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- Go Beans: descubra Lisboa, um estudo sobre um produto alimentar com mais do que uma funçãoPublication . Verthein, Vanessa Romualdo; Bonacho, Ricardo Manuel Carrilho; Pires, Maria José PereiraO objetivo deste trabalho é explorar as relações entre comida e comunicação, por meio de um estudo envolvendo o Go Beans: Descubra Lisboa, produto alimentar que desempenha mais de uma função, conectando a história, a cultura e o entretenimento. A comida tem uma dimensão comunicativa que, por meio desta, expressa significados, formas simbólicas, emoções e sociabilidade. Para além disso, a comida pode ser considerada não apenas como um meio de identificação e de afirmação de pertença, mas também como uma poderosa ferramenta de comunicação. Por meio dos alimentos e do ato de comer comunicam-se valores e cultura, e produzem-se significados relacionados com a identidade também mediante aos hábitos alimentares individuais. No primeiro capítulo, faz-se uma revisão de literatura sobre alimentação, em um contexto social, assim como, de estudos antropológicos que possam delinear os aspectos culturais desse processo. No segundo capítulo, introduz-se a sociologia da alimentação para traçar o conceito da comida enquanto meio de comunicação, na perspectiva do comer como ato simbólico. Por fim, no capítulo final, apresenta-se os processo de criação e produção do Go Beans: Descubra Lisboa, seguidos pela análise e conclusão do trabalho.
- Desenvolvimento de soluções gastronómicas para a aplicação global de novas emulsões inversas de origem vegetalPublication . Silva, Ana Teresa Rodrigues Dinis Jorge da; Guerra, Maria Manuela Mendes; Brandão, Carlos Fernando Santiago NetoAtualmente, o aproveitamento de excedentes de produção e de subprodutos agro-alimentares é bastante desejável e necessário em termos de sustentabilidade de produção e de consumo. Não obstante, para satisfazer o consumidor, as estratégias de inovação alimentar devem incorporar no seu processo de construção não só as tendências de consumo, mas também a interação direta com o consumidor, percebendo antecipadamente a sua aceitação e potencial comercial. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver aplicações gastronómicas com o uso de protótipos de emulsões inversas de origem vegetal, inovadoras, com qualidade sensorial e nutricional, para que se tornem apelativas ao consumidor final. Foram analisadas 5 amostras de emulsões: um creme de barrar de morango, dois cremes de barrar de pimento – pimento amarelo refogado e pimento vermelho assado e dois cremes frutados de mostarda – um de beterraba e framboesa e outro de framboesa e mirtilo. Inicialmente fez-se uma avaliação sensorial, com um painel de provadores e foi utilizada a ferramenta online de Foodpairing®. Após definição do objetivo de cada preparação, desenvolveu-se um receituário com base nos resultados anteriores e também assente no know how gastronómico e culinário da investigadora. Estabeleceu-se um roteiro do menu de degustação e um caderno de prova com parâmetros de aceitação/ intenção de compra/ potencial de comercialização/ utilização. Finalmente realizou-se um teste de aceitação através de um almoço de degustação inserido em restaurante pedagógico, para 40 profissionais do sector alimentar. O painel apreciou positivamente as emulsões mas nenhuma foi apontada como tendo potencial de utilização gastronómica, por si só, mas sim sempre como ingrediente de alguma composição. Obtiveram-se 33 emparelhamentos de ingredientes com a ferramenta de Foodpairing®, que cruzados com a avaliação do painel de provadores conduziram a 34 composições gastronómicas, que foram desenvolvidas em oficina culinária. No almoço de avaliação, foi o creme de pimento amarelo o mais apreciado e o de morango o menos apreciado globalmente. Em relação às iguarias desenvolvidas e apresentadas, todas tiveram apreciação positiva. Na intenção de compra houve um incremento substancial para a maior parte das amostras, após degustação das iguarias confecionadas com os mesmos: a maior parte dos provadores compraria os cremes analisados e vê potencial de comercialização em todas as emulsões. A opinião dos chefs foi bastante importante e útil, mas nem sempre coincidente com os ingredientes propostos pela aplicação de Foodpairing®. A avaliação sensorial e o teste de consumidor demonstraram que o desenvolvimento de aplicações culinárias, após a inovação de produtos é deveras importante, pois pode resultar na aceitação ou não do produto pelo consumidor final, seja ele pertencente ao Food Service ou sendo consumidor doméstico. A inovação global implica aceitação pelo consumidor e educação de aplicação gastronómica, situação evidenciada com o teste de aceitação realizado.
- The importance of digital influencers in the promotion of a tourist destination : the case of LisbonPublication . Narciso, Sandra Isabel Pedro; Calisto, Maria de Lurdes SantanaTourism is no longer a mere leisure activity, becoming one of the most important phenomena of the present days. Consequently, the rise of the tourism industry, together with the fast development of communication channels and the diffusion of trends, the improvement of transports and the new tourist profiles enhanced the competitiveness between destinations. In order to remain competitive, destinations started to invest in their promotion, using different channels and different marketing strategies. More recently, destinations started using digital influencers as a promotion strategy. By using their online platforms to promote products, services or destinations to their followers, digital influencers are considered a new type of marketing promotion. Their effectiveness promoting products and services was already studied and proved, with emphasis on the beauty and lifestyle areas. However, their relevance in the promotion of monuments, destinations, and in the tourism industry, in general, is still an academically unexplored subject. Consequently, this investigation aims to contribute to the filling of this information gap, trying to understand the importance of digital influencers on the promotion of a destination. Receiving around 4,5 million tourists per year, Lisbon was the destination selected for this work. The first methodological step was to analyse YouTube vlogs (video-blogs) of the city, posted by digital influencers. This step was important to establish the most promoted monument in Lisbon, which is Torre de Belém. As a mean of getting primary data about the relevance of digital influencers, there were conveyed surveys to the tourists that visited the monument. The results suggest that digital influencers are not the main form of promoting a destination, but they can be an important marketing strategy for a specific target market.
- As profissões jurídicas e a (Re) organização judiciária: o estudo de caso dos oficiais de justiçaPublication . Moreira, Jéssica Fátima Rodrigues; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosEm Portugal, ao longo das últimas décadas, a organização dos tribunais judiciais de comarca tem sofrido diversas alterações e, consequentemente, as profissões enquadradas no sistema judicial também. O objeto do presente estudo está balizado nas reformas do sistema judicial a partir da revolução de 1974, pois é a partir dessa altura que faz sentido interrogarmos “Qual o impacto das reformas do judiciário na profissão oficial de justiça?”. Já vários autores estudaram o tema da (re) organização do judiciário, alguns deles encontram-se referenciados ao longo deste ensaio pela pertinência das suas teorias para a presente investigação, no entanto muito ficou por dizer acerca da eficiência da justiça e dos seus profissionais. Ao analisarmos os autores referenciados e os seus estudos sentimos que existe uma negligência quanto ao impacto das reformas nos operadores da justiça, sobretudo quanto à carreira de oficial de justiça. No seguimento deste raciocínio, optamos por estudar o caso dos oficiais de justiça do Tribunal de Comarca de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, à luz da sociologia, por motivos que serão esclarecidos durante a investigação, mas que se devem essencialmente à experiência de campo da investigadora. Assim, foram realizados alguns inquéritos por entrevista a diferentes atores da justiça, na busca de uma representação profissional dos oficias de justiça e de uma representação da organização judiciária quanto à eficiência do sistema. Através da análise dos dados obtidos foi possível verificar que, embora os inquiridos considerem a profissão oficial de justiça como importante e essencial ao bom funcionamento dos tribunais, a perceção atual acerca da profissão não é a mais positiva pelos constantes cortes e congelamentos nas carreiras e pelas sucessivas mudanças no funcionamento e organização dos tribunais.
- Implantação da Agricultura Sintrópica na Escola Superior Agrária de Coimbra – ESACPublication . Sandes, Walter Assunção da Silva; Moreira, Pedro MendesO Sistema agroflorestal (SAF) ou Agricultura Sintrópica (AS) caracteriza-se pelo cultivo, na mesma área, de uma ampla diversidade de espécies, combinadas de forma sinérgica e sincronizadas em seus ciclos produtivos de forma a otimizar a relação tempo/espaço, ou seja, o melhor aproveitamento da estratificação vegetal e seus respetivos ciclos. Plantas hortícolas, ornamentais, condimentares, gramíneas, fruteiras e espécies florestais convivem simultaneamente de forma harmoniosa, interagindo entre si, com função ecológica e económica. Cada cultura é instalada de acordo com as suas caraterísticas: porte (altura, tipo de copa, distância entre plantas), e exigências culturais ao longo do seu ciclo de desenvolvimento (necessidade de luz, água e nutrição) sendo estes aspetos cuidadosamente tidos em consideração no planeamento do sistema. Tendo por objetivo divulgar a AS em Portugal e, em particular, na Região Centro, iniciou se a instalação de um campo de demonstração/experimentação em AS na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) na área certificada em Agricultura Biológica (AB), com culturas com potencial agronómico e adaptadas às condições climáticas locais, consociadas de forma criteriosa e harmoniosa. Com a comprovação da eficácia produtiva deste sistema biológico de produção em terras portuguesas, a ESAC disporá de instrumentos pedagógicos e científicos que poderão servir de base à elaboração de propostas de estratégias produtivas sustentáveis, não só para a recuperação de solos incultos mas, também, para a recuperação de áreas ardidas a nível regional e nacional (em 2017, os incêndios dizimaram mais de 442 mil hectares de superfície agrícola e florestal), pela participação na recomposição florística destas áreas. O aumento do conhecimento deste sistema produtivo promovendo a sua aceitação por parte de diversos públicos poderá, também, colaborar no desenvolvimento dos territórios através do surgimento de alternativas para as populações locais. Palavras-chave: Sistemas Agroflorestais; Sucessão; Desenvolvimento; Território
- Transporte Aéreo: Comunicação em Redes MóveisPublication . Rui, Quadros; Mariana, MarquesNas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o consumidor final, de uma forma rápida e eficaz. Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a notoriedade da marca e a fidelização dos clientes. Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.
- Instabilidade crónica do tornozelo: será o tipo de pé um fator condicionante?Publication . Barata, Ana Carolina Caturrinho; Esteves, José
- Transferability of Deep Learning Models in Searches for New Physics at CollidersPublication . M. Crispim Romao; N. F. Castro; R. Pedro; T. ValeIn this work we assess the transferability of deep learning models to detect beyond the standard model signals. For this we trained Deep Neural Networks on three different signal models: $tZ$ production via a flavour changing neutral current, pair-production of vector-like $T$-quarks via standard model gluon fusion and via a heavy gluon decay in a grid of 3 mass points: 1, 1.2 and 1.4 TeV. These networks were trained with $t\bar{t}$, $Z$+jets and dibosons as the main backgrounds. Limits were derived for each signal benchmark using the inference of networks trained on each signal independently, so that we can quantify the degradation of their discriminative power across different signal processes. We determine that the limits are compatible within uncertainties for all networks trained on signals with vector-like $T$-quarks, whether they are produced via heavy gluon decay or standard model gluon fusion. The network trained on flavour changing neutral current signal, while struggling the most on the other signals, still produce reasonable limits. These results indicate that deep learning models are capable of providing sensitivity in the search for new physics even if it manifests itself in models not assumed during training.
- Relatório de Estágio: VidaEduPublication . Nunes, Diogo Filipe Gonçalves de Melo; Cruz, RuiO meu projeto é baseado no estágio realizado na área do marketing digital na empresa Eduinteligente Unipessoal, Lda de dia 10 de Setembro a 13 de Novembro de 2018. Sendo uma empresa de experiências educativas no estrangeiro, o seu grande objetivo é possibilitar o acesso a essas mesmas experiencias a todas as pessoas. Justifico a escolha desta empresa pelo interesse que manifesto pelo setor, dado que cada vez mais estudantes pretendem estudar fora de Portugal e, assim, iria tentar perceber quais os motivos que impulsionam tal decisão. Existia uma grande oportunidade de melhoria na área do marketing digital na empresa, oportunidade de melhoria derivada do administrador e fundador da empresa, Paulo Martins, ter receio em utilizar as novas plataformas de publicidade online para divulgar o serviço e adquirir novos clientes. De forma a mostrar a eficiência do marketing digital ao administrador e fundador da empresa, utilizei a ferramenta do Google Ads, onde implementei uma campanha para um serviço específico com o objetivo de aumentar as inscrições e o Brand Awareness da marca. A campanha teve a duração de 18 dias e, após esse período de tempo, foi realizada uma recolha de dados da mesma. Após essa recolha, e com base nas métricas da publicidade online, conclui que se registou um aumento quer do nível de Brand Awareness, como a nível de geração de leads.