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- Como desenvolver relacionamentos através do canal digital com clientes do sector de seguros em PortugalPublication . Sousa, Maria; Reis, RaquelEste estudo tem como objetivo uma melhor compreensão dos relacionamentos entre clientes de seguros e seguradoras através do canal digital, e vem dar um contributo quer a nível académico quer a nível empresarial. A nível académico apresenta-se como inovador pois relaciona as três áreas em simultâneo: marketing relacional, marketing digital, e atividade seguradora. A nível empresarial permite compreender as perceções e opiniões dos clientes de seguros, no mercado português, sobre as relações no canal digital. Os resultados da investigação sugerem a necessidade por parte das seguradoras de apostarem numa estratégia de marketing de relacionamento por forma a melhor satisfazer, reter e fidelizar os seus clientes, e em simultâneo desenvolverem estratégias digitais suficientemente diferenciadoras e apelativas que incentivem o cliente a ser “seguidor” habitual das suas plataformas digitais e a manter uma comunicação regular e bidirecional.
- O marketing de dentro para fora: boas práticas relacionadas com o cliente internoPublication . Silva, Maria; Reis, RaquelO presente trabalho tem como objectivo melhorar o nosso entendimento acerca do marketing interno, procurando perceber o que são boas práticas laborais dentro desse contexto. Procuramos perceber quais são as práticas atuais, o que no dizem os estudos sobre as mesmas e de que forma os trabalhadores as percepcionam. Assim, o primeiro passo foi conhecer a ciência experimental publicada sobre a temática, que resumimos no início do trabalho. Com esta base, foi possível determinar categorias consideradas relevantes, que serviram de base para a fase seguinte – a parte experimental do estudo. As opções metodológicas, uma pesquisa qualitativa com base em nove entrevistas semi-estruturadas cujos foram tratados recorrendo á metodologia da análise de conteúdo, encontram-se descritas e devidamente fundamentadas no respectivo capítulo. Segue-se a apresentação e discussão dos resultados considerados relevantes, os quais serviram de fundamento para as recomendações finais para a prática empresarial.
- O investimento em capital humano e o retorno para as empresasPublication . Durães, MariaEste trabalho tem como objetivo o conhecimento atual do valor que as empresas portuguesas dão ao seu capital humano. Perceber se de facto existe uma preocupação de investimento no seu capital humano e de que forma é feita a análise do seu retorno. Após a revisão da literatura, reconhece-se a necessidade de investigar o investimento e avaliação que as empresas fazem ao capital humano e até que ponto isso faz parte da sua estratégia. Através dos dados recolhidos em oito entrevistas exploratórias foi possível concluir que as empresas independentemente do número de colaboradores e do setor de atividade, investem de uma forma clara no capital humano para terem sucesso, manterem um crescimento sustentado e serem diferenciadoras. A entrevista final a um especialista veio confirmar que o investimento em capital humano tem vindo a ser uma prioridade crescente das empresas para fazerem face aos desafios e às mudanças que estão a ocorrer, sendo fundamental que as pessoas conheçam a estratégia das empresas. As principais conclusões indicam que são as pessoas que fazem a diferença, pessoas satisfeitas, motivadas e felizes contagiam externamente. A forma de medir o investimento vs retorno é mais o “sentir”, vê-se pela atitude e pela maneira de estar das pessoas na empresa, pelo sorriso e pela forma como as mesmas se envolvem com a dinâmica da empresa. São também apresentados os principais contributos e limitações do estudo, bem como perspetivas para pesquisas futuras.
- Blogs de moda e comportamento de compra: círculo vicioso ou virtuoso?Publication . Carvalho, André; Queiroga, Ana PaulaCom foco nos blogs de moda, este estudo tem como objetivo identificar a relação existente entre blogs de moda e o comportamento de compra do consumidor português de vestuário. Através da aplicação de um questionário a 498 indivíduos, foi possível percebe que, na realidade, os blogs de moda apresentam uma influência significativa nas intenções de compra dos leitores até porque, muitos deles, utilizam este tipo de blogs como fonte de informação pré-compra. Para além disso, concluiu-se que as principais motivações para a leitura de blogs de moda são a utilização dos mesmos como fonte de informação e/ou inspiração. Para além disso, procedeu-se à realização de entrevistas que reforçaram os resultados dos dados recolhidos no questionário e permitiram perceber que os posts desenvolvidos por bloggers são mais confiáveis e influenciam mais as intenções de compra dos leitores, em comparação com os banners. A presente investigação - que abrange pela primeira vez o mercado português ‐ verifica que o caso português está em consonância com o dos outros países estudados. Ao mesmo tempo, o estudo realizado evidencia o peso que os blogs de moda apresentam nas intenções de compra dos indivíduos - 60% admite que este tipo de blogs influencia as suas intenções de compra. Uma das limitações identificada neste estudo é o número limitado de variáveis
- A satisfação dos clientes da âmbar na base do sucesso a médio e longo prazoPublication . Fernandes, Gabriel; Queiroga, Ana PaulaO Marketing Relacional hoje em dia é imprescindível para qualquer tipo de empresa, para que esta tenha sucesso e consiga ultrapassar a atual conjuntura económica. É importante que os clientes conheçam bem realidade da empresa, as suas verdadeiras necessidades e motivações e por outro lado integrar o cliente na estratégia da empresa. Desta forma conseguirão um grau de satisfação mais bem conseguido assim como a sua fidelização. A presente dissertação tem como objetivo conhecer os clientes da Ambar, suas necessidades e grau de satisfação. Os resultados mostram que é importante apostar na melhoria do marketing mix, em especial no produto, distribuição e pessoas, bem como na comunicação e relações com os colaboradores, nomeadamente os comerciais e clientes. Estes aspetos afiguram‑se essenciais para garantir a recuperação da Ambar de forma sustentável no médio e longo prazo.
- A influência das redes sociais no marketing relacional: as PME´s em PortugalPublication . Ribeiro, Nuno; Reis, RaquelEste trabalho de investigação tem como domínio o marketing relacional, e o foco nas redes sociais. Tem como objetivo “avaliar se as redes sociais influenciam as relações entre empresa e cliente”, assim como outros objetivos específicos. Com o objetivo de centralizar o problema de investigação, o qual seria muito vasto, irá apenas ser estudado nas pequenas e médias empresas em Portugal. Assim a revisão da literatura engloba os seguintes temas: o marketing relacional; as redes sociais e as PME´s. O estudo foi elaborado com base nos métodos qualitativos, onde a amostra foi não probabilística e propositada, a partir de 10 entrevistas semi-estruturadas a 10 responsáveis das redes sociais de pequenas e médias empresas. O estudo é essencial para perceber de que forma este avanço tecnológico, que envolve milhões de usuários, poderá ser aproveitado pelas empresas, de forma a estar em contato com o seu cliente 24 horas por dia. A importância de perceber mais rapidamente as necessidades do mesmo também é relevante e leva a empresa a puder por em prática todas as respostas no menor espaço de tempo possível. Um relacionamento a longo prazo poderá depender da forma como as empresas abordam as redes sociais da atualidade.
- A geração Y e o vinho: uma abordagem comparativa com outras bebidas alcoólicasPublication . Teles, Mariana; Queiroga, Ana PaulaO objetivo desta investigação é perceber os hábitos de consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas da Geração Y do Norte de Portugal, bem como a perceção e impacto que a publicidade da indústria do vinho e de outras bebidas alcoólicas tem sobre estes consumidores. A investigação é feita em torno dos dados obtidos num questionário online, de onde se extraiu uma amostra de 327 respostas válidas. O instrumento de pesquisa desenhou-se com base em pesquisas anteriores e de acordo com dados relevantes sobre a temática em questão. Foi ainda validado por um profissional do setor, que conferiu a sua aplicabilidade à realidade do mercado. Os resultados demonstram que a Geração Y apresenta uma frequência de consumo de bebidas alcoólicas moderada, existindo uma ligeira prevalência do vinho enquanto bebida mais consumida, logo seguido da cerveja. A idade é um fator de influência no tipo de bebida mais consumida. O vinho é a bebida predileta para consumir em casa, em casa de amigos, às refeições e com família, traduzindo uma imagem de consumo mais tradicionalista. Por sua vez, a cerveja apresenta-se como a melhor alternativa para consumir com amigos, fora das refeições e em esplanadas, cafés e restaurantes. Já para consumir em bares e discotecas, as bebidas brancas são a opção mais usual para esta geração. Considerando a publicidade a bebidas alcoólicas, o setor do vinho evidencia uma fraca notoriedade para este consumidor, ao contrário do que acontece com o setor da cerveja, onde a Super Bock e a Sagres se apresentam como os players principais na criação e promoção da publicidade mais impactante e interessante. Conclui-se que esta é uma geração fundamental para o crescimento do setor dos vinhos, sendo por isso fundamental ir ao encontro das suas necessidades e expectativas.