Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
São conhecidos muitos benefícios do desporto para a saúde e imensos são os estudos sobre a satisfação dos clientes internos. No entanto, acerca dos benefícios que o desporto pode trazer para as empresas e para a satisfação dos clientes internos, muito pouco se conhece.
Assim, com esta investigação procura-se identificar as competências adquiridas no desporto pelo líder e analisar a sua influência na satisfação dos clientes internos no trabalho.
Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa. Dessa forma, conseguiu-se obter a opinião dos líderes em entrevistas e medindo a opinião dos liderados num questionário. De modo a ter termo de comparação e reconhecer as devidas diferenças, foram utilizados dois clusters – um de participantes com líderes com passado desportivo e outro de inquiridos com líderes sem percurso desportivo.
De acordo com os resultados obtidos, existem efetivamente vantagens que as empresas podem retirar ao conhecer as competências que os líderes com passado desportivo têm e que são favoráveis à motivação do cliente interno.
Description
Keywords
Marketing interno Liderança Satisfação do cliente interno Competências adquiridas no desporto