ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão by advisor "Brandão, Nuno"
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- A Comunicação Interna Corporativa em Rede - Estudo de Caso: A Intranet como instrumento de Gestão Participativa no Grupo EDPPublication . Gomes Rodrigues, Joana Cristina; Brandão, NunoQuer seja a nível pessoal quer seja empresarial existem atualmente muitas formas de obter informações e conhecimentos. Numa empresa são produzidas milhares de informações que causam impacto na vida dos colaboradores, mas que nem sempre são bem comunicadas. O mais importante nos dias de hoje é a mobilidade e o acesso fácil à tecnologia de informação. Até ao final da década de 80, do século XX, a comunicação nas empresas era realizada através dos meios tradicionais, como por exemplo, as publicações impressas, a correspondência empresarial, entre outros. Em pleno século XXI, a comunicação organizacional utiliza também as novas tecnologias de comunicação como meio e instrumento para atingir os seus objetivos. A Intranet é neste momento, o meio de comunicação interna mais utilizado, possibilitando que as informações sejam encontradas e utilizadas de forma mais rápida, e disponibilizadas para todos os membros da organização. Representa um mecanismo que agiliza os processos internos e externos de uma empresa, possibilitando que várias pessoas planeiem estratégias, discutam projetos, realizem reuniões virtuais, de forma a obterem uma relação custo/benefício mais eficiente. A Intranet fornece serviços de correio, web, chat, o que agiliza os processos comunicacionais corporativos, e torna mais eficiente e eficaz a comunicação entre as pessoas e entre os departamentos/áreas de uma organização. Neste sentido a Comunicação Interna tem uma função muito importante, no sentido de fazer circular novas informações, promover o debate e a interação entre os vários colaboradores da organização da mesma área/departamento ou de áreas diferentes e, sobretudo, formar os colaboradores para os novos desafios. Por se tratar de um instrumento muito recente e existir poucos estudos sobre o mesmo e a sua implicação na comunicação interna, esta dissertação poderá ser útil em vários domínios. Ao longo da sua apresentação, e em concreto na revisão da literatura é abordado o conceito de comunicação interna a nível organizacional assim como as variáveis que está intimamente relacionada, e numa segunda fase é abordado a evolução das tecnologias ao serviço da gestão empresarial, e mais em concreto a ferramenta de comunicação- a Intranet. A dissertação tem como objetivo geral perceber que contributo a tecnologia e os novos sistemas de informação, neste caso a utilização da Intranet traz ao Grupo EDP, face às suas políticas de comunicação interna, e em que medida a sua utilização implica o conhecimento e a informação em todos os membros da organização e de que forma isso se expressa. Por um lado, pretende-se percecionar em que medida é que os conteúdos disponibilizados vão de encontro às necessidades e expectativas dos colaboradores e, por outro, percecionar se a informação disponibilizada na intranet da EDP (edpON), por conteúdos temáticos, vai ao encontro das expetativas das diferentes categorias profissionais em que se inserem os seus colaboradores. Este estudo de caso realizado no Grupo EDP, permite analisar sobretudo como a existência de uma Intranet apoia a comunicação interna de uma organização, mobilizando os colaboradores para o aumento do trabalho em equipa e a melhoria do seu desempenho profissional, bem como contribui para uma eficaz gestão comunicacional ao serviço da gestão do grupo empresarial, objeto de estudo. A Comunicação interna no caso do grupo EDP a nível mundial deve permitir compartilhar a missão, a visão, a estratégia e os valores organizacionais. Ela deve cumprir uma função estratégica dentro da empresa, e incorporar o desafio diário da gestão da mudança e ao mesmo tempo espelhar uma cultura organizacional comprometida com metas, objetivos, desempenho e resultados. A importância da concretização deste estudo de caso, no âmbito da análise da comunicação interna e essencialmente da sua Intranet, pretende acrescentar valor à prossecução do cumprimento de objetivos comunicacionais do grupo EDP, assim como propor outras soluções, para a sua gestão empresarial.
- A contribuição dos Modelos de Avaliação para a previsão do retorno dos títulos finançeiros de empresa do PSI20 - Análise Comparativa entre Capital Asset Pricing Model e Arbitrage Pricing TheoryPublication . Morgado Vieira , Sara Gomes; Brandão, NunoO crescimento económico de um país depende dos fundos disponíveis, quer para o financiamento da formação de capital quer para a sua reposição. Fundos obtidos pelas empresas e organismos públicos através de diversas formas, entre as quais, se destaca a emissão de valores mobiliários. Os aforradores, detentores de recursos, ao comprarem valores mobiliários, aliam uma alta rentabilidade a uma elevada liquidez na remuneração dos seus investimentos. As bolsas de valores são o meio onde as empresas, os organismos públicos e os aforradores, têm a possibilidade de verem esses interesses conciliados de uma maneira eficiente, eficaz e transparente, garantindo assim, uma maior liquidez aos títulos financeiros transaccionados em bolsa de valores. As empresas possuem várias alternativas de financiamento, o mercado de capitais é considerado pelos gestores, a fonte onde o rendimento ou o retorno obtido pode ser maior, perante a contrapartida de se incorrer um maior risco. Este mercado surge como alternativa aos empréstimos bancários, as empresas podem, dessa forma, adquirir financiamento de terceiros, os quais se tornarão accionistas dessa empresa. Podem emitir novas acções no mercado accionista de forma a atrair investidores externos que garantam a sustentabilidade do negócio. As acções possuem diversas caracteristicas e modalidades e fazem com que o capital da empresa seja partilhado por todos os seus accionistas, tendo em conta a proporção por eles adquirida individualmente. Esta dissertação investiga a dinâmica de compra e de venda das acções no mercado bolsista, os factores que determinam o seu preço, assim como os modelos que permitem a avaliação das mesmas e a inferência da taxa de retorno esperada por um investidor. A avaliação das acções é o tema de maior importância para esta análise, mais concretamente, a determinação e previsão do preço, e não apenas o preço propriamente dito, pois este é facultado diáriamente por vários jornais e também na internet. Perante o estudo da determinação de preços de uma acção num horizonte temporal, um investidor pode inferir se as suas acções estão a ser avaliadas sob um preço justo, e mais importante, pode apurar a sua previsão consoante dados e análises de factores. Outro ponto importante abordado nesta investigação tem que ver com a possibilidade das empresas em conhecer o modo como o mercado faz a sua avaliação a fim de tomar decisões certas acerca do orçamento de capital. Apenas se deve julgar a atractividade de um negócio se se souber como são avaliadas as acções. Nos mercados financeiros existe a tendência, por parte dos agentes económicos, de relacionarem o preço com o valor dos títulos financeiros. As decisões para a transacção de títulos financeiros são tomadas segundo a sua comparação. O preço ou cotação de mercado é formado em mercados organizados, pelo que depende das regras de funcionamento do mercado, tais como, os mínimos para transacção ou a variação máxima e mínima permitida. Estão associados a uma transação dependendo assim da procura e oferta dos títulos e incorporam ainda os custos de transacção. A ideia subjacente ao modelo Capital Asset Pricing Model é a de que, os investidores esperam uma recompensa pela preocupação dos investimentos realizados com risco ou com um retorno incerto. Quando se investe em títulos com risco, espera-se um retorno extra (comparando com os Bilhetes do Tesouro sem risco, recebe-se apenas os juros) ou um prémio de risco pela preocupação. A incerteza no retorno dos títulos provem de duas fontes, nomeadamente os factores macroeconómicos, pode-se chamar também, um factor comum, e os factores específicos inerentes à actividade da empresa. O facto comum é assumido como tendo um valor esperado zero pois é medido por nova informação respeitante à macroeconomia. O modelo assume duas ideias fundamentais: em primeiro lugar, existe consenso em relação ao facto dos investidores exigirem um retorno adicional por correrem riscos, e em segundo lugar, os investidores preocupam-se geralmente com o risco de mercado geral que não pode ser eliminado através de diversificação da carteira de investimentos. Este modelo pode ser bastante eficaz pois apenas considera um único factor para o cálculo da rendibilidade esperada de um título financeiro, que é a volatilidade do mercado no geral, a qual pode ser estudada. Ao contrário dos modelos multifactoriais, que incluem vários factores macroeconómicos tornando o objectivo da análise pouco intuitivo e complexo. Existem vários modelos para avaliação dos títulos de uma empresa cotada em bolsa de valores, geralmente estes modelos utilizam taxas de juro sem risco para equilibrar carteiras diversificadas, embora seja necessário analisar o retorno de um título ou carteira sob a influência de diversas variáveis macroeconómicas. Por exemplo outro modelo aplicado neste dissertação é o modelo Arbitrage Pricing Theory que perante o seu resultado comparado com o primeiro modelo, se pode definir qual dos modelos tem uma aplicação mais conclusiva para o mercado accionista português. Este modelo de avaliação por arbitragem estabelece uma relação linear entre o excedente do retorno esperado dos activos face à taxa de juro certa (sem risco) e um conjunto de variáveis. Pressupõe que a taxa de rentabilidade de um activo com risco é uma função linear de um conjunto de factores comuns a todos os activos financeiros. Tem como ideia subjacente, a constituição de uma carteira de não arbitragem, ou seja, uma carteira que não envolve qualquer risco (sistemático ou específico) e não requer investimento inicial pois a venda de certos activos gera fundos para adquirir novos. A metodologia implementada abrange o mercado financeiro e modelos possíveis para esta questão. Para responder às hipóteses de investigação efectuou-se a aplicação efectiva do modelo CAPM e do modelo APT, com a captação de dados oficiais em instituições financeiras e na Bolsa de Valores NYSE Euronext Lisbon. Considerou-se um período temporal num passado próximo de forma a poder obter-se conclusões concretas e indicadores precisos para a sua implementação e desenvolvimento no futuro. A principal conclusão desta dissertação relaciona-se com o facto de não se verificar a total validação da aplicação dos modelos, contudo o modelo CAPM é mais conclusivo do que o modelo APT, pois pode-se afirmar que tem aplicação prática em empresas que se conheça à priori a sua capitalização bolsista e beta anual. Por exemplo, aos títulos financeiros de empresas com capitalizações bolsistas inferiores a cinco mil milhões de euros e com um beta anual inferior a 1 poderá aplicar-se o modelo, assim como a títulos de empresas com capitalizações bolsistas superiores a dez mil milhões de euros e beta anual superior 1,5. Os sectores da Banca e do Papel também poderão ter potencial de aplicação do modelo.
- Controle Social: Um Instrumento de Gestão nas Ouvidorias Públicas com Enfoque para AlagoasPublication . Tavares, Ana Emília; Brandão, NunoEste trabalho teve como foco a transparência e o controle do gasto público como forma de aumentar a eficiência do controle social. Conforme o aparato teórico percebe-se que o controle social é um controle exercido pela sociedade sobre seus membros individualmente e, em decorrência, sobre si mesma. Dessa maneira novos papéis são impostos à sociedade com o intuito de propiciar maior eficiência econômica e social no uso dos recursos públicos por meio do controle direto sobre os governos. Os Tribunais de Contas tem o papel de auxiliar a sociedade através das Ouvidorias dos Tribunais de Contas que representam um meio de controle direto da sociedade sobre a gestão pública, elas também promovem um espaço para o debate e o consenso em torno do objetivo comum dos tribunais e da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a atuação das Ouvidorias dos Tribunais de Contas dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental, e analisados os relatórios das Ouvidorias desses Estados. Sendo assim, foi possível identificar como as manifestações são realizadas pelo cidadão e como as mesmas são devidamente respondidas. Foi realizada também uma entrevista junto aos coordenadores das Ouvidorias dos Tribunais de Contas dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Essas informações são imprescindíveis para alertar a população para que se conscientizem do seu papel na promoção do controle social.
- A Equidade Interna e a Competitividade no Mercado como Factores Determinantes da Política Retributiva – Estudo de Caso: Banco Itaú EuropaPublication . Marujo, Tiago; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséAo longo das últimas décadas temos vindo a assistir a constantes mudanças nos mais diversos mercados, facto esse que tem obrigado as empresas a adaptarem-se a novas realidades e desafios impostos pela competitividade, inovação constante e contexto global. Nesta óptica de abordagem, tem-se verificado uma tendência para a adopção de modelos de gestão que privilegiam e reforçam a importância do capital humano das empresas. É indiscutível que nos dias de hoje, em que vivemos numa sociedade de informação e alta tecnologia acessíveis, são os colaboradores de uma empresa que, com as suas competências e capacidade de inovar, fazem a diferença e contribuem decisivamente para o sucesso. A política de remuneração de uma empresa é uma componente de gestão estratégica extremamente importante, uma vez que possibilita direccionar e focar a actividade dos seus colaboradores para determinados objectivos corporativos de uma forma flexível, remunerando o conteúdo funcional e retribuindo ou partilhando o valor acrescentado que esse conteúdo funcional agrega para a empresa como um todo. Assim como a empresa necessita de manter os seus clientes e satisfazer as suas necessidades com a mais alta qualidade, também ao nível dos recursos humanos torna-se necessário reter os melhores talentos, motivar os colaboradores, atrair as pessoas com maior potencial e experiência nos mercados e promover a rotatividade necessária à manutenção da competitividade. De modo a conseguirem atingir esses objectivos, as empresas precisam de analisar e ter em consideração dois pilares essenciais, a equidade interna e a competitividade no mercado. Desta forma torna-se necessária uma abordagem sólida a estes dois factores de modo a estabelecer orientações estratégicas no que concerne à política de retribuição da empresa.Esta dissertação baseia-se num estudo de caso, o Banco Itaú Europa, no sentido de diagnosticar qual o nível de equidade interna e competitividade no mercado de trabalho como ponto de partida para a definição de uma política de remuneração. Partindo de duas hipóteses que constituem percepções no mercado onde a instituição actua, pretende-se validar ou não, por um lado, o elevado nível de equidade interna e, por outro, a elevada competitividade das práticas de remuneração da instituição. Para tal foram recolhidos dados da instituição, essencialmente secundários, e foram aplicadas metodologias para aferir acerca das hipóteses da investigação descritas. Com base na análise e avaliação de funções, foram definidas zonas de equidade interna para grupos funcionais internos e foram avaliados os níveis de remuneração face a essas zonas de equidade para cada grupo funcional. Do ponto de vista da avaliação da competitividade, foi realizada uma comparação dos diferentes grupos funcionais com o respectivo mercado de referência de acordo com determinados critérios estatísticos. Após o diagnóstico destas duas variáveis, esta dissertação aborda o modo como essa análise pode impactar a definição de uma política de remuneração na empresa. A presente investigação permitiu verificar um bom nível de equidade interna na organização objecto do estudo de caso, que contribui positivamente para a definição de uma política de remuneração motivadora e adequada assim como verificar um posicionamento de elevada competitividade no mercado com uma política de remuneração adequada aos níveis de responsabilidade internos. Por fim, e de modo a suscitar futuras investigações acerca do tema, são referidas algumas questões que surgiram relativamente aos assuntos abordados na dissertação e que podem eventualmente serem pontos de partida para o desenvolvimento da temática.
- O Impacte da Gestão do Capital Intelectual na Criatividade Organizacional - Estudo de Caso: PT InovaçãoPublication . Agostinho, Miguel Angelo; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséO Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes).
- Impacte do CRM na Indústria Hoteleira – Estudo de Caso: Grupo PestanaPublication . FIDALGO POLICARPO DE GOUVEIA, LUÍS MIGUEL; Brandão, NunoA implementação e a utilização de sistemas de Customer Relationship Management (CRM) representam, atualmente, um factor fulcral para as empresas manterem a sua competitividade no mercado. Para que uma empresa seja bem sucedida, tendo em conta o ambiente competitivo no qual vivemos, é necessário que consiga obter uma relação cada vez mais estreita com os seus clientes. Uma empresa, ao estabelecer uma relação de sucesso com os seus clientes, conseguirá alcançar um dos seus principais objetivos – a sua fidelização. Os canais através dos quais os clientes estabelecem contacto com a empresa têm registado um forte crescimento e diversificação, motivados pela massificação da internet e, mais propriamente, com a adesão e utilização dos canais de Social Media (eg, redes sociais). Com o surgimento dos Social Media, o cliente passou a controlar o diálogo com a empresa. É importante que as organizações estejam presentes nos variados canais de Social Media, e que consigam criam um maior e verdadeiro envolvimento com os seus clientes. Com este objetivo, surge o CRM 2.0, também designado por CRM Social, que pretende efetuar a gestão do relacionamento com os clientes para além dos canais tradicionais. Esta Dissertação baseia-se no estudo do sistema de CRM no Grupo Pestana e a atratividade do seu Programa de Fidelização, bem como no estudo do impacte dos canais de Social Media na indústria hoteleira, ou seja, se os comentários e avaliações publicados nos Social Media são importantes e influenciam o processo de decisão aquando da reserva de hotéis do Grupo Pestana, na Madeira.
- O impacto do controlo de vendas diário por vendedor no aumento de vendas e da produtividade individualPublication . da Silva Martins, António; Brandão, Nuno
- A implementação da Metodologia de Desenvolvimento de Software GEM no Home Banking do Banco Espirito Santo A Percepção da equipa de desenvolvimento tecnicoPublication . Marques Coelho, Bruno de Sousa Costa; Brandão, Nuno
- O papel da Gestão no Clima Organizacional e na relação entre a Satisfação no Trabalho, a Comunicação Interna e o Compromisso dos colaboradores - Estudo de Caso: Liberty SegurosPublication . Madeira Aires , Ana Rita; Brandão, NunoAs inúmeras mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Assim, e atendendo ao impacto deste contexto socio-económico na motivação, no clima organizacional vivido e na satisfação dos colaboradores nas organizações, torna-se pertinente analisar e compreender em que medida a comunicação interna intervém no modo como os colaboradores estão comprometidos com a organização. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Companhia Multinacional do Setor Segurador, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que tanto a Satisfação no Trabalho como a Comunicação Interna contribuem para elevados níveis de Compromisso e que o Clima Organizacional afeta essas mesmas relações.
- O papel do intraempreendedorismo para a perceção da inovação organizacional - estudo de caso: AXA PortugalPublication . Tadeu Fernandes Abrantes, Bruno; Brandão, Nuno