ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração
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O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), em Aveiro, constituído em 1989, é um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado, não integrado, reconhecido através da Portaria 931/90, de 02 de outubro.
Todas as ofertas formativas do ISCIA são devidamente reconhecidas, homologadas, acreditadas, pelas respetivas entidades tutelares:
- os cursos superiores de 1º ciclo (licenciaturas) e de 2º ciclo (mestrados), estão reconhecidos e homologados pelo Ministério da Educação e Ciência e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES);
- os cursos de especialização na área educativa – Departamento de Psicologia e Educação (PSIED) – estão acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC);
- outros cursos de especialização são certificados ou em processo de certificação por outros organismos como, na área das atividades marítimas, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), e, na área da segurança e higiene, pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).
- Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – criados a partir do DL 43/2014, de 18 de março, foram lançados em 2015-2016.
O ISCIA dispõe de um conjunto de infraestruturas de apoio às suas atividades educativas e de investigação que permitem que responda, não só a elevados critérios de qualidade de ensino, como também, de conforto, acessibilidade e flexibilidade.
No âmbito da sua atividade, o ISCIA promove continuamente seminários, conferências e workshops, a grande maioria gratuitos que são sempre abertos ao público em geral que tenha interesse em participar no debate de temáticas que afetam a sociedade.
Para promover a Igualdade de Oportunidades, o ISCIA oferece um computador portátil a todos os alunos que se matriculam no 1º ano num Curso Técnico Superior e Profissional (CTeSP) ou numa Licenciatura.
O ISCIA apoia alunos que demonstrem carência económica nas refeições escolares e na aquisição de material didático.
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- Porto do Amboim em Porto Amboim Um olhar estratégico para o mar e para a terraPublication . Eusébio, António; Martins, EduardoSabemos que o transporte marítimo (cabotagem e longo curso) é, ao mesmo tempo, indutor e resultado da mundialização do capital e do desenvolvimento económico, além de ser fundamental para a circulação e mobilidade geográfica das mercadorias e do capital. A atividade portuária apresenta-se pois como uma das mais influentes na estrutura económica de Angola. O porto de Amboim em particular contribui e reforça, claramente, essa dinâmica. Neste sentido, ao debruçarmo-nos sobre esta infraestrutura estratégica e fundamental para a Angola, pensaremos em Amboim numa perspetiva nacional e mundial. E porquê? Porque o sector portuário mundial está a passar por alterações profundas, designadamente ao nível da respetiva dimensão e do modo de funcionamento. As mudanças devem-se sobretudo à implementação de diferentes modelos de gestão e administração. Não obstante, para o transporte marítimo, continua a ser essencial o do costume: o meio físico (mar/oceano), o planeamento setorial, os investimentos em infraestruturas e as estratégias logísticas das empresas. Serve pois este estudo para perceber essa dinâmica em Porto Amboim e para refletir sobre os desafios que se colocam à gestão portuária em geral. Veremos se as alterações a que o porto de Amboim está a ser sujeito estão a ser decisivas para a melhoria, tanto da infraestrutura em particular, como do sector em geral, ou, pelo contrário, se afiguram insuficientes quando comparadas com portos de referência mundiais, ao nível da dimensão, dinamismo e eficiência económicos, financeiros, sociais e estratégicos.
- DESAFIOS DE SEGURANÇA E AMBIENTE NAS ÁREAS PORTUÁRIASPublication . Campos, Cristina; Martins, EduardoNo atual contexto da globalização e das trocas comerciais a nível mundial, associado ao fenómeno da terceirização de serviços, verifica-se que as administrações portuárias têm sofrido alterações do modelo de governo e transferido funções para concessões, licenças, prestadores de serviços, etc, passando assumir novos papéis. Estas alterações originam um acréscimo significativo de entidades que actuam nas áreas portuárias, paralelamente com o universo alargado de entidades públicas, armadores, serviços à carga e ao navio, entre outros. A complexidade do número de intervenientes e das operações portuárias suscita desafios acrescidos, no que concerne aos aspetos ambientais e riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. O interesse crescente das partes interessadas, e a tomada de consciência das entidades do porto pela relevância das questões ambientais e de segurança, leva à inclusão de indicadores ambientais e de segurança nos modelos de gestão e sua comunicação externa. Este estudo visa descrever conceitos associados aos portos, ambiente e segurança, especificar os indicadores mais relevantes utilizados e suas caraterísticas - em termos de informação de base, meio ambiente e segurança nos portos - avaliando comparativamente a informação de várias entidades. O estudo pretende ainda apresentar boas práticas portuárias e referir oportunidades de melhoria.
- A Pirataria no Golfo da Guiné numa Perspetiva Comportamental e EspacialPublication . Silva, Filomeno; Silvestre, ManuelO presente trabalho de investigação centra-se no estudo dos aspetos e relação comportamental-espacial dos fenómenos associados ao roubo e pirataria marítima no Golfo da Guiné (GoG). Não existem estudos concretos sobre esta temática que tem uma relevância atual significativa pelo impacto que este fenómeno produz no comércio marítimo e nos países da região. Pretendeu-se perceber as relações comportamentais e espaciais do fenómeno de pirataria e roubo marítimo na região do Golfo da Guiné de modo a permitir aos Estados da região e a todos os atores que operam nesse espaço possam entender melhor os modos de ação praticados na região para poderem desenhar políticas e processos para os contrariar. O presente trabalho de investigação foi desenvolvido com base na metodologia preconizada por Raymond Quivy e Luc Van Compenhoudt centrada nos sete passos para a investigação na área das ciências sociais, que permitiram definir as questões derivadas, as hipóteses e concomitantemente o modelo de análise, após uma exaustiva revisão de literatura sobre o fenómeno em estudo. Neste âmbito foram analisados os dados existentes, e confirmados, de ataques entre 8-1-2008 e 4-11-2014 pela International Maritime Agency das Nações Unidas. Estes dados foram tratados e processados com meta-classificadores numa base de dados do ISCIA – Observatório de Segurança Marítima, que serviu de suporte à análise efetuada. Estabeleceu-se ainda, neste estudo, uma análise comparativa com fenómenos semelhantes ocorridos noutras regiões do globo tentando obter-se uma sequência de causa efeito na perspetiva comportamental e espacial.O Estudo chegou a conclusões sólidas sobre três tipologias de ataques na região relacionados com a ocorrência em domínios específicos do espaço do GoG: roubo de pertences do navio/tripulações; tomada de reféns para obtenção de resgate, ou proteção dos atacantes; e por último o roubo de combustíveis. Esta tipologia de fenómenos está associada aos portos e ancoradouros no primeiro caso e à Nigéria, enquanto epicentro, nas duas últimas situações. Também se encontraram possíveis relações com a atividade descrita em abundante literatura sobre a tomada de reféns para financiamento do grupo radical islâmico “Boko Haram”. Existem indícios de um outro modo de ação nas águas territoriais da Nigéria que é um crescente negócio de proteção feito por forças de segurança e armadas deste país.
- Influência do fator humano nos acidentes marítimosPublication . Mendes, Lara; Silvestre, ManuelA minimização de acidentes marítimos requer um trabalho contínuo de gestão de riscos através de uma investigação técnica. As estatísticas realizadas indicam que as causas, na maioria das vezes, advêm do fator humano. O papel de gestão dos riscos deve ser executada por órgãos cujo objetivo principal é apresentar as causas dos acidentes marítimos para, através desta avaliação, criar relatórios e partir da importância, recomendações, que orientam a todos os destinatários que influenciam a segurança marítima.
- JUP – Janela Única Portuária Os portos portugueses na vanguardaPublication . Oliveira, Carlos; Silvestre, ManuelQuando falamos de harmonização de procedimentos e de desburocratização, constatamos que o mundo não pára e os portos portugueses acompanham, e por vezes ultrapassam, o que de melhor se faz no mundo,” Este foi, no meio portuário, o mote da década de noventa do século passado e da primeira década do século XXI. Depois do desenvolvimento isolado de projetos para a criação de Sistemas de Gestão Portuária, os portos portugueses uniram-se, sob a direção da sua Associação de Portos de Portugal e decidiram juntar esforços no sentido de criarem um sistema harmonizado de gestão portuária. Nasceu a JUP-Janela Única Portuária. Ao mesmo tempo o mundo portuário desenvolvia experiências em vários continentes que apontavam para o mesmo objetivo. Se inicialmente não existia contacto entre os vários intervenientes, passou a exigir-se a troca de experiências, facilitando a travessia do deserto e descobrindo muitos oásis. Centrado na experiência portuguesa, este trabalho pretende alargar os horizontes ao mundo da desburocratização e simplificação de procedimentos nos portos, fazendo realçar o futuro que ainda agora começou.
- Sistema Portuário e Segurança Marítima de Timor-Leste: Contexto geopolítico e desafios no século XXIPublication . Gomes, Donaciano; Martins, EduardoPartindo do binómio segurança-desenvolvimento, ou seja, da relação intrínseca e proporcional entre estes elementos fundamentais à concretização dos fins do Estado e da consolidação da soberania e da sua sustentabiliade, esta dissertação procura responder a questões de grande pertinência e actualidade no contexto de tomada de decisão sobre o processo de consolidação do Estado independente de Timor-Leste e do modelo de desenvolvimento. Considera-se que o desenvolvimento de Timor-Leste não poderá ficar circunscrito aos recursos petrolíferos ou à agricultura, ou seja ao modelo de Estado Petrolífero, ou ao modelo de Estado Agrícola. Deve, sim, ser enfatizado o modelo de Estado Marítimo que funciona em complemento e valoriza os modelos referidos anteriormente. Estes factos, aliados à análise do factor permanente que é a geografia, faz com que o mar assuma destaque nesta dissertação e que se reflita na análise e recomendações no sentido da defesa da implementação de um sistema portuário necessário e adequado que consubstancie e maximize os modelos de desenvolvimento num ambiente de estabilidade e segurança, no qual se destaca a importância de conhecer as oportunidades mas também as fragilidades, como por exemplo, ao nível da segurança marítima. O objecto de estudo será tratado a partir de uma abordagem multidisciplinar recorrendo-se a várias disciplinas das ciências sociais, como sendo a ciência política, a geografia, a estratégia, a sociologia, a história e a economia. Assim, procura-se caracterizar o contexto geopolítico do mar de Timor-Leste e os desafios para o futuro que este contém e que se consideram de extrema relevância e actualidade para a consolidação e fortalecimento das políticas públicas do mar no Estado de Timor-Leste.
- Análise da capacidade de movimentação de carga dos portos marítimos portuguesesPublication . Mariano, Sandra; Martins, EduardoOs transportes marítimos representam cerca de 90% do comércio mundial. O atual contexto internacional, complexo e marcado pela globalização, contribui para a emergência de “novas realidades” para os portos portugueses, de caráter global e por vezes de natureza difusa. Exemplos de sucessos além-fronteiras, relativamente à movimentação da carga, não faltam, como é o caso de Ningbo a nível mundial e o caso de Roterdão a nível Europeu. Poder-se-á dizer que, para tornar possível uma melhor capacidade de resposta dos portos portugueses a estas “novas realidades”, num contexto de globalização, estes devem adotar medidas estratégicas. Como via indispensável para enfrentar estes desafios, as administrações portuárias têm de desenvolver mecanismos na área da gestão portuária de forma a adaptar-se a estas novas realidades. No caso de Portugal, a nova ordem obriga a que as administrações portuárias comecem a desenvolver mecanismos de competitividade. Primeiramente, pretende-se com este estudo identificar os portos com maior movimentação de carga a nível Nacional, Europeu e Mundial. Numa segunda etapa, pretende-se correlacionar a movimentação de carga nestas três áreas de estudo com alguns indicadores. Posteriormente pretende-se analisar o comportamento destes indicadores, com vista a identificar o indicador que mais impulsiona o desenvolvimento dos portos a nível Europeu e Mundial e por fim transportar estes resultados para a realidade Nacional. O objetivo deste trabalho consiste em analisar se o porto marítimo de referência português está a utilizar o seu potencial máximo na capacidade de movimentação de carga. A capacidade de pensar o mar está associada à sua compreensão, pelo que se torna indispensável estudar, investigar e difundir os resultados (CAJARABILLE, 2014). Cabe assim ao meio académico levantar referências, criar novas experiências, realizar análises críticas e apresentar alternativas que possam contribuir de forma positiva para o avanço das práticas gerenciais promovendo o desenvolvimento das administrações portuárias.
- Avaliação de Riscos Ocupacionais em Motoristas de Ligeiros de MercadoriasPublication . Antunes, Daniel; Miguel, Alberto SérgioEste estudo debruça-se sobre as questões de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho (HSST) nos transportes de mercadorias em viaturas ligeiras procurando caraterizar e avaliar os riscos desta atividade, sobretudo, devido à carga horária, à ergonomia e à segurança do trabalhador. O presente trabalho tem como objetivo a identificação de perigos e a avaliação de riscos ocupacionais na atividade de transporte de mercadorias em viaturas ligeiras. Pretende-se assim identificar e avaliar os perigos e riscos a que os trabalhadores estão sujeitos, aquando da realização de operações de transporte, carga horária, conforto, higiene e de carga e descarga de materiais. Do resultado desta nova atividade profissional e com o aumento da circulação rodoviária sentiu-se a necessidade de intervir na sinistralidade rodoviária por ser uma questão de importância para a sociedade. O trabalho está assim dividido em três partes. A primeira parte refere-se ao estado da arte onde explicamos o conceito de risco, a sua avaliação, os níveis de riscos e quais as medidas preventivas a adotar. Na segunda parte foi elaborado um inquérito, no qual foram inquiridos trabalhadores que exercem a atividade de motoristas de ligeiros e foram recolhidos dados, como por exemplo, a idade, sexo, escolaridade e de satisfação laboral. A terceira parte foi composta por análise e tratamento de dados onde percebemos a dificuldade e os riscos inerentes à atividade de motorista de ligeiros. Será usado um inquérito por questionário como metodologia adoptada para a obtenção de resultados representativos acerca da população alvo, aplicado a motoristas de ligeiros de mercadorias em estudo. Com este inquérito pretende-se tomar conhecimento dos diferentes tipos de situações que possam criar riscos para os trabalhadores, evitando assim incidentes/acidentes. Através dos dados recolhidos no inquérito verifica-se que a maioria dos trabalhadores inquiridos sente necessidade de mudança. iv Este estudo visa assim identificar e conhecer melhor os interesses dos motoristas de ligeiros de mercadorias. Com os resultados obtidos pretende-se apurar o risco ao qual os condutores de ligeiros de mercadorias enfrentam sempre que estão em trabalho.
- Relatório de Projeto/Estágio na EDP GÁS DistribuiçãoPublication . Jesus, Joaquim Paulo; Miguel, Alberto SérgioO presente relatório/projeto para o Mestrado em Higiene e Segurança Ocupacionais traduz o trabalho realizado na EDP Gás Distribuição. O estágio decorreu em dois departamentos distintos. Inciialmente ocorreu na área de Ambiente e Segurança e, posteriormente, na Direção Técnica - Exploração e Manutenção da Rede de Gás. O estágio curricular permitiu reforçar e colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas unidades curriculares do mestrado, uma vez que se centrou em cinco áreas distintas: Segurança contra incêndios em edifícios; Organização da Emergência; Conceção e Gestão da Formação; Proteção Civil e, por último, Análise de Riscos Ocupacionais. Atendendo à diversidadedas atividades desenvolvidas, o presente relatório será dividido em dois temas: Segurança cpntra Incêndio em Edifícios e Higiene e Segurança Ocupacionais.
- Indústria automóvel: avaliação da exposição dos trabalhadores ao ruídoPublication . Rebelo, Joaquim; Fontes, Tânia