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A relevância da informação clínica de enfermagem no quadro das atividades de governo dos serviços: a perspetiva dos enfermeiros gestores

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Dissertação de mestrado_Inês Marques.pdf872.09 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo situou-se no âmbito temático da informação no contexto da enfermagem, nomeadamente para efeitos da gestão dos serviços, focando-se nas práticas e necessidades informacionais dos enfermeiros gestores. A problemática central em estudo orientou-se para a identificação do tipo de informação utilizada pelos enfermeiros gestores e nas lacunas existentes em relação à informação que desejam, com vista a apoiar os processos de gestão e direção dos serviços de enfermagem. As questões de partida adotadas derivaram da problemática definida, colocando a tónica nos principais tipos e fontes de informação utilizadas pelos enfermeiros gestores, nas formas como essa informação lhes é apresentada e disponibilizada e ainda, nas necessidades de informação relevante, para efeitos do desempenho das suas atividades. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo, exploratório e transversal, com recurso a Focus Group, para a colheita de dados. Os participantes nas duas sessões do Focus Group eram enfermeiros gestores, do contexto hospitalar, com experiências distintas. A análise de dados foi realizada com base nos princípios propostos por Bardin, com a intenção de identificar e densificar as categorias temáticas relevantes para responder às questões de partida. Os resultados obtidos apontam para duas categorias temáticas: a “Informação em uso" e a “Informação desejada ou exposta”. Os enfermeiros gestores utilizam, predominantemente, fontes de informação internas e de fácil acesso, como registos de pacientes/clientes e relatórios de auditorias. A informação desejada pelos enfermeiros gestores orienta-se para indicadores mais sensíveis aos cuidados de enfermagem, com mais foco na dimensão autónoma do exercício profissional dos enfermeiros.
This study addresses the topic of information in the context of nursing, particularly for the purpose of service management, focusing on the informational practices and needs of nurse managers. The central issue under study was directed towards identifying the type of information used by nurse managers and the gaps that exist in relation to the information they desire, in order to support the management and leadership processes of nursing services. The initial questions adopted were derived from the defined problem, focusing on the main types and sources of information used by nurse managers, the ways in which this information is presented and made available to them, and the information needs they perceive as relevant for the performance of their activities. The methodology adopted was qualitative, exploratory, and cross-sectional in nature, using the Focus Group method for data collection. The participants in the two Focus Group sessions were nurse managers from the hospital context, with different levels of experience. Data analysis was conducted based on Bardin's proposed principles, with the aim of identifying and refining the relevant thematic categories to address the initial questions. The results obtained point to two thematic categories: "Information in use" and "Desired or exposed information". Nurse managers predominantly use internal and easily accessible sources of information, such as patient/client records and audit reports. The information desired by nurse managers focuses on indicators that are more sensitive to nursing care, with greater emphasis on the autonomous dimension of nurses' professional practice.

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Gestão em Enfermagem Informação em Saúde Sistemas de Informação Gestão de Informação Enfermeiro Gestor

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