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Advisor(s)
Abstract(s)
O aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de
processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam
necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos,
quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em
constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis
de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as
empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável
passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser
considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o
facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica,
necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo
tema que a presente dissertação se debruça.
O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos
entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and
Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos
para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos
relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e
compromisso no relacionamento das empresas em estudo.
Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa
certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e
quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias
relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e
conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as
dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso.
Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade
certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais
desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders
e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para
além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação
futura que merecem particular destaque.
Description
Keywords
B2B Certificação têxtil Compromisso Comunicação Confiança IMP Group Indústria Têxtil Relacionamento