ESEP - Escola Superior de Enfermagem do Porto
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Bem-vindo ao Repositório Científico da ESEP.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) é um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo no processo de cuidar em saúde.
A ESEP é uma instituição de ensino superior politécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduado. Em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007 surge da fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João. A origem remota da ESEP ao serviço do ensino de enfermagem, remonta a 15 de Junho de 1896, quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país. É este o dia oficial da ESEP. Acompanhando a evolução técnica e caritativa de meados do século XX, em 1954 foi criada a primeira escola de enfermagem pública do Porto e, mais recentemente, em 1983, surge nova escola, agora vocacionada para a formação especializada de enfermeiros.
Deste triplo passado nasceu a Escola Superior de Enfermagem do Porto, aproveitando o que de melhor cada uma teve para oferecer possibilitou construir uma escola inovadora, aberta à comunidade, que é hoje uma referência no ensino e investigação em Enfermagem.
Para mais informações sobre a ESEP consulte o nosso site em: www.esenf.pt
Welcome to ESEP Scientific Repository.
Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP – Nursing School of Porto) is a place where one learns a nursing that is more relevant for people and to be interventive in the processes of caring in health. ESEP is an institution dedicated to the education in nursing at undergraduate, post-graduate and master levels. It exists since January 1, 2007, and is the merging of three institutions of education of nursing in Porto: the Colleges of Nursing D. Ana Guedes, Cidade do Porto and São João. ESEP is one of the first schools of nursing in the country. Its origin dates back to June 15, 1896, when was created the nursing program in the General Hospital of Santo António. This is the official day of ESEP. Following the technical developments in 1954 it was created the first public school of nursing in Porto and most recently, in 1983, a new school has born now dedicated to the specialized education of nurses. From this triple past emerged Nursing School of Porto that, taking the best that each had to offer, allowed the building of a new school open to the community, which is today a reference in teaching and research in nursing. More info about ESEP: www.esenf.pt
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- A perspetiva dos Profissionais de Saúde na abordagem prática do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH)Publication . Nascimento, Patricia Isabel Ferreirinha do; Abreu, MargaridaNo âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, realizou-se o estágio de natureza profissional (Módulo I e II) na Unidade de Saúde Pública e na Unidade de Cuidados na Comunidade e do qual resulta este relatório. Este tem como principal objetivo descrever e analisar as atividades que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, surge como o profissional de eleição para atuar na capacitação de grupos e/ou comunidades, através da implementação de programas e projetos de intervenção comunitária, onde desenvolve um papel primordial na promoção da saúde. Neste relatório é enfatizada a metodologia do planeamento em saúde, sendo uma das competências a ser desenvolvida de acordo com a proposta da Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de especialista referido anteriormente. Durante o módulo I desenvolveram-se as etapas de diagnóstico de situação, definição de prioridades e fixação de objetivos e no módulo II a seleção de estratégias, previsão de recursos, preparação da execução e avaliação. O tema central deste relatório emerge de um diagnóstico de situação prévio do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS). Tendo em conta o papel que desenvolvem junto da população na temática do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e pela proximidade que apresentam com o utente e com a comunidade, a população-alvo foi os enfermeiros, médicos e assistentes técnicos do ACeS. As estratégias utilizadas neste projeto foram a educação para a saúde, estabelecimento de parcerias e a elaboração de um processo assistencial do rastreio da infeção pelo VIH com teste rápido no ACeS. Para a avaliação do projeto, foram definidos indicadores de atividade, resultado e de impacto. Como principais resultados das atividades, destaca-se o aumento em 40,1% (54,5% para 94,6%) dos conhecimentos dos médicos e enfermeiros sobre a Profilaxia Pré-Exposição; o aumento em 29,4% (40,9% para 70,3%) dos conhecimentos dos médicos e enfermeiros sobre as caraterísticas dos novos casos de VIH no ACeS e ainda o aumento em 25% (47,2% para 72,2%) dos conhecimentos dos assistentes técnicos sobre princípios éticos. Concluindo, a oferta de testes de rastreio a todos os utentes, de forma oportunista e rotineira, contribui para o aumento do diagnóstico precoce e do acesso atempado a cuidados especializados. É assim importante o papel que estes profissionais desenvolvem junto da comunidade no rastreio da infeção pelo VIH, sensibilizando e aconselhando o indivíduo, sobre a temática da infeção.
- A pessoa com demência e o familiar cuidador: problemáticas de natureza éticasPublication . Antão, Sabine João; Abreu, Wilsondemência é caracterizada por um declínio significativo nas funções cognitivas e, consequentemente, por uma perda da funcionalidade e da capacidade de autodeterminação da pessoa afetada. O cuidador familiar, ao atender às necessidades da pessoa com demência, pode enfrentar decisões complexas durante o processo de cuidado. O objetivo principal deste trabalho foi identificar os principais dilemas éticos que surgem ao familiar cuidador no cuidado à pessoa com demência, a partir da perspetiva dos profissionais de saúde e dos próprios cuidadores. A investigação seguiu um paradigma qualitativo, utilizando grupos focais para recolher dados aos cuidadores e profissionais de saúde. A análise dos dilemas éticos foi realizada por meio da análise de conteúdo e focou-se em questões como a autodeterminação e a autonomia, a beneficência e a não-maleficência, o consentimento informado e a justiça, e identificaram-se, também, desafios relacionados com a preservação da dignidade. Os resultados revelaram discrepâncias significativas nas perspetivas dos cuidadores e dos profissionais, principalmente nas áreas de preservação da autonomia e segurança, obrigações familiares de cuidar, institucionalização, investimento terapêutico e acesso a cuidados. No entanto, observou-se maior consenso nas questões relacionadas com as diretivas antecipadas de vontade, intimidade, privacidade e gestão do dinheiro. Percebe-se que o cuidador familiar toma decisões mais baseadas nas emoções, com uma inclinação para o paternalismo, devido à falta de conhecimento e de literacia em saúde mental, enfrentando situações de grande incerteza. Os profissionais de saúde abordam os dilemas éticos de forma mais objetiva e baseada no conhecimento, dando mais ênfase à autonomia da pessoa com demência. Enfatizam a capacitação dos familiares cuidadores, de forma a apoiar tomadas de decisões informadas e éticas. Concluindo, é essencial melhorar a literacia em saúde e desenvolver intervenções que ajudem a melhorar a autoeficácia ética, de forma a ajudar as pessoas com demência e os seus cuidadores a lidar com dilemas éticos, destacando a necessidade de uma prática centrada na pessoa.
- A relevância da informação clínica de enfermagem no quadro das atividades de governo dos serviços: a perspetiva dos enfermeiros gestoresPublication . Marques, Inês Barrocas; Pereira, FilipeEste estudo situou-se no âmbito temático da informação no contexto da enfermagem, nomeadamente para efeitos da gestão dos serviços, focando-se nas práticas e necessidades informacionais dos enfermeiros gestores. A problemática central em estudo orientou-se para a identificação do tipo de informação utilizada pelos enfermeiros gestores e nas lacunas existentes em relação à informação que desejam, com vista a apoiar os processos de gestão e direção dos serviços de enfermagem. As questões de partida adotadas derivaram da problemática definida, colocando a tónica nos principais tipos e fontes de informação utilizadas pelos enfermeiros gestores, nas formas como essa informação lhes é apresentada e disponibilizada e ainda, nas necessidades de informação relevante, para efeitos do desempenho das suas atividades. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo, exploratório e transversal, com recurso a Focus Group, para a colheita de dados. Os participantes nas duas sessões do Focus Group eram enfermeiros gestores, do contexto hospitalar, com experiências distintas. A análise de dados foi realizada com base nos princípios propostos por Bardin, com a intenção de identificar e densificar as categorias temáticas relevantes para responder às questões de partida. Os resultados obtidos apontam para duas categorias temáticas: a “Informação em uso" e a “Informação desejada ou exposta”. Os enfermeiros gestores utilizam, predominantemente, fontes de informação internas e de fácil acesso, como registos de pacientes/clientes e relatórios de auditorias. A informação desejada pelos enfermeiros gestores orienta-se para indicadores mais sensíveis aos cuidados de enfermagem, com mais foco na dimensão autónoma do exercício profissional dos enfermeiros.
- A utilização do mindfulness durante a gravidez: uma revisão integrativa da literaturaPublication . Dias, Ângela Maria Duarte; Brandão, SóniaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com base no ensino clínico desenvolvido numa instituição de referência no norte de Portugal, entre 14 de setembro de 2023 e 26 de abril de 2024. O documento descreve e reflete sobre os cuidados especializados prestados pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO) e desenvolve uma revisão integrativa da literatura sobre uma temática relevante e inovadora no contexto da especialização, neste caso sobre intervenções baseadas no mindfulness durante a gravidez com complicação. Um dos objetivos do relatório é descrever e refletir sobre a conceção e prestação de cuidados especializados pelo EEESMO na assistência a grávidas com complicações, parturientes, puérperas e recém-nascidos, com base na prática baseada na evidência, a partir das experiências observadas e realizadas no contexto clínico, para o desenvolvimento de competências. A elaboração de uma revisão integrativa da literatura foi motivada pelo crescente interesse em abordagens não farmacológicas na gravidez com complicação, neste caso na utilização do mindfulness, com o propósito de agregar e analisar o efeito destas intervenções nos resultados materno-fetais em situações de gravidez de alto risco. Para tal, foi realizada uma pesquisa na base de dados EBSCOhost, tendo resultado na análise de oito artigos científicos selecionados. Os resultados indicaram que as intervenções baseadas em mindfulness são eficazes na redução da ansiedade, no fortalecimento da ligação mãe-filho(a) e na preparação para o parto em mulheres com gravidez de alto risco. Contudo, os efeitos sobre a depressão e o stress mostraram-se menos conclusivos. Ainda assim, o mindfulness surge como uma alternativa promissora para o apoio à saúde mental e ao bem-estar das grávidas. São, porém, necessários mais estudos, com amostras maiores e metodologias mais robustas, para validar o impacto destas intervenções, especialmente no que diz respeito à depressão e aos efeitos a longo prazo. Além da análise sobre a utilização do mindfulness, o relatório reflete sobre outras práticas na área da especialidade, procurando contribuir para uma enfermagem mais sensível às necessidades específicas das mulheres e dos casais durante a gravidez, o parto e o exercício da parentalidade.
- A Visita Domiciliária como estratégia facilitadora do regresso a casa precocePublication . Oliveira, Célia Catarina Marques; Brandão, SóniaNo âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, surge o desenvolvimento deste relatório de estágio de natureza profissional. O objetivo deste relatório, consiste na análise e descrição de todo o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), tendo por base o Regulamento nº140/2019 e Regulamento nº 391/2019 da Ordem dos Enfermeiros. Para demonstrar o desenvolvimento das competências específicas, foram desenvolvidos seis casos clínicos correspondentes ao Estágio de Natureza Profissional, um caso clínico no âmbito da gravidez com complicações; quatro casos clínicos sobre a assistência à mulher em trabalho de parto e um caso clínico na assistência à mulher e ao recém-nascido no puerpério. No decorrer dos estágios, nomeadamente do estágio do puerpério, surgiu o meu interesse em desenvolver uma revisão integrativa da literatura sobre o tema: "A visita domiciliária do EEESMO, como estratégia facilitadora para o regresso a casa precoce". Segundo a minha observação, grande parte das puérperas que vivenciaram o parto eutócico, ao fim de 24 horas, verbalizavam a vontade de regressar a casa, algo que atualmente só está preconizado ao final de 48 horas de internamento. Considerei interessante explorar esta temática e tentar perceber de que modo o EEESMO pode atuar para contribuir ao regresso a casa mais cedo. A visita domiciliária do EEESMO, poderá proporcionar uma transição para casa mais segura e ao mesmo tempo prestar cuidados especializados à puérpera e recém-nascido.
- O acesso aos serviços públicos: Intervenção dos enfermeiros de reabilitação na acessibilidade arquitetónicaPublication . Rodrigues, Andreia Relvas; Martins, Maria ManuelaComo Enfermeira de Reabilitação deparamo-nos muitas vezes com o obstáculo provocado, tanto pelas barreiras arquitetónicas como pelas barreiras sociais no processo de integração das pessoas com mobilidade condicionada. É nosso propósito compreender as dificuldades a que essas pessoas estão sujeitas quando necessitam de aceder a um Serviço Público. O objetivo central do trabalho é avaliar as acessibilidades do Serviço Público de um Município. A metodologia enquadra-se no paradigma quantitativo sendo de natureza descritivo e transversal. O instrumento de colheita de dados foi o preenchimento de uma grelha de observação das acessibilidades com base na legislação em vigor para Edifícios Públicos. Dos resultados obtidos, verificamos que nos edifícios objeto de estudo, 48% deles não se encontram a cumprir a legislação prevista para a acessibilidade na entrada ou saída. Já nos átrios interiores em todos os edifícios, constatou-se espaço de grande mobilidade sendo possível aí permanecer e dar uma volta de 360º. Em 76% dos casos há facilidade de acesso aos balcões de atendimento, embora 52% deles apresentem medidas que não discriminem as pessoas com mobilidade condicionada. Em 64% dos edifícios as casas de banho não estão de acordo com a legislação. Também, identificamos carência de barras de apoio ou corrimões em alguns edifícios. Conclui-se que na maioria dos Edifícios Públicos não estão a ser aplicados os requisitos previstos na Lei, situações que condicionam o acesso por parte de pessoas com mobilidade condicionada aos Serviços Públicos, mas também, um grande interesse por parte deste Município em ter um diagnóstico preciso para tornar edifícios acessíveis.
- Adaptação da escala do conforto térmico para a população portuguesaPublication . Martins, Ana Catarina; Santos, Alzira TeresaA procura de conforto é transversal a todas as pessoas em qualquer etapa do seu ciclo vital. Porém, em situações de comprometimento da saúde, na presença de uma doença, em situações socialmente vulneráveis ou outras que deixem as pessoas mais fragilizadas, este conceito ganha particular interesse, dado a sua abrangência e aplicabilidade (Ribeiro e Costa, 2012). Segundo Apóstolo (2009), o conforto tem sido reconhecido como um elemento da enfermagem, mas é ainda uma área que necessita de mais investigação. A teoria de médio alcance de Kolcaba centra o conforto no alvo de ação dos enfermeiros. A autora refere que as intervenções dirigidas ao conforto devem abranger a satisfação de necessidades básicas humanas (o alívio, a tranquilidade e a transcendência). Ao promoverem o conforto, os enfermeiros ajudam os doentes a ultrapassar de uma forma eficaz o momento de transição que possam estar a vivenciar, em particular durante o processo de hospitalização. O conforto térmico é uma forma particular de conforto, pouco estudado, embora constitua um foco de atenção da enfermagem, valorizado particularmente em contexto perioperatório. Wagner, Byrne e Kolcaba desenvolveram uma escala de avaliação do conforto térmico (ECT) no período perioperatório. O objetivo principal do presente estudo visou a adaptação dessa escala para o contexto português. A adaptação de instrumentos de medida que promovam uma avaliação fidedigna da condição da pessoa, permitindo ajuizar com segurança e economizar tempo despendido nos cuidados é uma mais-valia no contexto da prática clínica. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo de natureza metodológica, com três amostras não probabilísticas de conveniência recrutadas em três locais independentes (um serviço de medicina interna, uma unidade de cuidados pós anestésicos e um bloco operatório de três instituições de saúde do norte do país). Através de uma entrevista, os participantes responderam à ECT adaptada para este estudo, a duas escalas de ansiedade (uma visual analógica e à subescala da ansiedade da Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar de Ribeiro et al., 2007), uma escala visual de conforto térmico e a uma escala de conforto geral. Estas últimas escalas foram alvo de um estudo paralelo, em que, também colaboramos no seu processo. Usou-se ainda um questionário sociodemográfico e clínico construído para o estudo. Os resultados encontrados mostram que o conforto térmico é uma área valorizada do conforto global, que a idade, condição física e a ansiedade relativa aos procedimentos hospitalares são factores associados ao desconforto térmico. A ECT apresenta uma estrutura bidimensional (dimensão física e dimensão emocional), em que a dimensão física mostra ter maior peso no conforto térmico. Os resultados encontrados permitem ajuizar acerca da validade de constructo, validade fatorial, validade de critério e consistência interna do instrumento de medida. Assim, a ECT parece reunir um conjunto de propriedades métricas para ser aceite e utilizada na prática clínica.
- Adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina no parto na águaPublication . Machado, Patrícia Maria; Carneiro, MarinhaO presente relatório de estágio considera o previsto no Regulamento do 2º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com vista à conclusão do Curso de Mestrado, e baseia-se no Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, publicado pela Ordem dos Enfermeiros. A sua elaboração tem por base a pesquisa científica nas diversas bases de dados, com vista a sustentar os cuidados prestados ao longo do estágio, numa prática baseada em evidência, contribuindo para a qualidade da assistência da Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. O estágio decorreu no Centro Hospitalar de São João, desde novembro de 2014 a julho de 2015, onde se teve oportunidade de cuidar de mulheres internadas com gravidez com complicações, parturientes, puérperas e recém-nascidos com e sem fatores de risco, assim como das suas famílias. Verificou-se frequentemente que os cuidados prestados na prática vão ao encontro das evidências científicas e nos casos em que isso não aconteceu, expôs-se a evidência acerca dos mesmos, tendo a elaboração deste relatório de estágio contribuído para a melhoria das práticas assistenciais e para a construção da disciplina de Enfermagem. Verificaram-se frequentemente algumas dúvidas por parte das mulheres acerca do parto na água, nomeadamente sobre se esta forma de nascimento é compatível com uma melhor adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina. Por este motivo, sentiu-se a necessidade de realizar investigação sobre a temática, de modo a orientar e a esclarecer as mulheres/casais que optam por ter um parto na água, contribuindo também deste modo, para uma prática baseada em evidência.
- Adaptação e vivência da gravidez após perda gestacional anteriorPublication . Resende, Inês Gonçalves; Kock, Maria CândidaO presente documento trata-se de um relatório de estágio de natureza profissional no qual se descrevem as atividades desenvolvidas, enquanto estudante do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, no Centro Materno-Infantil do Norte durante o período compreendido entre 10 de Novembro de 2020 e 2 de Junho de 2021. Este relatório integra a descrição e reflexão sobre o processo de conceção de cuidados, da atividade diagnóstica e das respetivas intervenções no âmbito do exercício profissional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, nos contextos clínicos de assistência à grávida com complicações, à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, tendo em conta a prática baseada em evidência. No decorrer da prática clínica emergiu a necessidade de aprofundar conhecimentos relativos à adaptação e vivência de uma gravidez subsequente a uma perda gestacional pelo que se procedeu à elaboração de uma revisão integrativa da literatura na qual se objetivou aprofundar conhecimentos sobre a temática com vista à prestação de cuidados de enfermagem sensíveis e significativos que possam auxiliar na construção de um novo projeto de vida. Nela se concluiu que o bem-estar emocional é facilitador da adaptação a uma nova gravidez pelo que emerge a necessidade de reflexão sobre as práticas, reconhecimento das fragilidades e dificuldades na prestação de cuidados a estes casais e formação profissional que, para além da competência técnica, valorize as competências relacionais e humanas.
- Adesão ao uso dos equipamentos de proteção individual durante a pandemia COVID-19: Perceção dos Enfermeiros gestoresPublication . Teixeira, Ana Paula Macedo Camilo; Borges, ElisabeteO que faz com que os profissionais de saúde reconheçam a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) para a sua proteção e não adiram ao seu uso, não é uma questão simples de abordar, sendo as causas multifatoriais. A pandemia COVID-19, fez emergir este problema, evidenciando o impacto da adesão ao uso dos EPI na proteção destes profissionais, tendo os Enfermeiros gestores assumido funções estratégicas, ao assegurarem uma resposta eficaz e segura, por forma a adequar as orientações aos contextos clínicos e garantir a sua capacitação. Com o desenvolvimento deste estudo, pretendeu-se compreender a adesão ao uso dos EPI pelos profissionais de saúde, durante a pandemia COVID-19, segundo a perceção dos Enfermeiros gestores de um hospital e especificamente identificar, segundo a perceção dos mesmos, os fatores facilitadores e dificultadores e conhecer as estratégias utilizadas pelos Enfermeiros gestores na promoção da adesão. Tratase de um estudo qualitativo, que utilizou uma entrevista semiestruturada para a recolha da informação. Participaram 17 Enfermeiros, que exerciam funções de gestão na primeira vaga, num hospital do Norte de Portugal. No tratamento da informação foi utilizado a análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Da análise efetuada resultaram três categorias: facilitadores da adesão ao uso de EPI, dificultadores da adesão ao uso de EPI e estratégias promotoras da adesão. Como facilitadores foram identificados: condicionadores dos estados emocionais, impacto da pandemia na adesão ao uso de EPI, formação das equipas para o uso EPI, disponibilidade de EPI, trabalho em equipa, atributos da cultura organizacional, gestão de pessoas e condições estruturais e físicas favoráveis, como fatores promotores da adesão. Como dificultadores emergiram: uso comprometido na adesão aos EPI, gestão da informação, fragilidades na cultura organizacional, problemas nas condições estruturais e físicas, problemas na gestão de pessoas, desconforto no uso de EPI, dificuldade na gestão de EPI, constrangimentos nos processos formativos e incumprimento da adesão nas pausas. As estratégias desenvolvidas incidiram em supervisionar a equipa e cuidados, identificar profissionais de referência, promover processos formativos, fomentar estratégias de comunicação, gestão de recursos materiais, potenciar processos de melhoria contínua e reconhecimento do trabalho. Com o intuito de potenciar a adesão ao uso de EPI, é imperativo que as organizações invistam nos facilitadores e estratégias encontradas, antecipando soluções para os aspetos dificultadores mencionados.