Repository logo
 
Publication

O investimento em capital humano e o retorno para as empresas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.authorDurães, Maria
dc.date.accessioned2016-05-02T17:56:44Z
dc.date.available2016-10-01T00:30:10Z
dc.date.issued2015-09-07
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo o conhecimento atual do valor que as empresas portuguesas dão ao seu capital humano. Perceber se de facto existe uma preocupação de investimento no seu capital humano e de que forma é feita a análise do seu retorno. Após a revisão da literatura, reconhece-se a necessidade de investigar o investimento e avaliação que as empresas fazem ao capital humano e até que ponto isso faz parte da sua estratégia. Através dos dados recolhidos em oito entrevistas exploratórias foi possível concluir que as empresas independentemente do número de colaboradores e do setor de atividade, investem de uma forma clara no capital humano para terem sucesso, manterem um crescimento sustentado e serem diferenciadoras. A entrevista final a um especialista veio confirmar que o investimento em capital humano tem vindo a ser uma prioridade crescente das empresas para fazerem face aos desafios e às mudanças que estão a ocorrer, sendo fundamental que as pessoas conheçam a estratégia das empresas. As principais conclusões indicam que são as pessoas que fazem a diferença, pessoas satisfeitas, motivadas e felizes contagiam externamente. A forma de medir o investimento vs retorno é mais o “sentir”, vê-se pela atitude e pela maneira de estar das pessoas na empresa, pelo sorriso e pela forma como as mesmas se envolvem com a dinâmica da empresa. São também apresentados os principais contributos e limitações do estudo, bem como perspetivas para pesquisas futuras.pt_PT
dc.identifier.tid201137780pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13448
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectCapital humanopt_PT
dc.titleO investimento em capital humano e o retorno para as empresaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
maria_duraes.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: