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Abstract(s)
Num mercado global e cada vez mais competitivo, a imagem projetada por um país impacta a procura de produtos dessa mesma origem. É da análise de tal influência que surge o conceito country of origin e country image. A partir da recensão bibliográfica, foi construída a base de investigação centrada no seguinte tema: o impacto da imagem de Portugal na perceção da qualidade, na intenção de compra e na disposição a pagar dos produtos portugueses por parte de consumidores de países lusófonos. Também foi analisado o efeito moderador da afinidade por Portugal desses consumidores nas variáveis anteriores.
Tais dimensões foram estudadas através dos resultados da aplicação de um questionário ao qual se obteve um total de 314 respostas válidas dos dois grupos de consumidores, angolanos e brasileiros. Para a análise dos dados, recorreu-se à Modelagem de Equações Estruturais (SEM) realizada no programa estatístico SmartPls3, que revelou que os resultados deste estudo foram aceites em termos de confiabilidade e parcialmente aceites em termos de validade discriminante.
Os resultados obtidos indicaram que a imagem do país teve um impacto positivo na qualidade percebida dos produtos portugueses e na disposição a pagar pelos mesmos. Quanto à intenção de compra e ao efeito moderador da afinidade, os resultados foram variando conforme a nacionalidade do consumidor e o produto avaliado.
Deste modo, a presente investigação permitiu fornecer mais informação aos agentes de decisão das instituições públicas e privadas portuguesas, salientando a importância da promoção da imagem de Portugal como um ativo de valor para o crescimento económico do país.
Description
Keywords
Country of origin Country image Qualidade percebida Intenção de compra Disposição a pagar Vinho Calçado Portugal