Browsing by Issue Date, starting with "2015-09-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca AmbarPublication . Nogueira, Vânia; Nogueira, MafaldaOs social media desempenham um papel cada vez mais fundamental nacomunicação entre a marca e os seus consumidores. As marcas têm vindo a aumentar a sua presença nas diversas plataformas de social media existentes, no sentido de estreitar o relacionamento com os seus clientes, procurando maximizar as suas ações nas redes sociais. Neste contexto, e a par da crescente importância e poder que o consumidor apresenta, as empresas enfrentam grandes desafios na gestão das suas marcas, sendo importante perceber quais os fatores que afetam o seu valor. Desta forma, o presente estudo analisa a influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca. Mais concretamente, analisa a influência que a perceção dos consumidores das atividades de marketing desenvolvidas pela marca no Facebook e a suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM, têm no brand equity e na intenção de compra da marca. Esta dissertação apresenta um caso de estudo aplicado à marca ambar, presente no mercado da papelaria à mais de 75 anos. Os resultados do estudo realizado junto de 372 seguidores da marca na sua página de Facebook, sugerem que a perceção dos consumidores sobre as atividades de marketing da marca no Facebook influencia positivamente o seu brand equity e a intenção de compra da marca. Relativamente à suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM e sua influência nas variáveis acima descritas, não se identificou qualquer efeito estatisticamente significativo. Tendo em conta estes resultados são apresentadas recomendações futuras para a gestão da marca nos social media.
- O papel do turista internacional que visita o Porto: o caso Douro AzulPublication . Carvalho, Alberta; Nogueira, MafaldaAssim como acontece em outros Países, o turismo assume-se como um sector estratégico prioritário para Portugal, devido à sua capacidade de gerar riqueza e emprego para o País, sendo a atividade que mais contribui para a economia global, aumentando o PIB para 9,5%. O Porto detém uma oferta turística bastante diversificada, tendo-se notado nos últimos tempos um crescimento dos seus indicadores de desempenho do turismo, muito devido ao aumento de chegadas de turistas internacionais e para o qual terão contribuído fenómenos como o termo Low-Cost, que começou por integrar as companhias aéreas e mais tarde se terá alargado em outras atividades do mesmo sector. Todas estas alterações a nível do sector turístico em Portugal e principalmente no Porto, região onde se baseia o nosso estudo, são ferramentas fundamentais para uma melhor compreensão da atual realidade. O tema central deste trabalho baseia-se por isso no turismo do Porto, mais concretamente no turista internacional que visita a cidade e pretende compreender melhor as características deste destino e um pouco das suas novas tendências. Para responder às questões deste estudo, recorremos à pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário junto de uma amostra de turistas. Este trabalho fornece por isso informações com grande relevância para futuras investigações mais aprofundadas sobre o turismo na cidade do Porto, que poderão ser de grande utilidade para as empresas deste sector.
- Marketing alimentar: a influência da embalagem nas escolhas alimentares do consumidor infantilPublication . Lima, Ângela; Gomes, SandraA temática do Marketing Alimentar, direcionado ao consumidor infantil, tem-se assumido como um tema bastante vasto e complexo. Sendo a indústria alimentar caracterizada pelo uso das mais variadas técnicas de marketing direcionadas essencialmente ao consumidor infantil, são ainda poucos os estudos que identificam, de forma assertiva, o objetivo primacial desta investigação: a influência da embalagem nas escolhas alimentares destes “pequenos consumidores”. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o impacto da embalagem no consumo alimentar infantil. A revisão de literatura inicia‐se com a descrição da evolução, e do estado atual do Marketing Alimentar, seguido da descrição e desenvolvimento da criança como consumidora. Após a abordagem teórica, pretendeu‐se responder aos objetivos propostos, através de uma metodologia qualitativa, exploratória e apoiada no método grounded theory, através da técnica focus group. Como tal, foram efetuados quatro focus groups com 24 crianças entre os 5 e 9 anos de idade, de forma a entender a diferença do impacto da embalagem entre crianças alfabetizadas e não alfabetizadas. Os resultados obtidos permitiram perceber que as crianças efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, sabendo o que podem pedir e quando, excepto se os produtos estiverem associados às suas personagens ou heróis preferidos. Além disso, as crianças têm, desde cedo, uma opinião formada sobre os produtos existentes no mercado, mesmo que não conheçam o seu sabor. No entanto, quando os produtos são desconhecidos, quer no aspecto, quer no palato, as crianças alfabetizadas usufruem da informação da embalagem, gerando resposta imediata sobre se o querem ou não provar ou adquirir, enquanto que as crianças que não sabem ler poderão dar oportunidade ao produto, dependendo apenas do aspeto visual da embalagem.
- Os elementos atrativos da publicidade alimentar dirigida a criançasPublication . Silvia, Cátia; Gomes, Sandra; Nogueira, MafaldaA obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do Século XXI. Esta situação é agravada pelas taxas de prevalência de obesidade e pelo excesso de peso, que estão a aumentar rapidamente entre as crianças. São apontados diversos fatores como justificação para estes aumentos como, a sedentariedade, a falta de atividade física e as más escolhas alimentares. O tempo passado em frente à televisão, também assume uma quota-parte de culpa, uma vez que os produtos alimentares mais divulgados nos anúncios televisivos devem ser ingeridos de forma moderada. Nesta investigação o fator em foco é a televisão. Mais especificamente, pretende-se analisar os elementos atrativos utilizados nos anúncios televisivos, emitidos durante os intervalos de programas destinados a crianças. Os elementos atrativos em estudo são: celebridades, crianças, personagens, animais, embalagens, brindes, humor, música animada e dança. De forma a atingir esse objetivo procedeu-se à recolha de dados através da análise de conteúdos e de um questionário. A análise de conteúdos permitiu apurar quais as marcas e produtos divulgados, bem como a sua frequência, durante os intervalos comerciais. Identificou-se, ainda, um novo elemento que não tinha sido registado na Revisão de Literatura. Já o questionário permitiu que as crianças avaliassem os elementos e, que nomeassem, de forma espontânea, marcas ou produtos alimentares que recordam de ver na televisão. Apesar de existirem outros meios através dos quais os profissionais de Marketing Alimentar comunicam com as crianças, a Televisão continua a ser o meio preferido destes. Assim, é relevante analisar a relação das crianças com a Publicidade Televisiva. Os resultados obtidos demonstram a importância dos elementos utilizados na Publicidade Televisiva dirigida a crianças, permitindo assim, chegar a formas de comunicação mais eficazes.
- A influência da espiritualidade: nos estilos de decisão de compra do consumidorPublication . Leal, Sandra; Nogueira, MafaldaNum contexto de crise económica internacional as organizações vivem em constante adaptação face à rapidez com que o mercado muda, à elevada competitividade, à constante evolução da tecnologia e da criatividade, promovendo novas formas de consumo. A espiritualidade no Marketing pode contribuir com efeitos amortecedores perante dificuldades organizacionais, como também, desencadear uma nova consciência que permite às organizações refletirem sobre novas formas de gerir os seus negócios e irem de encontro aos consumidores atuais. A espiritualidade tem vindo assim a assumir importância em pesquisas sobre a melhoria do desempenho empresarial. Alguns autores têm demonstrado os efeitos positivos da espiritualidade a nível individual e organizacional, porém, é um fenómeno que carece de maior investigação. Este estudo investiga a influência da espiritualidade nos estilos de decisão de compra do consumidor. É previsto contribuir para o aprofundamento da compreensão da espiritualidade no Marketing e da sua importância junto do consumidor. A metodologia desta pesquisa assenta no método quantitativo, através de um estudo exploratório, com uma amostra por conveniência, de 337 indivíduos com idade superior a 18 anos, em Portugal. Os resultados evidenciam que a espiritualidade é importante para o consumidor e tem influência nos estilos de decisão de compra. Demonstrou que a consciência de qualidade, a consciência da marca, a compra por inovação e a lealdade à marca estão positiva e significativamente relacionados com a espiritualidade e que estes fatores explicam cerca de 95,7% da variância total da espiritualidade. No que se refere às contribuições, o estudo sugere novas investigações sobre a espiritualidade no Marketing e nos consumidores, revelando-se uma prioridade para as organizações que pretendem promover o bem-estar da sociedade.
- Análise da capacidade de movimentação de carga dos portos marítimos portuguesesPublication . Mariano, Sandra; Martins, EduardoOs transportes marítimos representam cerca de 90% do comércio mundial. O atual contexto internacional, complexo e marcado pela globalização, contribui para a emergência de “novas realidades” para os portos portugueses, de caráter global e por vezes de natureza difusa. Exemplos de sucessos além-fronteiras, relativamente à movimentação da carga, não faltam, como é o caso de Ningbo a nível mundial e o caso de Roterdão a nível Europeu. Poder-se-á dizer que, para tornar possível uma melhor capacidade de resposta dos portos portugueses a estas “novas realidades”, num contexto de globalização, estes devem adotar medidas estratégicas. Como via indispensável para enfrentar estes desafios, as administrações portuárias têm de desenvolver mecanismos na área da gestão portuária de forma a adaptar-se a estas novas realidades. No caso de Portugal, a nova ordem obriga a que as administrações portuárias comecem a desenvolver mecanismos de competitividade. Primeiramente, pretende-se com este estudo identificar os portos com maior movimentação de carga a nível Nacional, Europeu e Mundial. Numa segunda etapa, pretende-se correlacionar a movimentação de carga nestas três áreas de estudo com alguns indicadores. Posteriormente pretende-se analisar o comportamento destes indicadores, com vista a identificar o indicador que mais impulsiona o desenvolvimento dos portos a nível Europeu e Mundial e por fim transportar estes resultados para a realidade Nacional. O objetivo deste trabalho consiste em analisar se o porto marítimo de referência português está a utilizar o seu potencial máximo na capacidade de movimentação de carga. A capacidade de pensar o mar está associada à sua compreensão, pelo que se torna indispensável estudar, investigar e difundir os resultados (CAJARABILLE, 2014). Cabe assim ao meio académico levantar referências, criar novas experiências, realizar análises críticas e apresentar alternativas que possam contribuir de forma positiva para o avanço das práticas gerenciais promovendo o desenvolvimento das administrações portuárias.