado em dois momentos, no Serviço de Emergência Médica Regional e no Serviço de Urgência Básico da Unidade de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, de modo a colmatar a necessidade pessoal de adquirir conhecimentos e competências específicas e especializadas no âmbito do cuidar da pessoa em situação crítica, alvo de transporte inter-hospitalar. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e reflexiva, recorrendo à evidência científica e centrada nas experiências vivenciadas nos estágios. Toda a descrição e reflexão concretizada neste relatório possibilitou-me analisar criticamente o percurso desenvolvido numa perspetiva de crescimento pessoal e profissional, evidenciar o percurso de aprendizagem e de desenvolvimento de competências a nível reflexivo, de pensamento crítico, tomada de decisão, resolução de problemas e comunicação, promotor do desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, bem como as competências especializadas e de mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da pessoa em situação crítica.
- Construindo um perfil de competências especializadas : um percurso pelos cuidados de enfermagem em pessoa em situação crítica em contexto de urgência, ao contexto de cuidados intensivos e as técnicas de substituição da função renalPublication . Barreto, Zélia; Santos, Maria Luísa; Ornelas, TeresaEste relatório insere-se no âmbito do I Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e destina-se à avaliação da unidade curricular “Relatório de Estágio”, conducente ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Perante isso, impôs-se a necessidade de relatar o desenvolvimento de competências especializadas, ao longo de contextos de práticas clínicas (estágios), incluindo as características conducentes ao grau de Mestre. Tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na vertente da pessoa em situação crítica. A metodologia selecionada é a descritivo-analítica e reflexiva. O desenvolvimento de competências deu-se ao longo do percurso formativo no Serviço de Urgência do Hospital Nélio Mendonça, com uma semana prévia no Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, na Unidade de Urgência Médica do Hospital São José e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Santo António, com particular enfoque no cuidar na pessoa em situação crítica, acometida de lesão renal aguda e com prescrição de técnicas de substituição da função renal. Ao longo da descrição, surge a análise cientifica e crítica das atividades desenvolvidas ao longo dos diferentes contextos dos estágios clínicos, fundamentadas em evidência científica. Todo o relatório consegue traduzir os ganhos competentes de um percurso exigente, que constroem um perfil de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica, em especial na sua área de eleição – Enfermagem em pessoa em situação crítica, com destaque para as submetidas a técnicas de substituição da função renal. Além disso, engloba ainda a certificação de competências equivalentes ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Cuidado especializado à pessoa em situação crítica: Do contexto de urgência ao contexto de cuidados intensivos coronáriosPublication . Fernandes, Rubina; Bettencourt, MeríciaA essência da profissão de enfermagem é o cuidar. Um cuidar onde, não só são exigidos os conhecimentos técnicos e científicos, mas também os que nos capacitam para os cuidados relacionais, humanos e éticos. Com o propósito de ser e fazer melhor, procurando o aperfeiçoamento das minhas competências, bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos, relacionais e éticos decidi ingressar no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. A elaboração deste relatório é o culminar de todas as experiências vividas, e tem como objetivo relatar as competências adquiridas e desenvolvidos ao longo dos dezoito meses de curso. Foi utilizada uma metodologia descritiva, crítico- reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o caminho percorrido ao longo do estágio realizado em três contextos distintos, tendo como destaque a abordagem à pessoa em situação crítica. Neste relatório, são apresentadas, fundamentadas e discutidas as competências comuns do enfermeiro especialista desenvolvidas, relativas à responsabilidade profissional, ética e legal, à melhoria contínua da qualidade, à gestão dos cuidados e às aprendizagens profissionais. É, também, dada ênfase ao desenvolvimento das competências específicas no domínio do cuidado à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, das respostas em situações de catástrofe e na prevenção da infeção. Este percurso académico permitiu-me, igualmente, desenvolver as competências indicadas para o segundo ciclo do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha. Estas concretizaram-se através da demonstração de conhecimentos e capacidade de compreensão em diferentes situações complexas e não familiares, pela análise crítico-reflexivo e a utilização de modelos de tomada de decisão. Desenvolvi, igualmente, a capacidade de comunicação, expondo o resultado da pesquisa para fundamentar o projeto de autoformação. A elaboração deste projeto e o seu relatório contribuíram para a minha autonomização no delinear da minha formação atual e futura. A construção de uma identidade pessoal e profissional mais sólida, assente em competências técnicas, cientificas, relacionais, humanas e éticas, altamente diferenciadas, proporcionar-me-ão maior segurança nos cuidados e respostas cabais às pessoas ao meu cuidado.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: Da abordagem pré-hospitalar à unidade de queimadosPublication . Vieira, Sofia; Santos, Maria LuísaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, correspondendo ao culminar de um processo de aprendizagem no cuidar da pessoa em situação crítica. Nele se demonstra e enfatiza o percurso da aquisição e desenvolvimento de competências especializadas para cuidar da pessoa em situação crítica e /ou falência orgânica, experiênciado ao longo de três unidades curriculares de ensino clínico, Estágio I- Serviço Emergência Médica Regional e Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça - SESARAM,EPE; Estágio II- Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e Estágio III- Unidade de Queimados do Hospital da Prelada. Demonstra o processo de desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, particularmente no cuidar da pessoa com lesão tecidular por queimadura, desde a abordagem pré-hospitalar, aos cuidados em unidade de queimados, assim como, descreve e reflete sobre as atividades desenvolvidas e as estratégias que contribuíram para a aquisição de saberes à luz das competências comuns e específicas requeridas ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, apresenta o perfil de competências construído numa prática baseada na evidência científica, e desenvolvida em contextos formativos de referência. Reflete as habilidades pessoais e profissionais, atitudes, valores e comportamentos intrínsecos à prestação de cuidados especializados na área da enfermagem médico-cirúrgica, com enfoque no cuidar do cliente com lesão tecidular por queimadura numa dimensão sistémica. Conclui que as competências adquiridas incitaram o incremento do pensamento crítico-reflexivo na ação e para a ação, e concludentemente à segurança e à qualidade dos cuidados prestados e consequentemente foram responsáveis por uma intervenção de enfermagem especializada.
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica: Do pré-hospitalar ao intra-hospitalarPublication . Faria, Rui; Santos, Maria Luísa; Pimenta, Noélia