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Abstract(s)
Os estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influĂȘncia destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, sĂŁo bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermĂ©dio da satisfação do colaborador.
A investigação inicia-se com uma revisĂŁo da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empĂrico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e nĂŁo docentes do IPC. AtravĂ©s do tratamento estatĂstico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermĂ©dio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador.
Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inĂșmera contribuiçÔes acadĂ©micas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em anĂĄlise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno sĂŁo constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relaçÔes.
Por fim, para a gestão, este estudo contribui para que as organizaçÔes percebam que as pråticas de RSC e de marketing interno são fatores importantes numa estratégia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.
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Keywords
Responsabilidade social corporativa Marketing interno Satisfação do colaborador Lealdade do colaborador