ESEJD - Artigos
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- ICT in early childhood teachers and children in portuguese pre-schoolPublication . Brito, RitaICT (Information and Communication Technologies) have brought a rapid transformation of the economic, political and cultural society in general, known as the Information Society. It is therefore necessary that schools adapts to the changing needs of their students, so not to be left behind in relation to major social changes, failing to adapt is to become obsolete. Several initiatives have been undertaken with the aim of introducing ICT at various levels of education in schools, however there are few studies that relate the results of its introduction especially in kindergartens. This is the starting point of our work; to observe the approach, methods and practices of kindergarten teachers and children in Portugal.
- As TIC no jardim-de-infância: práticas de educadores de infância e crianças portuguesasPublication . Brito, RitaA introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (T IC) na educação pré-escolar portuguesa tem vindo a crescer gradualmente e podemos constatar a sua evolução através da proliferação de páginas de Internet , blogues e plataformas de comunicação, ligadas à introdução das T IC nesta faixa etária de ensino. No entanto, existem poucos estudos que nos refiram as práticas que os educadores de infância realizam para e com as crianças, utilizando as T IC, em Portugal. Este foi o ponto de partida e o objectivo da nossa investigação. Elaborámos um questionário que foi distribuído por educadores de infância de todo o país. Após a recolha e análise de dados, apresentamos os resultados obtidos que espelham as práticas dos educadores de infância e crianças, relativamente à utilização das T IC e do computador em específico, sendo complementadas com conclusões de outros autores e algumas reflexões.
- As TIC em educação pré-escolar portuguesa: atitudes, meios e práticas de educadores e criançasPublication . Brito, RitaPretendemos com este estudo verificar as atitudes, meios e práticas de educadores de infância e das crianças, na utilização do computador no pré-escolar, em Portugal, mais concretamente, saber se os educadores têm computador na sala, que tipo de actividades realizam com o mesmo para/com as crianças e que evoluções, em relação às crianças, constatam. Para responder às nossas questões, construímos um questionário que foi enviado por correio electrónico a educadores de todo o país. Após recolha e análise de dados, apresentamos as nossas conclusões e elaboramos algumas reflexões.
- TIC, educadores de infância e crianças : meios e práticas em PortugalPublication . Brito, RitaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem das crianças na escola, e particularmente no pré-escolar. Em Portugal vários projectos têm sido implementados com o objectivo de inserir as tecnologias na educação, no entanto pouco tem sido o retorno que esses programas têm proporcionado, relativamente à descrição e análise dos processos efectivos da integração das tecnologias na escola e no pré-escolar. Neste sentido, elaborámos um questionário com o objectivo de verificar as atitudes, meios e práticas de educadores de infância com as TIC, principalmente com o computador. Como triangulação de dados efectuámos observações em dois jardins-de-infância. Por fim apresentamos a análise dos dados recolhidos no estudo e algumas reflexões.
- Actividades de crianças do pré-escolar e educadores de infância com o computador em portugalPublication . Brito, RitaMuito se tem escrito hoje sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola e diversas pesquisas têm vindo a demonstrar a importância da familiarização da criança desta idade com a tecnologia, quer porque esta faz parte inquestionável do mundo que a rodeia, quer pela relevância educativa das experiências que lhe pode proporcionar. No entanto existem muito poucos estudos que nos descrevam e analisem processos efectivos de integração da tecnologia na Escola em geral, e ao nível da educação Pré-Escolar em particular. Este foi o ponto de partida da nossa investigação, verificar as práticas de crianças e Educadores de Infância com as TIC, mais especificamente o computador, em Portugal. Elaborámos um questionário que foi enviado, via correio electrónico, para Educadores de Infância de todo o país e como forma de triangulação de dados foram realizadas observações em dois jardins-de-infância, mais concretamente nas aulas de informática das crianças do pré-escolar. Terminamos com conclusões baseadas nos dados recolhidos e algumas considerações finais sobre o tema.
- Um olhar sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido da Web 2.0 nas suas práticas profissionaisPublication . Cruz, Elisabete; Brito, RitaEste trabalho, de natureza exploratória, visa aprofundar o conhecimento sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido dos serviços Web 2.0 nas suas práticas profissionais. Com esta intenção, foi desenvolvida uma grelha de observação e de registo dos conteúdos disponibilizados, essencialmente, pelos educadores em ambientes online suportados por blogs. Delimitando o estudo a uma amostra de dez casos, a análise foi focada em três vertentes: i) no modo como os educadores se caracterizam face aos outros; ii) nos propósitos subjacentes à utilização destes serviços; e iii) nos processos de interacção social existentes. Apesar das limitações inerentes a um estudo desta natureza, os resultados indicam que os educadores de infância tendem: i) a ser prudentes em relação à partilha de informações de natureza pessoal e profissional; ii) a partilhar ideias, vivências e práticas profissionais; e iii) a valorizar a conexão entre vários membros da comunidade educativa.
- A funcionalidade da linguagem escrita em educação pré-escolar: um projeto de intervençãoPublication . Ferrão, Ana Carina; Brito, RitaNo processo de aprendizagem da leitura e escrita, a descoberta da funcionalidade da linguagem escrita pela criança é crucial, pois permite-lhe reconhecer a importância da aprendizagem da leitura e escrita. Estando num contexto educativo de Prática Pedagógica onde mais de metade das crianças de uma turma de pré-escolar irá transitar para o 1º Ciclo e verificando-se algumas dificuldades e lacunas no âmbito da linguagem oral e abordagem à escrita, achámos pertinente a realização desta investigação nesta temática. Tendo como questão de partida “Qual o contributo de um projeto de intervenção pedagógica na vertente - funcionalidade da linguagem escrita, no pré-escolar?”, foram implementadas várias atividades numa sala de jardim-de-Infância no distrito de Lisboa, com o intuito de promover a interiorização das finalidades da escrita, de modo a contribuir para a formação do projeto pessoal de leitor/escritor. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, baseando-se no paradigma interpretativo e descritivo. Optámos pelo desenho de um projeto de Investigação- Ação (IA), dado que esta abordagem permite determinar problemas diagnosticados em contextos específicos. Como ferramentas de recolha de dados foram utilizadas gravações de vídeo, sendo acompanhadas de um diário de bordo. Os resultados que aqui relatamos reportam-se somente a duas atividades, nomeadamente, Construção de uma página de jornal e O telemóvel gigante. Utilizámos o suporte de escrita Jornal e Lista Telefónica para avaliar os conhecimentos que as crianças tinham acerca dos mesmos. Foram colocadas três questões que visaram a identificação, o conteúdo e a função. Os resultados permitem concluir que as crianças possuem diferentes concepções sobre os suportes de escrita Jornal e Lista Telefónica, que foram evoluindo progressivamente após a implementação das ditas atividades, principalmente no que diz respeito aos conteúdos e funções dos mesmos.
- A implementação de atividades lúdicas para a promoção da aprendizagem cooperativaPublication . Simões, Ana Margarida; Brito, RitaOs valores que aprendemos na nossa infância são os valores que permanecem ao longo da nossa vida. No entanto na sociedade de hoje existe muito individualismo e também perda de bons valores, acabando por serem esquecidos e não transmitidos às crianças. “Os valores não se “ensinam”, mas vivem-se na ação conjunta e nas relações com os outros” (ME, 1997, p.52). Através do valor cooperação pretende-se que as crianças se preocupem e pensem nos outros, comuniquem, partilhem e ajudem-se mutuamente. Todas as crianças que participem em atividades lúdicas adquirem novos conhecimentos e desenvolvem aptidões de forma natural e agradável, desta forma gera-se um forte interesse em aprender. A aprendizagem cooperativa é um método muito eficaz e eficiente, tanto no ensino, como na aprendizagem das crianças. Isto comparado com o ensino tradicional onde a criança tem um papel passivo e com poucas responsabilidades. No jardim-de-infância onde foi realizada a prática pedagógica observou-se que as crianças têm dificuldades em cooperar, ouvir o próximo, aceitar as ideias dos outros e trabalhar em conjunto de forma não conflituosa. Deste modo, foi decidido abordar a cooperação através de atividades lúdicas, incutindo, explorando, desenvolvendo e promovendo este valor e a importância do mesmo. Para isso, foram desenvolvidas cinco atividades com vista à promoção da aprendizagem cooperativa, numa sala de Educação Pré-Escolar com 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Tendo sido os seus resultados bastante satisfatórios e ultrapassando as espectativas com a implementação da última atividade. Foi utilizada uma abordagem qualitativa como forma de recolha de dados, nomeadamente a investigação-ação, tendo sido realizadas grelhas de observação/avaliação, fotografias e entrevista à educadora. O investigador adotou o tipo de observação propriamente dita. As crianças empenharam-se na realização das atividades, adquiriam várias competências sociais e cognitivas, e segundo a educadora o grupo continua a colocar em prática o valor da cooperação. Deste modo, é de considerar que a aplicação do plano de ação possui consequências positivas para as mesmas.
- A abordagem da multiculturalidade em educação pré-escolarPublication . Matos, Ana Rita; Brito, RitaSe olharmos em nosso redor damos conta que a sociedade se transformou numa sociedade multicultural. Esta realidade está presente nas nossas escolas e deu origem a transformações no sistema educativo. A escola multicultural aceita e defende o pluralismo das famílias e das comunidades dos alunos, estruturando-se para acolher crianças de todas as culturas, pressupondo a igualdade de oportunidades para todos. Sendo a Multiculturalidade o tema do Projeto Curricular da escola onde é realizada a minha Prática Pedagógica e tendo crianças em sala cujos pais são de várias nacionalidades, decidi desenvolver mais aprofundadamente esta temática, tendo como objetivo explorar os diferentes tipos de culturas de forma a demonstrar às crianças as diferenças étnicas e culturais que existem entre pessoas e que as devem respeitar. As atividades centraram-se na exploração de todos os continentes, especificando alguns países destes e explorando as suas características, nomeadamente a gastronomia, a língua, a habitação e o vestuário. Este projeto foi desenvolvido numa sala de educação pré-escolar constituída por vinte e duas crianças com idades entre os três e os cinco anos, onde foram realizadas seis atividades. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, do tipo investigação-ação, tendo sido realizadas entrevistas, observações e diário de bordo como métodos de recolha de dados. Para concluir é importante abordar que todos os objetivos inicialmente pedidos foram conseguidos sendo que isso é possível de verificar após as entrevistas direcionadas para a educadora e para as crianças.
- A importância do jogo no ensino da matemáticaPublication . Alves, Raquel; Brito, RitaA Matemática é uma ciência de grande consideração para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade da criança de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia. O educador tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto da mesma e na construção de noções matemáticas, devendo proporcionar múltiplas experiências, apoiando a reflexão das crianças e colocando questões que lhes possibilitem a construção dessas mesmas noções. Para construir essas noções matemáticas e incentivar o gosto pela Matemática a introdução de jogos é fundamental, pois estes permitem que as crianças aprendam a partir dos seus próprios erros e a partir dos erros dos outros, possibilita o respeito pela diversidade, a aprendizagem de novos conteúdos matemáticos sem medo de fracassarem e desenvolve os processos psicológicos básicos necessários à aprendizagem dos conceitos matemáticos como a atenção, concentração, perceção, memória, resolução de problemas, procura de estratégias.. Como tal foram realizados seis jogos a fim de desenvolver nas crianças conteúdos matemáticos, nomeadamente relacionados com o sentido do número e a geometria, embora neste artigo nos focarmos apenas no sentido do número. Estas atividades foram efetuadas numa sala de Educação Pré-Escolar com 13 crianças de 5 anos. Foi utilizada uma abordagem qualitativa como forma de recolha de dados, nomeadamente a investigação-ação, tendo sido utilizadas grelhas de observação com recurso à observação participante, entrevista registo fotográfico e registo audiovisual. Com o presente estudo verificou-se uma evolução nas crianças nas noções matemáticas no que diz respeito ao sentido do número. Identificou-se um desenvolvimento no reconhecimento dos grafismos dos números, contagem até 10 elementos e execução de cálculo mental (em operações de adição e subtração). Atividades como os jogos são essenciais para permitir uma aprendizagem lúdica e interativa do domínio da matemática.