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Authors
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Abstract(s)
Objetivo- Este estudo pretendeu analisar o impacto do nível de conhecimento de Dieta Mediterrânica nas atitudes do consumidor face à compra de produtos e na adesão a este padrão alimentar.
Metodologia- Estudo de natureza quantitativa com recurso a uma amostragem probabilística aleatória, com foco nos clientes do Pingo Doce aderentes ao programa de fidelização Cartão Poupa Mais. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online enviado através de uma newsletter para os clientes, permitindo obter uma amostra válida de 385 inquiridos. De igual importância, destaca-se também a análise temática de conteúdo que permitiu reconhecer as perceções do consumir relativamente à definição de Dieta Mediterrânica e aos produtos que lhe associa.
Resultados e principais conclusões- Do modelo teórico testado, verificou-se que os três tipos de conhecimento- Nutricional, Prático e das recomendações oficiais da DGS explicam 70,4% das atitudes face à compra de produtos inseridos no padrão alimentar mediterrânico e que indivíduos do sexo feminino apresentam melhores resultados relativamente ao conhecimento e atitudes face à compra. Em termos qualitativos, apurou-se que a amostra analisada demostra conhecer a definição de Dieta Mediterrânica e os seus principais produtos.
Originalidade/Valor- Esta investigação permitiu a identificação de contributos importantes, ao nível teórico e prático, através da proposta de um modelo nunca antes estudado na temática da Dieta Mediterrânica.
Limitações- Não foi possível fazer uma comparação sustentada uma vez que não foram identificados estudos que abordaram especificamente as temáticas presentes nesta investigação, bem como a utilização de uma amostra relativamente pequena.
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Keywords
Dieta mediterrânica Literacia alimentar Atitudes do consumidor
