Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
752.57 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A dissertação desenvolvida visa aprofundar o conhecimento acerca do marketing estratégico e do seu impacto na performance empresarial nas empresas. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, as empresas adaptaram a sua estratégia e passaram a colocar o consumidor no foco dos seus objetivos e processos, com o objetivo de valorizar e fidelizar os clientes.
As competências das empresas, aliadas aos seus recursos financeiros e humanos, são vistas como fatores chave para que uma empresa tenha sucesso e que se desenvolva constantemente.
Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto das variáveis orientações para o mercado, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance das empresas.
Para tal, foram realizadas entrevistas a oito gestores de empresas de diversos setores e também uma entrevista a um professor universitário de Marketing, de forma a termos a perspetiva académica da questão.
Concluímos que todas as determinantes de performance têm impacto na performance empresarial dos entrevistados, embora em algum, esse impacto seja mais evidente.
Description
Keywords
Performance empresarial Vantagem competitiva Orientação para o mercado Orientação para a inovação Capacidades de marketing Marketing estratégico