Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais
de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os
dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas
ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se
comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o
consumidor final, de uma forma rápida e eficaz.
Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com
acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta
dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por
outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e
comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo
consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a
notoriedade da marca e a fidelização dos clientes.
Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes
poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se
através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos
patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços
disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado
específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.
Description
Keywords
Companhias Aéreas, Aplicações para Smartphone, Dispositivos Móveis, Modelos de Negócio das Companhias Aéreas.