Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradores

dc.contributor.advisorSantos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
dc.contributor.authorBizarro, Maria InĂȘs Martins
dc.date.accessioned2024-01-30T10:30:42Z
dc.date.available2024-01-30T10:30:42Z
dc.date.issued2023-11-24
dc.date.submitted2023-10-12
dc.description.abstractOs estudos que abordam a responsabilidade social corporativa (RSC) e o marketing interno como construtos distintos, investigando a influĂȘncia destes na lealdade dos colaboradores para com a organização, sĂŁo bastante escassos. Para responder a esta lacuna identificada na literatura, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito da RSC e do marketing interno, enquanto constructos distintos, na lealdade do colaborador, seja de forma direta, seja indireta, por intermĂ©dio da satisfação do colaborador. A investigação inicia-se com uma revisĂŁo da literatura de RSC, marketing interno, satisfação do colaborador e lealdade do colaborador. A partir desses constructos foi proposto um modelo de investigação, realizando-se um estudo empĂ­rico com uma amostra de 126 inquiridos, trabalhadores docentes e nĂŁo docentes do IPC. AtravĂ©s do tratamento estatĂ­stico dos dados com recurso a PLS-SEM, foi demonstrado que a RSC e o marketing interno exercem um efeito positivo direto e indireto, por intermĂ©dio da satisfação, na lealdade do colaborador. Por sua vez, a satisfação exerce um efeito positivo direto na lealdade do colaborador. Tendo como base os resultados adquiridos, este estudo apresenta inĂșmera contribuiçÔes acadĂ©micas: 1) contribui para compreender e analisar o estado da arte do tema em anĂĄlise; 2) contribui para clarificar que RSC e marketing interno sĂŁo constructos distintos; 3) contribui para a consolidação do constructo da lealdade do colaborador e das suas relaçÔes. Por fim, para a gestĂŁo, este estudo contribui para que as organizaçÔes percebam que as prĂĄticas de RSC e de marketing interno sĂŁo fatores importantes numa estratĂ©gia que vise a satisfação e a lealdade de colaboradores.pt_PT
dc.identifier.tid203494709
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49439
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectSatisfação do colaboradorpt_PT
dc.subjectLealdade do colaboradorpt_PT
dc.titleA influĂȘncia da responsabilidade social corporativa e do marketing interno na lealdade dos colaboradorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Maria Bizarro final.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: