Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação Maria Bizarro final.pdf3.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influĂȘncia destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, sĂŁo bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermĂ©dio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisĂŁo da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empĂ­rico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e nĂŁo docentes do IPC. AtravĂ©s do tratamento estatĂ­stico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermĂ©dio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inĂșmera contribuiçÔes acadĂ©micas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em anĂĄlise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno sĂŁo constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relaçÔes. Por fim, para a gestĂŁo, este estudo contribui para que as organizaçÔes percebam que as prĂĄticas de RSC e de marketing interno sĂŁo fatores importantes numa estratĂ©gia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.

Description

Keywords

Responsabilidade social corporativa Marketing interno Satisfação do colaborador Lealdade do colaborador

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue