Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-24"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Novos Territórios EspirituaisCemitério de Amarante como lugar de Contemplação e Transição NaturalPublication . Nazaret Ruiz Boyer, Jeanderly; Barbosa, AntónioO meu projeto está localizado na cidade de Amarante, um local cheio de cultura e tradição. O terreno onde especificamente se situa é um vale rodeado de natureza selvagem e um pequeno rio, com caudal moderado, em contrapartida, o vale é rodeado por grandes edifícios residenciais que hierarquicamente se impõem a este território, o pequeno vale foi envolvido por edifícios devido ao acelerado desenvolvimento urbano da cidade de Amarante, que hoje continua a abranger territórios naturais. Devido a esse desenvolvimento, o cemitério principal da cidade ficou superlotado, gerando planeamentos futuros para sua expansão. O meu projeto propõe como programa, a projeção de um novo cemitério nas proximidades do principal e atual cemitério de Amarante. A união de todo o terreno através de uma ciclovia, que proporciona um circuito contínuo de recreação natural, para atividades desportivas como corrida, ciclismo, ou atividades recreativas como caminhadas em ambiente natural e tranquilo.
- Uma análise da lealdade dos consumidores: foco nas marcas de telemóveisPublication . Lucas, Vera Lúcia Pinto; Martins, Nayra Leandro MiguelA presente investigação tem como objetivo analisar as determinantes que levam à lealdade dos consumidores a marcas de telemóveis, sendo que as determinantes escolhidas foram: experiência com a marca, satisfação com a marca, identificação com a marca, amor à marca e word-of-mouth. Através de uma amostra de 433 inquiridos, chegou-se à conclusão de que a experiência e satisfação com marca são as determinantes que mais influenciam os consumidores a serem leais a uma marca de telemóveis. Através da análise ao modelo de regressão linear, chegou-se à conclusão de que devia-se retirar a identificação com a marca ao modelo de investigação, pois não relevou importância suficiente ao modelo. Através da análise PL-SEM chegou-se à conclusão que as demais variáveis contribuem para a lealdade do consumidor a uma marca de telemóvel, com exceção do word-of-mouth. Nos resultados obtidos pode-se verificar que as marcas de telemóveis que os inquiridos mais compram são a Samsung, Xiaomi e Apple.
- A influência da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradoresPublication . Bizarro, Maria Inês Martins; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaOs estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influência destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, são bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermédio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empírico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e não docentes do IPC. Através do tratamento estatístico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermédio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inúmera contribuições académicas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em análise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno são constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relações. Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizações percebam que as práticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.
- A influência da espiritualidade do consumidor na lealdade às marcasPublication . Albino, Raquel Almeida; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empírico, com uma amostra de 245 inquiridos. Através do tratamento estatístico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo também uma influência indireta na confiança e na lealdade do consumidor à marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuições académicas, uma vez que fornece suporte empírico adicional às relações entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, também apresenta contribuições para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princípios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.
- A saúde oral em residentes crónicos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de LisboaPublication . Galhanas, Ana Catarina Mateus; Rozan, CecíliaObjetivos: Descrever a prevalência de sialorreia, hipossialia, xerostomia, cárie, índice de placa (IP), índice gengival (IG); Relacionar hipossialia/xerostomia com medicação e diagnóstico psiquiátrico; Relacionar Índice de Placa, Índice Gengival e Índice de Dentes Cariados, Perdidos, Obturados (CPOD) com hipossialia/xerostomia, fatores demográficos, hábitos de higiene oral, medicação e diagnóstico psiquiátrico de residentes crónicos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Materiais e Métodos: Um estudo transversal, com uma amostra de 81 indivíduos residentes do CHPL, ambos os sexos e idades dos 18 aos 85 anos que consentiram a sua participação. O estudo foi aprovado pelas Comissões de Ética do Instituto Universitário Egas Moniz e do CHPL. Realizou-se exame intraoral, aplicou-se o índice CPOD, IP e IG, a sialometria (taxa de fluxo salivar não estimulado e estimulado), um questionário (variáveis sociodemográficas, patologia psiquiátrica, hábitos de higiene oral) e o questionário Summated Xerostomy Inventory (SXI-PL). Os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva pelo software IBM SPSS Statistics ®. Resultados: A idade média da amostra foi 47,78±15,31 anos, sendo o sexo masculino mais prevalente (81,48%). O diagnóstico psiquiátrico prevalente é a Esquizofrenia (59,26%), 59,30% da amostra consome 5 ou mais psicofármacos. A prevalência da xerostomia é de 53,00%, da hipossialia é de 75,30%, da sialorreia é de 3,70% e da cárie é 80,25% (CPOD de 23,23). Existe prevalência do Score 2-3 (53,09%) de IP e do Score 1,1-2 (41,98%) de IG. Verificou-se correlação entre hipossialia e as variáveis: quantidade de psicofármacos, IP e IG (p<0,05). Existe correlação entre xerostomia (SXI-PL) e Antidepressivos (p<0,05). Verificou-se associação entre CPOD, tempo de patologia/ tempo de toma de medicação psiquiátrica, alguns fatores demográficos e hábitos de higiene oral (p<0,05). Conclusão: Os indivíduos com patologias psiquiátricas necessitam de cuidados orais reforçados, contínuos e a longo prazo.
- Exploring the fungal diversity in Portuguese honeyPublication . Roxo, Ivo Narciso; Antunes, João Trovão Lima Simões; Amaral, António Luís Pereira doO mel é um alimento natural, produzido por diversas espécies de abelhas. Devido às suas características, o mel é muitas vezes considerado como um ambiente extremo. No entanto, é também um substrato conhecido por conter diversas comunidades microbianas, provenientes do néctar, das abelhas e do meio ambiente. A diversidade microbiana nos méis monoflorais portugueses encontra-se amplamente descaracterizada, constituindo uma grave lacuna numa das mais importantes indústrias do nosso país. Estudos micológicos com foco nas espécies de fungos que prosperam em produtos relacionados com o mel têm uma série de aplicações críticas que vão desde a expansão do conhecimento científico básico, à exploração da sua utilização industrial, à compreensão das suas contribuições para a deterioração de alimentos e até mesmo à monitorização de agentes patogénicos ambientais. O objetivo deste trabalho passou por realizar uma avaliação preliminar da contaminação microbiológica do mel monofloral português, particularmente de produtores locais e comerciais, com diferentes origens botânicas e geográficas, numa tentativa de caracterizar a diversidade fúngica, utilizando métodos quer dependentes quer não dependentes de cultura. Os resultados obtidos, por métodos dependentes de cultura, identificaram 18 espécies relacionadas com o mel monofloral português, das quais 15 são novas adições aos dados conhecidos relativamente a este substrato. A maioria das espécies identificadas provém da amostra recolhida na região sul de Portugal (Região de Setúbal). Além disso, foram detetados táxons que podem potencialmente afetar a saúde humana e serem prejudiciais para as abelhas, apontando assim para más práticas de manutenção das colmeias. Através de métodos não dependentes de cultura, foi possível verificar que cada mel apresenta diversos e distintos microbiomas e que os méis de Lavandula spp. apresentavam uma maior diversidade, quando comparados com o mel de Eucalyptus spp. Desta forma, os resultados obtidos ao longo deste trabalho fornecem informações importantes que podem ser úteis para melhorar a qualidade e segurança deste importante produto ao nível da indústria portuguesa.
- Professional competences to promote healthy ageing across the lifespan: a scoping reviewPublication . Carrillo‑Alvarez, Elena; Rodríguez‑Monforte, Míriam; Fernández‑Jané, Carles; Solà‑Madurell, Mireia; Kozakiewicz, Mariusz; Głowacka, Mariola; Leclère, Mariel; Nimani, Endrit; Hoxha, Adnan; Hirvonen, Armi; Järvinen, Sari; Velde, Miriam van der; Scherpenseel, Meike van; Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Guimarães, Isabel; Handgraaf, Marietta; Grüneberg, ChristianAs societies age, the development of resources and strategies that foster healthy ageing from the beginning of life become increasingly important. Social and healthcare professionals are key agents in this process; therefore, their training needs to be in agreement with societal needs. We performed a scoping review on professional competences for social and health workers to adequately promote healthy ageing throughout life, using the framework described by Arksey and O’Malley and the Joanna Briggs Institute Guidelines. A stakeholder consultation was held in each of the participating countries, in which 79 experts took part. Results show that current literature has been excessively focused on the older age and that more attention on how to work with younger population groups is needed. Likewise, not all disciplines have equally refected on their role before this challenge and interprofessional approaches, despite showing promise, have not been sufciently described. Based on our results, health and social professionals working to promote healthy ageing across the lifespan will need sound competences regarding person-centred communication, professional communication, technology applications, physiological and pathophysiological aspects of ageing, social and environmental aspects, cultural diversity, programs and policies, ethics, general and basic skills, context and self-management-related skills, health promotion and disease prevention skills, educational and research skills, leadership skills, technological skills and clinical reasoning. Further research should contribute to establishing which competences are more relevant to each discipline and at what level they should be taught, as well as how they can be best implemented to efectively transform health and social care systems.
- Técnicas de segurança no trabalho, exposição aos riscos psicossociais e afetação de desempenhosPublication . Calado, Paula; Magalhães, JoséA institucionalização de uma cultura de segurança e saúde preventiva urge nas populações em geral, nas organizações e no entrosar da SST com a saúde publica. Esta responsabilidade está a cargo das orientações das equipas de SST/SO. Os Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho, dentro das Equipas de Segurança no Trabalho são os profissionais responsáveis pela saúde e bem-estar no local de trabalho que zelam pela segurança e saúde de uma organização, por identificar, avaliar e gerir os riscos profissionais e por promover um ambiente de trabalho seguro numa cultura de prevenção. Entende-se que a exposição aos riscos é diretamente proporcional ao grau de responsabilidade do exercício da sua atividade, o que nestes profissionais familiarizados com os riscos, lhes permite deturpar a sua perceção, pois têm ferramenta para poder camuflar os efeitos que surjam da exposição contínua a estes riscos. O presente trabalho pretende identificar a existência de exposição a estes riscos e a existência de impacto nos seus desempenhos, bem como a inexistência de medidas de prevenção, como o aplicado para as outras classes profissionais. Assim, este estudo reflete este parecer, pela subtileza dos riscos identificados. Os riscos psicossociais têm diferentes precedências, os externos ao trabalho, inerentes ao indivíduo e os do trabalho, provenientes do exercício da atividade. Quando presentes em conjunto, o impacto no trabalhador e no seu desempenho pode ser avassalador. Para sustentar o pretendido no presente estudo, foram selecionadas 4 trabalhos de dissertação de Mestrado sobre o mesmo tema e com foco nestes profissionais, de Joana Ramalho (2016), António Simão (2020), Marta Ramos (2022), Marta Jacinto (2023), para estabelecer um benchmark. Ainda que as amostras apresentadas em todos os estudos não tenham dimensão para inferir resultados para a população, não sendo assim representativas da população registada na ACT em 2021 que era de 13454 TSST e de 2164 TST, não deixam de ser suficientes para demonstrar a presunção e ainda potenciar a necessidade de realizar estudos futuros de maior profundidade. Os resultados obtidos apresentam resíduos que ainda que aqui não pareçam significativos, indicam que alguns riscos psicossociais a que os TSST estão sujeitos podem ter afetação nos seus desempenhos inter-relacionais e profissionais e justificam a possibilidade de que a sua perceção dos riscos versus os riscos existentes, esteja enviesada, com “os sentidos entorpecidos”, pois as ferramentas apresentadas para a avaliação dos riscos psicossiociais nestes profissionais não se lhes adequa face às suas competências. Assim será adequado preparar uma ferramenta completa e especifica, e adequar ainda medidas de prevenção e de correção (A precaver e a Reverter). Pretende-se que dentro da disciplina de segurança e saúde no trabalho, haja proteção destes trabalhadores com instrumentos de avaliação, prevenção e monitorização, que se entende que sejam “tailor made”, capazes de responder às suas necessidades.
- Design for regeneration: a shift to a post-anthropocentric mindsetPublication . Barroso, João; Loyens, DirkNum mundo que enfrenta desafios ambientais e sociais sem precedentes, o design encontra-se numa encruzilhada. Esta dissertação embarca numa viagem transformadora, desafiando o antropocentrismo profundamente enraizado e defendendo uma mudança de paradigma. A investigação começa por analisar o estado atual do design, traçando as suas origens históricas no humanismo ocidental e no dualismo cartesiano e revelando a relação simbiótica entre o design e o crescimento económico. Em resposta, é explorado o design de transição, com o surgimento de novos modelos mentais que abraçam o pensamento sistémico e oferecem caminhos alternativos baseados em eixos de mudança. Estas abordagens visionárias iluminam um futuro pós-antropocêntrico e forçam uma reformulação ontológica do design. Trata-se de uma mudança no sentido do reconhecimento da interconexão e da agência das entidades não humanas. Estes fundamentos filosóficos desafiam as noções convencionais de design, abrindo caminho para uma prática mais inclusiva e ecologicamente sintonizada. Novas teorias económicas tornam-se a bússola orientadora à medida que aprofundamos conceitos como as economias do decrescimento, do donut e circular. Estas teorias enriquecem a ligação inegável entre o design e a economia, fornecendo um roteiro para um futuro regenerativo. Com estes novos conhecimentos, a investigação culmina no Design para Regeneração, uma abordagem transformadora que transcende a sustentabilidade tradicional. Novos princípios sustentam esta metodologia, traçando um rumo regenerativo para a prática do design. Esta dissertação apresenta um quadro visionário para o futuro do design, apelando a uma mudança profunda de mentalidade que reconheça a interligação de todas as entidades. Prevê o design como uma força poderosa de regeneração e oferece esperança a um mundo que precisa de ser curado
- Riscos psicossociais do trabalho nos trabalhadores(as) de limpeza hospitalar em contexto pandémicoPublication . Calçarão, Luís; Neto, HernâniO presente estudo pretende identificar em que medida os trabalhadores de limpeza em ambiente hospitalar estão expostos a riscos psicossociais do trabalho decorrente da sua atividade e do contexto de pandemia por Covid-19, e se a perceção dos trabalhadores relativamente à exposição a riscos psicossociais varia em função das características sociodemográficas e socioprofissionais do grupo de profissionais em estudo. Foi aplicado um inquérito por questionário que abrange as dimensões da fadiga profissional, o stresse ocupacional, o burnout e estratégias de coping e o contexto pandémico na relação com a empresa e familiar. A utilização do inquérito permitiu uma abordagem quantitativa, através da quantificação dos resultados obtidos. Foram conseguidos 99 participantes a um universo de 277 trabalhadores(as) em 3 hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os dados apurados evidenciam que este grupo profissional pode estar no limiar de níveis mais elevados de distress e burnout, comparativamente com outros grupos profissionais em ambiente hospitalar. Da análise realizada aos dados obteve-se as seguintes variáveis dominantes: o nível de satisfação com as condições de trabalho, os níveis de cansaço antes e depois da jornada de trabalho. Constatou-se igualmente que, no geral, a população se encontra em faixas etárias avançadas, atendendo à carga de trabalho necessária para realizarem a atividade de limpezas. Quanto ao nível de saúde psicossocial, pelo menos deste grupo de profissionais, podemos concluir que a empresa se encontra num nível moderado. Deste modo, é recomendado que a empresa comece por definir um plano de ações, tendo por base os Riscos Psicossociais e incluir nas suas campanhas de Segurança e Saúde no Trabalho, igualmente campanhas da promoção da Saúde.