ESSA - DF - Dissertações (orientações em curso e trabalhos concluídos)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSA - DF - Dissertações (orientações em curso e trabalhos concluídos) by Field of Science and Technology (FOS) "Músculo Esqueléticas"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação cultural e linguística da Lower Extremity Functional Scale para o português europeuPublication . Rezendes, Ana Rita Sousa de; Gonçalves, Rui Soles; Esteves, José
- Adaptação cultural e linguística do Anterior Cruciate Ligament: Return to Sport after Injury “ACL-RSI” para o português europeuPublication . Alves, Mariana; Gonçalves, Rui Soles; Esteves, JoséIntrodução: O questionário Anterior Cruciate Ligament – Return to Sport after Injury (ACL-RSI) mede o impacto psicológico do atleta após reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), componente de crescente relevância na evidência científica atual. Objetivo: Proceder à adaptação cultural e linguística do questionário ACL-RSI para o português europeu. Metodologia: O ACL-RSI foi traduzido para o português após primeiro painel de consenso, e submetido a retroversão, após segundo painel de consenso, na fase de equivalência semântica. Posteriormente, foi sujeito à revisão clínica da qualidade de tradução realizado por dois clínicos e pelo pré-teste cognitivo aplicado a catorze atletas de prática desportiva amadora e profissional, após reconstrução cirúrgica do LCA, constituindo a fase de validação de conteúdo. Nesta fase, o processo de revisão clínica da qualidade de tradução envolveu o terceiro painel de consenso e o processo de pré-teste cognitivo dois painéis de consenso, o quarto painel de consenso para revisão de algumas questões, e o quinto e último painel de consenso para verificação final e obtenção da versão adaptada do ACL-RSI. Resultados: Na fase de equivalência semântica, efetuaram-se alterações na versão traduzida nos painéis de consenso realizados. Efetuaram-se alterações no terceiro painel de consenso, após sugestões decorrentes da revisão clínica de tradução resultando, assim, na terceira versão de consenso. Durante o pré-teste cognitivo, foi necessária a realização de dois painéis de consenso distintos, face às sugestões dos participantes. Após esclarecimentos com a autora original, não ocorreram quaisquer alterações na última versão preliminar do ACL-RSI, obtendo-se assim, a versão longa final, adaptada para o português europeu, considerada pela maioria dos participantes como compreensivo e acessível. A partir da versão longa, foi extraída a versão curta do ACL-RSI para o português europeu. O tempo médio de preenchimento foi de 2 minutos e 6 segundos ± 1 minuto. Conclusão: O ACL-RSI foi adaptado, linguística e culturalmente, para o português europeu, resultando na versão portuguesa (ACL-RSI-pt).
- Análise de variáveis de aptidão física, composição corporal e capacidade funcional dos colaboradores da ESSAlcoitãoPublication . Roque, Sara; Rosado, Maria da LapaIntrodução: As doenças não transmissíveis (DNT), também conhecidas como doenças crónicas, são a principal causa de morte em todo o mundo. A aptidão cardiorrespiratória é um forte indicador de saúde para as DNT e a expectativa de vida, estando associada a maiores números de absentismo no trabalho e a ocupações maioritariamente sedentárias, quando reduzida. Objetivos: Analisar os níveis de aptidão física dos colaboradores internos da ESSAlcoitão, docentes e não docentes. Metodologia: A amostra foi composta por 32 colaboradores internos da ESSAlcoitão. As pessoas que apresentavam contraindicações para a realização do teste de marcha foram excluídas do estudo. A recolha de dados foi realizada através da avaliação da composição corporal por antropometria; a aptidão cardiorrespiratória por análise de gases expirados durante a realização do teste de 6 minutos de marcha (6MWT); a funcionalidade pelo número de metros caminhados durante o 6MWT, a força de preensão da mão avaliada por dinamómetro Jamar® e a atividade física autorreportada pelo International Physical Activity Questionnaire - Short Form (IPAQ-S). Resultados: Para 32 colaboradores, docentes (n = 16) e não docentes (n =16), com idades compreendidas entre os 31 e os 73 anos, relativamente à correlação entre variáveis, o 6MWT apresentou uma correlação de Pearson para p ≤ 0.05, significativa, negativa e moderada com o IMC (R = - 0.416; P = 0.018) e uma correlação de Pearson para p < 0.001, extremamente significativa, positiva e moderada com a força de preensão máxima do membro superior dominante (R = 0.628; P = < 0.001). A média de VO2 no último minuto do teste de marcha apresentou uma correlação de Pearson para p ≤ 0.05, significativa, positiva e moderada com os MET’s no fim do teste (R = 0.398; P = 0.036). Conclusão: Não se verificaram diferenças significativas entre os grupos, ao nível da aptidão cardiorrespiratória, composição corporal e funcionalidade.
- Competências para o fisioterapeuta atuar em contextos de emergência, catástrofes e ação humanitária, a nível internacionalPublication . Homem, Carla; Rosado, Maria da LapaIntrodução: Aceitando o apelo internacional de cooperação face ao novo contexto mundial, pretendemos atender à necessidade de habilitar os fisioterapeutas com vista a dinamizar a profissão para uma nova área de atuação em Portugal, a Emergência, as Catástrofe e a Ação Humanitária. Objetivos: O presente trabalho pretende contribuir para a validação de um quadro de competências que habilitem o fisioterapeuta a atuar em contexto de emergência, catástrofe ou ação humanitária. Metodologia: Com um desenho metodológico descritivo, a técnica consistiu em questionar um painel de peritos sobre competências previamente identificadas por revisão da literatura existente através do método de Delphi modificado. Em cada interação as respostas do painel foram escrutinadas e colecionadas pelo investigador, enviando novamente o questionário, acompanhado de um resumo dos resultados contendo as perceções e opiniões dos peritos da ronda anterior, para ponderação do painel, até obtenção de consenso igual ou superior a 80%. Nas duas rondas, foi preservado o anonimato dos peritos por forma a não gerar viés nas respostas nem condicionar as opiniões ou sugestões. Resultados: Foram validadas vinte e seis competências que dividimos em dois grandes grupos: Académicas e Pessoais. Conclusão: Defiram-se e validaram-se competências específicas para o fisioterapeuta atuar em contexto de Emergências, Catástrofe ou Ação Humanitária, para além da sua formação base, que o ajudem a fazer face às exigências do desafio.
- Diferenças entre a utilização da bota militar obrigatória (bota militar recruta) e a bota facultativa mais utilizada (bota special force) no controlo postural avaliado através da posturografia em alunos da Academia MilitarPublication . Rodrigues, Joana; Esteves, JoséIntrodução: O controlo postural resulta da interação do indivíduo com a tarefa e o ambiente. Controla o corpo no espaço permitindo a realização de atividades da vida diária, atividade física e desportiva. Uma estratégia comumente utilizada para a sua avaliação é a posturografia/estabilometria através de plataformas de força e que tem por base a análise do comportamento do centro de pressão (CoP). A análise do controlo postural através da posturografia tem sido explorada em diversas áreas e em diversas condições, nomeadamente, em estudos sobre calçado militar. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo perceber quais são as diferenças entre a utilização da bota militar obrigatória (bota militar recruta) e a bota militar facultativa (bota special force) no controlo postural avaliado através da posturografia em alunos da Academia Militar. Metodologia: 30 Cadetes-Alunos da Academia Militar foram testados numa plataforma de força em três condições diferentes (apoio bipedal, apoio unipedal com o membro dominante e membro não dominante), três repetições, durante 30 segundos, com as botas militar recruta e as botas special force, numa ordem aleatória. As variáveis posturográficas analisadas foram os deslocamentos do CoP total, médio-lateral (ML) e ântero-posterior (AP), as amplitudes ML e AP, as velocidades médias do deslocamento do CoP total, AP e ML, e a área. As médias das variáveis foram comparadas de forma emparelhada com o teste de t de Student e o teste de Wilcoxon. Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre a utilização da bota militar recruta e a bota special force no controlo postural avaliado através da posturografia. Conclusão: Após a análise dos resultados dos testes estatísticos de comparação das variáveis posturográficas verificou-se que não existem diferenças entre a utilização da bota recruta militar e a bota special force. Recomenda-se assim, a realização de estudos futuros com outras metodologias que avaliem novas dimensões e indicadores que possibilitem um conhecimento mais alargado sobre a utilização do calçado militar.
- Effect of neuromuscular bands on knee joint position sense in healthy subjectsPublication . Correia, João; Esteves, José; Gonçalves, Rui SolesObjective: The objective of this study was to investigate if a short- and long-term application of neuromuscular bands (immediately after and 5 days after application respectively) had any effects on knee joint position sense of healthy individuals. Methods: Twenty healthy individuals aged between 18 and 35 years were randomly allocated into an experimental group (n=10) and a control group (n=10). The intervention, in the experimental group, consisted in the application of neuromuscular bands on the dominant lower limb, while in the control group no intervention was carried out. Knee joint position sense was measured six times in the experimental group. Results: No significant differences were found in the assessment of socio-demographic variables before intervention. For both inter-group and intra-group comparisons, there were no significant differences in Absolute Error over time (p > 0.05). Variable Error showed similar results, apart from a significant difference between groups at 60º of knee flexion, immediately after the application. Conclusion: The application of Neuromuscular Bands was found to have no significant effect on knee joint position sense in healthy individuals. Nevertheless, the tendencies of Absolute Error and Variable Error may indicate that if similar studies were to be conducted, with a higher number of participants, this effect could reach significancy. Therefore, further studies are necessary to assess the effects of neuromuscular bands on knee joint position sense using similar methods.
- Equilíbrio estático e dinâmico em idosos: influência da prática da equitaçãoPublication . Rodrigues, Nicole; Esteves, José
- Fatores intrínsecos associados a dor no ombro em praticantes de surf: um estudo de caso-controloPublication . Adegas, Daniela; Almeida, PatríciaBackground: The demands of a sport such as surfing are high, paddling is one of the most common movements during a surfing session and therefore the load on the shoulder joint increases. Despite growing evidence regarding surf-related injuries, risk factors should be taking into consideration in a deeper analysis. This study was designed to contribute to greater knowledge of intrinsic factors that may be associated with shoulder injuries. Objective: The aim of this study is to determine if physical characteristics such as range of motion, shoulder strength, proprioception, scapular dyskinesia, core endurance and pectoralis minor length might be associated with shoulder injuries in surfers. Methods: Forty-one surfers aged between 18 and 45 years enrolled this study. Firstly, a socio-demographic questionnaire was filled out addressing anthropometric features and previous pain history (three months prior), the second part, an assessment was carried out: range of motion (ROM), shoulder muscle strength, proprioception (joint position sense), core endurance and pectoralis minor length was measured. Results: Shoulder active range of motion values did not differ between both groups. Normalized shoulder strength and IR:ER ratios for surfers with and without shoulder pain history was not significantly different. End-range position (80º) showed minor relative error scores on surfers who reported previous pain history. There is no correlation between dyskinesia and shoulder pain. Pectoralis minor length did not shown association with a painful shoulder. Symptomatic surfers did show differences in core endurance regarding prone bridge test. Conclusion: Shoulder pain is a recurring symptom both in competitive and free-surfers. All shoulder parameters: range of motion, strength, dyskinesia, pectoralis minor length, side bridge test, CKCUEST were independent of a history of pain story. End-range (80º) proprioception as well as prone bridge test shown significant differences between surfers who reported previous pain and surfers who did not have previous complains. This study provides a basis for more studies to carry on surf investigation.
- Instabilidade crónica do tornozelo: será o tipo de pé um fator condicionante?Publication . Barata, Ana Carolina Caturrinho; Esteves, José
- Níveis de actividade física nos alunos de fisioterapiaPublication . Pires, Joana; Lopes, António Alves
