Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-24"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Aplicações clínicas do plasma rico em fatores de crescimento em animais de companhiaPublication . Abreu, Jessica Janin; Vieira, Maria João Nobre de Matos Pereira; Pinto, Pedro Olivério Monteiro SanchesO plasma rico em factores de crescimento (PRGF) ou plasma rico em plaquetas (PRP), consiste numa porção de sangue que foi processado para conter uma maior concentração em plaquetas, quando comparado com o sangue total. A terapia com PRP tem sido estudada intensivamente em medicina humana para facilitar a cicatrização e acelerar a regeneração de tecidos moles e ósseos. A aplicação clínica em medicina veterinária tem aumentado pois o PRP tem muitas características que o tornam atractivo, nomeadamente o facto de se tratar de um tratamento simples, seguro, económico e autológo, que ao mimetizar a inflamação, facilita assim a regeneração tecidular. O objectivo é que a resposta natural de cicatrização do organismo, - que é constituído por três fases (inflamação, proliferação e remodelação), dos quais as plaquetas, citocinas e os factores de crescimento são elementos fundamentais, - seja aprimorada pelo fornecimento de elevada concentração de factores de crescimento directamente no local da lesão, o que pode ocorrer por administração local do PRP ou sobre a forma de tampão. Este composto, pode ainda ser usado intra-operatória ou numa abordagem pós-cirúrgica. Existem vários métodos de obtenção de PRP, contudo o mais fácil, simples e económico consiste na centrifugação de sangue do animal, sendo por isto, o método mais usado na prática clínica. As evidências que suportam este tratamento ainda não são muitas e por vezes são contraditórias, contudo os atributos associados aos resultados evidenciam que este tratamento possui numerosos benefícios, tanto na área da medicina humana como na medicina veterinária. O objectivo desta revisão, visa a análise da aplicabilidade do PRP na clínica de animais de companhia. Para tal, a metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica nas diversas bases de dados (PubMed, Google, ScienceDirect, AVMA, BVS, etc), de forma a identificar artigos relevantes e recentes sobre a temática abordada.
- Brucelose em mamíferos marinhos: revisão bibliográficaPublication . Bizarro, Bruno Miguel da Gama; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaA Brucelose é uma zoonose de origem bacteriana frequentemente reportada tanto em animais terrestres como marinhos. Foram reportados casos de Brucelose marinha em países do Sul da Europa e América do Sul. É uma bactéria causadora de arrojamentos de animais marinhos, por originar problemas de natação e flutuabilidade. Como potenciais foram identificadas 130 espécies de animais marinhos, entre os quais 86 espécies de cetáceos e 36 espécies de pinípedes. Brucella ceti e Brucella pinnipedialis são as duas espécies mais comuns e importantes de brucelose em animais marinhos. Este agente patogénico dissemina-se principalmente para os órgãos e tecidos, como o baço, gânglios linfáticos, útero, testículos, glândula mamária e tecido nervoso através de inclusões intrafagocitárias. Nos dias de hoje, existe um grande contacto entre o Homem e animais marinhos, como tal, a redução ou eliminação desta bactéria é um passo essencial para minimizar e prevenir o problema, evitando assim a perda de espécies tão importantes e prevenindo uma questão de saúde pública. Este trabalho de revisão tem como objetivo rever o conhecimento atual sobre brucelose em animais marinhos, as respetivas espécies infetantes, as suas manifestações clinicas, epidemiologia, diagnóstico e a terapêutica utilizada. Adicionalmente pretende-se abordar o que poderá ser feito para aumentar a eficácia de diagnóstico e tratamento desta patologia nestes animais, melhorando as suas condições de vida em cativeiro e evitando a sua morte em liberdade.
- Profilaxia do tromboembolismo arterial na cardiomiopatia hipertrófica felinaPublication . Lino, Joana Maria Centeno Nunes de Sande Ribeiro; Vieira, Maria João Nobre de Matos Pereira; Oliveira, João Manuel Pimenta FerreiraA cardiomiopatia hipertrófica (CMH) primária é uma das doenças cardíacas mais frequentes em felinos, e caracteriza-se em termos fisiopatológicos por uma hipertrofia concêntrica do músculo cardíaco, que se traduz numa diminuição da função diastólica do mesmo. As manifestações clínicas desta doença estão relacionadas quer com a insuficiência cardíaca secundária a esta disfunção diastólica quer com o aparecimento de complicações tromboembólicas, que são muito frequentes e uma importante causa de morbilidade e mortalidade nestes animais. Os mecanismos que predispõem um animal com CMH a eventos tromboembólicos estão relacionados com a estase sanguínea, o dano endotelial e a activação da cascata de coagulação que ocorrem nesta patologia. Dado o mau prognóstico associado a complicações como o tromboembolismo arterial, torna-se essencial adoptar estratégias preventivas nos felídeos com CMH. A profilaxia deste tipo de complicações tem sido tradicionalmente realizada utilizando ácido acetilsalicílico (AAS) (vulgarmente conhecido por aspirina), heparina ou varfarina. No últimos anos têm surgido novos agentes quer antiagregantes plaquetares, quer anticoagulantes. O seu uso em medicina veterinária tem crescido e a sua aplicabilidade em situações tromboembólicas tem sido alvo de vários estudos. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o estado actual dos conhecimentos sobre profilaxia do tromboembolismo arterial em gatos com CMH.
- A percepção da influência do Celebrity Endorsement no consumoPublication . Lopes, Sílvia Raquel Soares do CarmoEmbora o Celebrity Endorsement seja uma ferramenta de marketing já consagrada, a ascensão digital e o ritmo frenético das redes sociais vieram reclamar mudanças no império. A evolução furiosa das redes sociais dotou o utilizador actual de uma exigência urgente, transformaram posts em gatilhos e o ontem obsoleto. Com esta metamorfose, as marcas viram-se obrigadas a acompanhar a mudança, a adoptarem propriedades camaleónicas e a readaptarem-se ao mercado. Neste sentido, agitaram a varinha de condão e transformaram o tradicional celebrity endorser num agente omnipresente, coexistindo activa e paralelamente tanto no offline como no online. O que se pretende deste estudo do tipo qualitativo e profundidade descritiva é aferir, por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e um método de amostragem não-aleatório, a percepção que o indivíduo tem quanto à influência que o Celebrity Endorsement nas redes sociais tem no consumo.
- A influência das técnicas de Growth Hacking no crescimento de marcas e organizações.Publication . Salvador, Luís Carlos SabinoEste trabalho tem como objectivo obter o grau de Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia tendo sido escolhido como tema a “Influência de técnicas de growth hacking no crescimento de marcas e organizações”. Trata-se de um conceito novo, pouco estudado e ainda com muito para descobrir, mas com potencial, pelo que a sua aplicabilidade pode levar a grandes resultados. Esta investigação foi realizada com recurso a uma metodologia qualitativa e é composto por duas fases: entrevistas semi-estruturadas e estudos de caso. Em fase exploratória, foram realizadas 6 entrevistas a pessoas ligadas à área do Marketing Digital e ao conceito de growth hacking, com o objectivo de obter as melhores respostas possíveis às questões de investigação específicas para esta fase do trabalho. Já no estudo de caso, optou-se por analisar ao pormenor 7 plataformas de renome, mencionadas pelos entrevistados, e que acreditamos serem as mais indicadas para responder também às questões de investigação propostas neste estudo. Em síntese, o objectivo deste trabalho foi o de compreender melhor o novo conceito de growth hacking, a sua influência, aplicabilidade e benefícios, bem como o papel que poderá representar nas estratégias de Marketing (Digital) das marcas e organizações num futuro próximo.
- Influência dos Social Media no processo de tomada de decisão do estudante prosseguir de licenciatura para mestradoPublication . Ramos, Rafael Nuno AlvesO processo de tomada de decisão do consumidor é, hoje em dia, também mediado de forma eletrónica. A realidade atual, é pautada pelos fenómenos digitais com força suficiente para influenciar a forma como o consumidor decide e compra, como é o caso do fenómeno Social Media. Hoje em dia ocupam um lugar de peso na vida dos cibernautas e permitem um nível de comunicação nunca antes visto, algo que vem diretamente influenciar comportamentos como o ROPO (Research Online Purchase Offline), que tendem a ser cada vez mais frequentes. O ensino superior em Portugal, a nível de mestrados, encontra-se num estado de acréscimo de candidatos bem como acréscimo de concorrência e, é nessa perspetiva, que este estudo pretende apurar se os Social Media são tidos em consideração e contribuem para a satisfação com a tomada de decisão de compra, de um mestrado nesta mesma instituição, a Universidade Europeia. Para tal, efetuou-se uma pesquisa quantitativa, através de um questionário aplicado a 76 indivíduos frequentadores de um mestrado na instituição. Os resultados mostraram que a maioria dos consumidores de mestrados na Universidade Europeia recorreu aos Social Media no seu processo de tomada de decisão, contudo apenas a avaliação das alternativas nos Social Media revelou ter uma influência positiva no processo. A confiança nas fontes que influenciam esse processo passa, principalmente, pela própria informação na instituição em conjunto com o website oficial da Universidade Europeia.
- Marketing digital infantilPublication . Pinheiro, Carla Raquel das Neves; Leal, Maria do CarmoO presente trabalho de dissertação tem como objetivo estudar o Marketing Digital Infantil: As Ferramentas Digitais na marca LEGO. No enquadramento teórico, será abordada a evolução do Marketing Digital nas estratégias de marketing das marcas, as especificidades do Marketing Digital Infantil, a importância do papel dos jogos no desenvolvimento cognitivo das crianças e, por fim, as ferramentas digitais da marca LEGO nas crianças entre os 6 e os 12 anos. Pretende-se perceber se os jogos e brinquedos digitais da LEGO contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças entre os 6 e os 12 anos.
- JUP – Janela Única Portuária Os portos portugueses na vanguardaPublication . Oliveira, Carlos; Silvestre, ManuelQuando falamos de harmonização de procedimentos e de desburocratização, constatamos que o mundo não pára e os portos portugueses acompanham, e por vezes ultrapassam, o que de melhor se faz no mundo,” Este foi, no meio portuário, o mote da década de noventa do século passado e da primeira década do século XXI. Depois do desenvolvimento isolado de projetos para a criação de Sistemas de Gestão Portuária, os portos portugueses uniram-se, sob a direção da sua Associação de Portos de Portugal e decidiram juntar esforços no sentido de criarem um sistema harmonizado de gestão portuária. Nasceu a JUP-Janela Única Portuária. Ao mesmo tempo o mundo portuário desenvolvia experiências em vários continentes que apontavam para o mesmo objetivo. Se inicialmente não existia contacto entre os vários intervenientes, passou a exigir-se a troca de experiências, facilitando a travessia do deserto e descobrindo muitos oásis. Centrado na experiência portuguesa, este trabalho pretende alargar os horizontes ao mundo da desburocratização e simplificação de procedimentos nos portos, fazendo realçar o futuro que ainda agora começou.