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O objetivo desta investigação é perceber os hábitos de consumo de vinho e de outras bebidas alcoólicas da Geração Y do Norte de Portugal, bem como a perceção e impacto que a publicidade da indústria do vinho e de outras bebidas alcoólicas tem sobre estes consumidores.
A investigação é feita em torno dos dados obtidos num questionário online, de onde se extraiu uma amostra de 327 respostas válidas. O instrumento de pesquisa desenhou-se com base em pesquisas anteriores e de acordo com dados relevantes sobre a temática em questão. Foi ainda validado por um profissional do setor, que conferiu a sua aplicabilidade à realidade do mercado.
Os resultados demonstram que a Geração Y apresenta uma frequência de consumo de bebidas alcoólicas moderada, existindo uma ligeira prevalência do vinho enquanto bebida mais consumida, logo seguido da cerveja. A idade é um fator de influência no tipo de bebida mais consumida.
O vinho é a bebida predileta para consumir em casa, em casa de amigos, às refeições e com família, traduzindo uma imagem de consumo mais tradicionalista. Por sua vez, a cerveja apresenta-se como a melhor alternativa para consumir com amigos, fora das refeições e em esplanadas, cafés e restaurantes. Já para consumir em bares e discotecas, as bebidas brancas são a opção mais usual para esta geração.
Considerando a publicidade a bebidas alcoólicas, o setor do vinho evidencia uma fraca notoriedade para este consumidor, ao contrário do que acontece com o setor da cerveja, onde a Super Bock e a Sagres se apresentam como os players principais na criação e promoção da publicidade mais impactante e interessante.
Conclui-se que esta é uma geração fundamental para o crescimento do setor dos vinhos, sendo por isso fundamental ir ao encontro das suas necessidades e expectativas.
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Keywords
Geração Y Comportamento do consumo Publicidade Vinho Bebidas alcoólicas