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Abstract(s)
A presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional.
A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empĂrico, com uma amostra de 245 inquiridos. AtravĂ©s do tratamento estatĂstico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo tambĂ©m uma influĂȘncia indireta na confiança e na lealdade do consumidor Ă marca.
Com base nos resultados este estudo apresenta contribuiçÔes acadĂ©micas, uma vez que fornece suporte empĂrico adicional Ă s relaçÔes entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, tambĂ©m apresenta contribuiçÔes para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princĂpios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.
Description
Keywords
Espiritualidade do consumidor Satisfação Confiança Compromisso Envolvimento Lealdade