Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia da espiritualidade do consumidor na lealdade Ă s marcas

dc.contributor.advisorSantos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
dc.contributor.authorAlbino, Raquel Almeida
dc.date.accessioned2024-01-30T10:11:45Z
dc.date.available2024-01-30T10:11:45Z
dc.date.issued2023-11-24
dc.date.submitted2023-10-26
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre a espiritualidade do consumidor e o marketing relacional, sob a perspetiva da satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade do consumidor. Este trabalho responde a uma lacuna da literatura, pois existe uma escassez de estudos que investigam a relação da espiritualidade com construtos de marketing, em particular de marketing relacional. A partir dos construtos mencionados, foi proposto um modelo de investigação e realizado um estudo empĂ­rico, com uma amostra de 245 inquiridos. AtravĂ©s do tratamento estatĂ­stico com a metodologia partial least squares, conclui-se que a espiritualidade do consumidor influencia diretamente a satisfação, o compromisso e o envolvimento, exercendo tambĂ©m uma influĂȘncia indireta na confiança e na lealdade do consumidor Ă  marca. Com base nos resultados este estudo apresenta contribuiçÔes acadĂ©micas, uma vez que fornece suporte empĂ­rico adicional Ă s relaçÔes entre a espiritualidade, satisfação, confiança, compromisso, envolvimento e lealdade, contribuindo para o preenchimento da lacuna identificada na literatura. Por outro lado, tambĂ©m apresenta contribuiçÔes para o mundo empresarial, ajudando as marcas a compreender melhor o consumidor, a alinhar os valores com os princĂ­pios espirituais e, consequentemente, a melhorar o relacionamento com o consumidor, impulsionando a sua lealdade.pt_PT
dc.identifier.tid203494490
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49436
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEspiritualidade do consumidorpt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectCompromissopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectLealdadept_PT
dc.titleA influĂȘncia da espiritualidade do consumidor na lealdade Ă s marcaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertac a o_Raquel_Albino(1).pdf
Size:
923.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: