Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo o conhecimento atual do valor que as empresas portuguesas dão ao seu capital humano. Perceber se de facto existe uma preocupação de investimento no seu capital humano e de que forma é feita a análise do seu retorno. Após a revisão da literatura, reconhece-se a necessidade de investigar o investimento e avaliação que as empresas fazem ao capital humano e até que ponto isso faz parte da sua estratégia. Através dos dados recolhidos em oito entrevistas exploratórias foi possível concluir que as empresas independentemente do número de colaboradores e do setor de atividade, investem de uma forma clara no capital humano para terem sucesso, manterem um crescimento sustentado e serem diferenciadoras. A entrevista final a um especialista veio confirmar que o investimento em capital humano tem vindo a ser uma prioridade crescente das empresas para fazerem face aos desafios e às mudanças que estão a ocorrer, sendo fundamental que as pessoas conheçam a estratégia das empresas.
As principais conclusões indicam que são as pessoas que fazem a diferença, pessoas satisfeitas, motivadas e felizes contagiam externamente. A forma de medir o investimento vs retorno é mais o “sentir”, vê-se pela atitude e pela maneira de estar das pessoas na empresa, pelo sorriso e pela forma como as mesmas se envolvem com a dinâmica da empresa.
São também apresentados os principais contributos e limitações do estudo, bem como perspetivas para pesquisas futuras.
Description
Keywords
Marketing interno Capital humano