IPS - ESCE – DML - Artigos científicos
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- A ideologia do “verde” e o marketingPublication . Silveira, Paulo DuarteO presente artigo pretende, fundamentalmente, ajudar a esclarecer a relação entre a "ideologia do verde" e 0 marketing empresarial. A título introdutório também procuraremos tecer algumas considerações sobre a relação entre as quest6es ambientais e outras vertentes do marketing (para além da vertente empresarial). Uma vez que este artigo se destina a ser publicado numa revista de cariz vincadamente jurídico (e aos juristas e dirigida), procuraremos não entrar em discuss6es demasiadamente técnicas. Também para isso tentaremos não recorrer a um tipo de linguagem demasiadamente específico utilizado na gestão e no marketing. Sendo este um artigo generalista e de caracter introdutório, dividimos a sua estrutura em quatro grandes divis6es. Na primeira divisão tentaremos introduzir o conceito de gestão e o conceito de marketing empresarial. Nesse momento, a nossa principal preocupação será esclarecer algumas perceções erradas que o publico em geral detém relativamente ao conceito de marketing. Na segunda divisão introduziremos, de forma breve, a referida "ideologia do verde", cujo desenvolvimento e maturação temos vindo a presenciar nos últimos anos. Na terceira divisão cruzaremos e aplicaremos os conhecimentos relacionados com marketing empresarial lucrativo e com gestão (explanados na primeira divisão) com matérias propinas da "ideologia do verde" (afloradas na segunda divisão). Na última grande do artigo divisão procuraremos introduzir e explorar brevemente algumas das possíveis interações entre as temáticas ambientais e outros ramos do marketing (ramos para além do marketing empresarial com fins lucrativos).
- Marketing “verde": conceptualização teórica e abordagem da distribuição moderna retalhista alimentar em PortugalPublication . Silveira, Paulo DuarteCom o presente artigo pretendemos, fundamentalmente, abordar e desenvolver a relação entre marketing empresarial e ambiente, com especial realce para o sector da Distribuição Moderna Retalhista de produtos de base alimentar e genérica em Portugal. Para tal, iremos fazer uma conceptualização teórica sobre marketing “verde” e resumir e descrever os resultados que encontrámos no âmbito de um estudo empírico sobre a influência actual das questões ambientais nas actividades de marketing das empresas da área de negócios da Distribuição Moderna Retalhista Alimentar em Portugal.
- Bases de dados relacionais nas actividades de marketing de pequenas empresas enquanto instrumento de fidelização de clientes: seu potencial e princípios orientadoresPublication . Silveira, Paulo DuarteO objectivo-base deste artigo é demonstrar que a existência e a utilização de bases de dados relacionais de marketing podem e devem desempenhar um papel essencial ao nível da fidelização de clientes em pequenas empresas. Para tal, a metodologia que seguiremos consistirá numa abordagem descritiva teórico-prática que procurará: clarificar o que entendemos por bases de dados relacionais em marketing; explicar a importância actual da existência e da utilização dessas bases de dados, focando atenções no contexto da fidelização de clientes no caso de pequenas empresas e, consequentemente, propor alguns aspectos genéricos que a criação e gestão da maioria dessas bases de dados deverá conter e seguir em tais situações.
- A marca invisível: marca de cluster e o caso do vinho do PortoPublication . Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel
- Marca de cluster: uma aplicação ao caso dos vinhosPublication . Xara-Brasil, Duarte; Pina e Cunha, Miguel
- Marca País: abordagem sistematizada para o reforço da identidade dos países da CPLPPublication . Xara-Brasil, Duarte; Rodrigues, Emílio
- Retailers brand management: private label marketing management and retailers brand equityPublication . Xara-Brasil, Duarte; Marreiros, Cristina; Dionísio, Andreia
- Emarketing for wine tourismPublication . Cravidão, Mário; Reigadinha, TâniaThis research aims to identify the main features in Wine Tourism operators' websites and to present a suggestion on how these operators could maximize the Internet tool. Ultimately, this research intends to assess the use of eMarketing for Wine Tourism. The sampled websites belong to six important wine producers in Portugal. Through the content analysis of the websites, we sought to determine the popularity and visibility of these, as well as their performance in categories such as Basic Information, Visual Information, Societal Information, Virtual Information, Trustworthy Information, Website Navigation, Customer Relations and Sales. Also, an email was sent by a Mystery Customer, similar to the widely used technique in Retail, in order to assess the quality of service for online customer, namely time and quality of reply. The results show that companies have not yet realized the full potential of eMarketing. Some suggestions are presented to maximize that tool in order to gain a competitive advantage.
- Damp trend Grey Model forecasting method for airline industryPublication . Carmona Benítez, R. B.; Carmona Paredes, R. B.; Lodewijks, Gabriel; Nabais, JoãoThis paper presents a modification of the Grey Model (GM) to forecast routes passenger dema nd growth in the air transportation industry. Forecast methods like Holt-Winters, autoreg ressive models, exponential smoothing, neural network, fuzzy logic, GM model calculate very high airlines routes pax growth. For this reason, a modification has been done to the GM model to damp trend calculations as time grows. The simulation results show that the modified GM model reduces the model exponential estimations grow. It allows the GM model to forecast reasonable routes passenger demand for long lead-tim es forecasts. It makes this model an option to calculate airlines routes pax flow when few data points are availabl e. The United States domestic air transport market data are used to compare the performance of the GM model wit h the proposed model.
- Shopper marketing: a literature reviewPublication . Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, CristinaShopper marketing is a recent concept and it has been gaining importance and attention among managers and researchers. Due to its youth and increasing relevance, the purpose of this paper is to analyze, categorize, compile and analyze the existing knowledge concerning shopper marketing. The main finding of this paper is that the literature on shopper marketing is complementary and coherent, and also raises several research and managerial challenges. Besides that, there is a structural common trace on the literature, recognizing that shoppers are citizens with specific needs beyond consumption, which should be effectively analyzed and satisfied, adopting a shopper marketing approach. The main contributions provided are the compilation of shopper marketing literature, its analysis and the identification of major issues and directions for future research.