Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Sexualidade na adolescênciaPublication . Tavares, Gaudêncio; Martins, Maria FilomenaO presente relatório, foi elaborado, no âmbito do III Mestrado em Enfermagem com área de especialização de saúde comunitária. Neste documento, pretendemos descrever, analisar e reflectir, sobre as actividades desenvolvidas durante o estágio, que teve por objectivo desenvolver competências técnicas, científicas e relacionais, através da interacção da teoria e da prática na construção do nosso perfil de enfermeiro especialista em saúde comunitária. O trabalho de campo foi realizado numa escola secundaria do distrito de Portalegre, junto dos alunos do 8.º e 11.º ano de escolaridade. Foram assim realizadas sessões de educação para a saúde no âmbito da educação sexual a 214 alunos, que relativamente ao grau de satisfação geral, 60,5% dos jovens s dis-seram muito satisfeitos e 37,6% satisfeitos, sendo que este critério teve uma avaliação posi-tiva de 98,1%.
- Notoriedade e valor da marca das cervejas em PortugalPublication . Oliveira, André Miguel Filipe deA Marca desempenha um papel central no actual contexto empresarial, sendo um dos principais activos de uma Empresa. A correcta medição do seu Valor de Marca (Brand Equity) permitirá uma consciente tomada de decisão de possíveis investimentos de Marketing. O estudo que se segue, tem como objectivo a identificação das variáveis explicativas que contribuem para o Brand Equity, e em que medida contribuem para o Brand Equity. Para tal, será aplicado o modelo de Mensuração Multidimensional do Brand Equity (MBE), desenvolvido por Yoo e Donthu (2001), a partir do Modelo de David Aaker (1991). O Brand Equity é medido com base em 5 dimensões: Lealdade, Qualidade Percebida, Notoriedade, Associações à Marca e Outros activos da Empresa (Aaker, 1991). Dado que será apenas abordada a perspectiva do consumidor, a quinta dimensão “Outros activos da Empresa” não será considerada. Desenvolveu-se uma metodologia quantitativa e aplicou-se um questionário online a 287 consumidores de cerveja em Portugal Continental. Da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que a Cerveja Super Bock apresenta um Brand Equity mais elevado do que a Cerveja Sagres. Estes resultados permitem ainda concluir que as dimensões que mais contribuem para o Brand Equity, hierarquicamente, são a Lealdade, Qualidade Percebida e Notoriedade/Associações à Marca. Foi ainda testada uma nova dimensão, denominada Brand Experience (Brakus et al., 2009), que avança com uma hipótese de resposta subjectiva dos consumidores, provocada pelas características da marca. Esta dimensão foi testada e adicionada ao modelo de Aaker (1991), adaptado por Yoo e Donthu (2001) e introduz uma visão experiencial da marca e a medida em que esta contribui para o Brand Equity. Os resultados obtidos confirmam que as sub-escalas Sensorial e Intelectual do Brand Experience contribuem positivamente para o Brand Equity.
- DESAFIOS DE SEGURANÇA E AMBIENTE NAS ÁREAS PORTUÁRIASPublication . Campos, Cristina; Martins, EduardoNo atual contexto da globalização e das trocas comerciais a nível mundial, associado ao fenómeno da terceirização de serviços, verifica-se que as administrações portuárias têm sofrido alterações do modelo de governo e transferido funções para concessões, licenças, prestadores de serviços, etc, passando assumir novos papéis. Estas alterações originam um acréscimo significativo de entidades que actuam nas áreas portuárias, paralelamente com o universo alargado de entidades públicas, armadores, serviços à carga e ao navio, entre outros. A complexidade do número de intervenientes e das operações portuárias suscita desafios acrescidos, no que concerne aos aspetos ambientais e riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. O interesse crescente das partes interessadas, e a tomada de consciência das entidades do porto pela relevância das questões ambientais e de segurança, leva à inclusão de indicadores ambientais e de segurança nos modelos de gestão e sua comunicação externa. Este estudo visa descrever conceitos associados aos portos, ambiente e segurança, especificar os indicadores mais relevantes utilizados e suas caraterísticas - em termos de informação de base, meio ambiente e segurança nos portos - avaliando comparativamente a informação de várias entidades. O estudo pretende ainda apresentar boas práticas portuárias e referir oportunidades de melhoria.