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- Perioperatório nas artroscopias equinasPublication . Contador, Carmen GrageraO presente trabalho é um relatório de estágio resultado de um período de 3 meses de estágio na clínica equina BJCM-Vet, entre Outubro de 2021 e Janeiro de 2022. O estágio teve como principais áreas a medicina interna, odontologia, medicina desportiva e ortopedia e cirugias (nomeadamente orquiectomias e artroscopias). A estagiária esteve envolvida na preparação do material e instrumentos e realização de radiofrequências, stock da clínica, profilaxia e resenhos. Neste sentido foi escolhido como tema principal as artroscopias, indicadas na sua maioria para a remoção de fragmentos osteocondrais nas articulações, ressaltando o papel que tem o Enfermeiro Veterinário durante este tipo de cirugias. Durante o estágio foram acompanhados um total de 233 animais e especificamente 41 cirugias, nomeadamente 14 artroscopias, 1 tenoscopia, 25 orquiectomias e 1 cirurgia oftalmológica. A artroscopia é um procedimento minimamente invasivo que permite abordar a articulação através de uma pequena incisão. O Enfermeiro Veterinário, como parte da equipa de cirugia, tem um papel crucial na realização deste procedimento, de forma a reduzir o tempo da cirugia e facilitar o trabalho aos cirurgiões, nomeadamente na avaliação pré-operatoria; na realização de exames laboratoriais, anamnese e exame físico; no transoperatório; e no período pósoperatório. Constata-se assim que os cuidados perioperatórios são de elevada importância para o suceso do procedimento cirúrgico, permitindo uma recuperação com qualidade.
- O efeito do coping na relação entre o conflito trabalho-família e o stresse, a ansiedade e a depressão em contexto de pandemiaPublication . Pimenta, Ana Cristina; Sousa, CristinaEste projeto teve como objetivo avaliar o efeito do coping na relação entre o conflito trabalho-família e o stresse, ansiedade e depressão num contexto de pandemia. Os dados foram recolhidos, através de um questionário, junto de uma amostra composta por trabalhadores portugueses (n = 476) dos quais 253 são do sexo masculino e 223 do sexo feminino. Observou-se nos resultados obtidos que o conflito trabalho-família estabeleceu uma associação positiva com o stresse, a ansiedade e a depressão, por sua vez, o coping resiliente estabeleceu uma relação negativa com o stresse, a ansiedade e a depressão. As hipóteses relacionadas com o efeito de moderação não foram corroboradas. O que se verificou foi que, na presença da variável moderadora (coping), foi reforçada a relação entre as variáveis conflito trabalho-família e o stresse, ansiedade e depressão Os nossos resultados enfatizam a necessidade de existirem intervenções no âmbito do coping de resiliência em contexto de trabalho-família, que ajudem a controlar os níveis de stresse, ansiedade e resiliência
- Hermitage Hotel Prague: online reception handbookPublication . Carvalho, Susana Beatriz Rodrigues; Monteiro, AnabelaPraga, capital da República Checa, destaca-se pela sua cultura e herança protegida pela UNESCO, que ao longo dos anos vem atraindo um crescente aumento do número de viajantes provenientes de turismo internacional e turismo doméstico. Este fenômeno demonstrou ser impactante na hotelaria, sendo que em 2018 houve cerca de 18.2 milhões de dormidas na capital. O turismo e a hotelaria, atividades de prestação de serviços, onde o cliente interno é essencial e responsável por garantir um serviço de qualidade. Neste sentido, o objetivo do presente relatório é a compreensão da importância da receção e do cliente interno na hotelaria. O Hermitage Hotel Prague, hotel independente de 4 estrelas, com capacidade total de 210 unidades de alojamento e um dos 816 estabelecimentos hoteleiros na cidade. Além disso, foi a entidade acolhedora do estágio de 6 meses (julho 2021 a janeiro 2022), na área da receção. O desenho metodológico utilizado e a pesquisa bibliográfica e exploratória, que permitiu alcançar os objetivos delineados. Os resultados alcançados foram: o reporte das atividades desempenhadas na função: a criação da proposta de valor, o Online Reception Handbook, bem como, a verificação da importância do rececionista e de o satisfazer para o desenvolvimento da organização. Em suma, destaca-se o rececionista como o intermediário entre o hotel e o cliente, cujo papel de acolher, ouvir e resolver os pedidos e reclamações deve resultar na satisfação do hóspede. Por sua vez, a organização deve ter em atenção a satisfação do cliente interno.
- Do desporto para as empresas: A influência das competências adquiridas no desporto pelo líder na satisfação do cliente interno no trabalhoPublication . Sá, Ana Sofia da Silva; Domingos, CatarinaSão conhecidos muitos benefícios do desporto para a saúde e imensos são os estudos sobre a satisfação dos clientes internos. No entanto, acerca dos benefícios que o desporto pode trazer para as empresas e para a satisfação dos clientes internos, muito pouco se conhece. Assim, com esta investigação procura-se identificar as competências adquiridas no desporto pelo líder e analisar a sua influência na satisfação dos clientes internos no trabalho. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa. Dessa forma, conseguiu-se obter a opinião dos líderes em entrevistas e medindo a opinião dos liderados num questionário. De modo a ter termo de comparação e reconhecer as devidas diferenças, foram utilizados dois clusters – um de participantes com líderes com passado desportivo e outro de inquiridos com líderes sem percurso desportivo. De acordo com os resultados obtidos, existem efetivamente vantagens que as empresas podem retirar ao conhecer as competências que os líderes com passado desportivo têm e que são favoráveis à motivação do cliente interno.
- O impacto do marketing estratégico na performance empresarial nas PME em PortugalPublication . Henriques, Luís Tomás Bastos Morais Severo; Mena, RicardoA dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes. As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas. Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão. Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.
- O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtilPublication . Pinheiro, Joana Francisca Teixeira; Nogueira, MafaldaO aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque.
- Plano de marketing estratégico para a empresa Axon StudioPublication . Moura, Raquel Gonçalves Lopes de; Ferreira, MafaldaNa sequência do Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM Porto, para conclusão do mesmo, foi realizado o presente projeto profissional com o tema “Plano de Marketing Estratégico para a empresa Axon Studio” pela ligação da autora à própria empresa. A empresa Axon Studio, fundada em 2017 (atualmente com 5 anos) vivenciou profissionalmente durante a pandemia Covid-19 na qual se criaram novos hábitos de consumo que impactarão o futuro (Sapo, 2020 e INE, 2020), bem como o aumento da transformação digital das empresas (McKinsey e Company, 2020). Foram várias as estratégias de posicionamento derivadas da pandemia (Bradley et al., 2020) e este é o momento para a Axon Studio se solidificar num mundo pós-pandemia Covid-19 e agir de forma estratégica. Este projeto analisa e aborda pormenorizadamente a envolvência da empresa perante fatores internos e externos, e dessa forma são apresentadas novas estratégias de marketing interno e externo para impulsionar o sucesso da Axon Studio.
- Impacto da imagem do país de origem : Um estudo sobre perceção e intenção dos consumidores de países lusófonos sobre produtos made in PortugalPublication . Constante, Miguel Lopes; Salomão, MiriamNum mercado global e cada vez mais competitivo, a imagem projetada por um país impacta a procura de produtos dessa mesma origem. É da análise de tal influência que surge o conceito country of origin e country image. A partir da recensão bibliográfica, foi construída a base de investigação centrada no seguinte tema: o impacto da imagem de Portugal na perceção da qualidade, na intenção de compra e na disposição a pagar dos produtos portugueses por parte de consumidores de países lusófonos. Também foi analisado o efeito moderador da afinidade por Portugal desses consumidores nas variáveis anteriores. Tais dimensões foram estudadas através dos resultados da aplicação de um questionário ao qual se obteve um total de 314 respostas válidas dos dois grupos de consumidores, angolanos e brasileiros. Para a análise dos dados, recorreu-se à Modelagem de Equações Estruturais (SEM) realizada no programa estatístico SmartPls3, que revelou que os resultados deste estudo foram aceites em termos de confiabilidade e parcialmente aceites em termos de validade discriminante. Os resultados obtidos indicaram que a imagem do país teve um impacto positivo na qualidade percebida dos produtos portugueses e na disposição a pagar pelos mesmos. Quanto à intenção de compra e ao efeito moderador da afinidade, os resultados foram variando conforme a nacionalidade do consumidor e o produto avaliado. Deste modo, a presente investigação permitiu fornecer mais informação aos agentes de decisão das instituições públicas e privadas portuguesas, salientando a importância da promoção da imagem de Portugal como um ativo de valor para o crescimento económico do país.
- “Conhecimento, atitudes e adesão do consumidor à dieta mediterrânica”: Estudo de caso aplicado à marca juliana, promovida pelo pingo docePublication . Fonseca, André de Oliveira; Nogueira, MafaldaObjetivo- Este estudo pretendeu analisar o impacto do nível de conhecimento de Dieta Mediterrânica nas atitudes do consumidor face à compra de produtos e na adesão a este padrão alimentar. Metodologia- Estudo de natureza quantitativa com recurso a uma amostragem probabilística aleatória, com foco nos clientes do Pingo Doce aderentes ao programa de fidelização Cartão Poupa Mais. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online enviado através de uma newsletter para os clientes, permitindo obter uma amostra válida de 385 inquiridos. De igual importância, destaca-se também a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções do consumir relativamente à definição de Dieta Mediterrânica e aos produtos que lhe associa. Resultados e principais conclusões- Do modelo teórico testado, verificou-se que os três tipos de conhecimento- Nutricional, Prático e das recomendações oficiais da DGS explicam 70,4% das atitudes face à compra de produtos inseridos no padrão alimentar mediterrânico e que indivíduos do sexo feminino apresentam melhores resultados relativamente ao conhecimento e atitudes face à compra. Em termos qualitativos, apurou-se que a amostra analisada demostra conhecer a definição de Dieta Mediterrânica e os seus principais produtos. Originalidade/Valor- Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico e prático, através da proposta de um modelo nunca antes estudado na temática da Dieta Mediterrânica. Limitações- Não foi possível fazer uma comparação sustentada uma vez que não foram identificados estudos que abordaram especificamente as temáticas presentes nesta investigação, bem como a utilização de uma amostra relativamente pequena.