EN - TMI - Curso Marinha
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EN - TMI - Curso Marinha by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Autoridade Marítima Nacional e a Direção-Geral da Autoridade MarítimaPublication . Silva, Bruno Marques ; Silva, CMG M RES Artur Manuel Simas; Agostinho, CFR M Paulo Sérgio GomesA presente dissertação de mestrado aborda o funcionamento da Autoridade Marítima Nacional (AMN) e da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), tomando em especial atenção a sua relação com a estrutura da própria Marinha Portuguesa (MP). A AMN tem, ao longo dos últimos anos, assumido uma relevância maior para o Estado Português e para a sua capacidade de exercer a autoridade do estado no mar. Muitas vezes, a AMN surge através dos diferentes órgãos e serviços a esta associados, como é o caso da Polícia Marítima (PM), os capitães dos portos, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), entre outros. Considera-se pertinente analisar a forma como toda esta estrutura interage entre si e com as entidades exteriores e de que forma é que cumpre com as responsabilidades e missões que lhe são atribuídas na lei, pelo Estado Português. Este trabalho inicia-se com uma breve análise da legislação aplicável ao tema, para efeitos de enquadramento normativo do sistema de ação e da estrutura da AMN – DGAM. Posteriormente, através de entrevistas a diversas entidades relevantes, formula-se uma análise das dificuldades sentidas ao longo da estrutura, nos diversos níveis de ação, bem como das propostas de mudança ouvidas ao longo dos contatos efetuados. Esta dissertação termina com uma análise do futuro da AMN e da sua contribuição para o Estado Português, concluindo que a AMN deve assumir, progressivamente, o seu papel como entidade-chave no Sistema de Autoridade Marítima (SAM), capacitada para exercer comando e controlo efetivo sobre os seus próprios meios, ambicionando o reforço de recursos humanos e materiais, e munida de um centro que apoie os atores, no terreno de operações, a efetuar a coordenação com as demais entidades que fazem parte do SAM, fomentando ainda a prevenção de situações de emergência.
- Processo de tomada de decisão nas Forças ArmadasPublication . Henriques, David Casimiro da Silva Capinha; Correia, Anacleto Cortez eA presente dissertação tem como objetivo central analisar a forma como as tecnologias emergentes estão a afetar o processo de tomada de decisão nas Forças Armadas Portuguesas, com especial foco no nível tático e nas pequenas unidades operacionais. Num contexto de transformação tecnológica acelerada, marcado pela introdução de sistemas de combate inteligentes, inteligência artificial, veículos não tripulados e plataformas de comando e controlo digitalizadas, é crucial compreender como estas inovações estão a redefinir os modelos tradicionais de tomada de decisão e a cultura organizacional militar. A presente investigação desenvolve-se em torno de três eixos principais: o estudo teórico dos modelos de decisão, a análise das tecnologias emergentes aplicadas ao setor da defesa, e a perceção prática dos militares portugueses sobre a influência destas tecnologias nas suas decisões operacionais. Para este efeito, foi adotada uma metodologia qualitativa, que consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas a doze oficiais dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, com funções em unidades operacionais e experiência no uso de tecnologias. A análise dos dados recolhidos foi complementada com recurso ao software IRaMuTeQ, que possibilitou uma leitura lexical robusta e estruturada. Os resultados indicam que as tecnologias emergentes têm um impacto crescente no ciclo de decisão militar, contribuindo para uma maior rapidez, precisão, partilha de informação em tempo real e consciência situacional. No entanto, surgem também desafios significativos, como a necessidade de atualização doutrinária, formação contínua, interoperabilidade e clareza ética sobre os limites da autonomia dos sistemas. A discussão desenvolvida propõe um conjunto de implicações práticas para o treino, o planeamento e a formulação doutrinária nas Forças Armadas, reforçando a importância de uma abordagem crítica e estratégica à modernização tecnológica. O presente estudo tem como objetivo contribuir para o debate nacional sobre a transformação das FFAA face à guerra tecnológica moderna, propondo uma reflexão fundamentada sobre o equilíbrio entre o potencial da máquina, as limitações humanas e a responsabilidade do decisor.
- Serviço militarPublication . Pedro, João Martins Marecos ; Soares , Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa dos Santos; Água, Pedro Manuel Geada Borda deA evolução do panorama geopolítico na Europa e na OTAN, ao longo da última década, tem vindo a intensificar a necessidade de reavaliar os modelos de recrutamento e de prestação de serviço militar. As dificuldades no recrutamento e retenção de efetivos nas Forças Armadas (FFAA) têm suscitado o debate em torno da viabilidade e necessidade de reintroduzir a conscrição em Portugal. Esta tendência acompanha o percurso de vários países europeus e da OTAN, onde a instabilidade e os constrangimentos em satisfazer os requisitos de efetivos conduziram à reintrodução, parcial ou total, de procedimentos de seleção obrigatória. O presente estudo propõe explorar um modelo alternativo de serviço militar, estruturado em torno da seguinte questão central de investigação: Qual a viabilidade e quais os requisitos essenciais para a reintrodução de um sistema com recurso à conscrição em Portugal? Quatro questões subsidiárias orientam a análise: examinar o último modelo de serviço militar com conscrição aplicado em Portugal; identificar os elementos-chave e analisar as caraterísticas dos modelos baseados na conscrição atualmente em vigor noutros países; avaliar a perceção atual dos jovens portugueses sobre o regresso de um serviço militar obrigatório; e determinar que tipo de modelo com um elemento de conscrição poderia ser introduzido de forma a minimizar a controvérsia social, em particular entre os jovens. A investigação assenta numa abordagem metodológica mista, combinando dados qualitativos provenientes de sete entrevistas semiestruturadas realizadas a oficiais das FFAA e decisores políticos, com dados quantitativos obtidos através de 931 questionários aplicados a alunos do ensino secundário (10.º ao 12.º ano). As entrevistas evidenciam os desafios associados ao atual sistema voluntário e contratual, enquanto os questionários permitem aferir a perceção dos jovens relativamente à possível reintrodução de um modelo que envolva seleção obrigatória. Para a conceção do modelo proposto, recorre-se a uma matriz que integra o quadro analítico “Fins–Meios–Modos” (Lykke, 1989). Esta metodologia possibilita a avaliação comparativa de diversos sistemas baseados na conscrição, identificando fatores estruturais cruciais à realidade nacional. Os resultados indicam uma crescente X aceitação da conscrição por parte dos jovens, sobretudo quando inserida em modelos flexíveis que conciliem o serviço militar com componentes do serviço cívico um modelo híbrido. Esta mudança parece refletir uma evolução nas perceções sobre segurança nacional, uma alteração no discurso político, bem como fatores económicos que afetam o mercado de trabalho e o emprego jovem. O modelo delineado constitui uma base de trabalho para decisões de política pública, orientadas para a implementação de um sistema de conscrição flexível e adaptável, integrando os elementos mais vantajosos dos exemplos internacionais analisados.
- Sistema integrado de garantia da qualidade do ensino na Escola NavalPublication . Ricardo, João Gonçalo Rodrigues; Soares, Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa dos Santos; Serém, Ricardo Nuno Marques Moreira; Ramos, Nuno Miguel Costa Gaspar DuarteAo longo das últimas décadas tem se verificado várias alterações na forma como as instituições de ensino superior percecionam e abordam a qualidade e a sua gestão. Devido às dinâmicas atuais do mercado de trabalho e à competitividade da oferta formativa do mundo académico, as instituições de ensino superior devem procurar garantir a qualidade dos seus ciclos de estudo, tendo em conta a promoção de uma cultura institucional interna de garantia da qualidade. A Marinha Portuguesa, mais especificamente, a Escola Naval não é alheia a esta dinâmica, tendo-se verificado uma evolução significativa ao longo do tempo. De forma a estudar o Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da Escola Naval, foi analisado o estado da arte relativamente aos estudos, considerações e normas definidas por diferentes literaturas nesta área. Posteriormente, definiu-se os key quality indicators e a partir destes validaram-se e integraram-se os processos em cadeia de valor. Foram desenhados os procedimentos de qualidade definidos e abordado um estudo de caso aplicado no 1º semestre de 2022/2023 aos alunos da Escola Naval. Analisando a revisão de literatura e retiradas as conclusões, através de recolha e análise de dados do estudo de caso e dos dados fornecidos pelo Centro de Investigação Naval, foram propostas as guidelines para um Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da Escola Naval. Esta proposta de modelo de garantia da qualidade tende a convergir o ensino no aluno e a responder positivamente às lacunas identificadas através da análise de dados e com os referenciais que o Almirante Chefe do Estado Maior da Armada definiu na Diretiva Estratégica da Marinha
