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A Equidade Interna e a Competitividade no Mercado como Factores Determinantes da Política Retributiva – Estudo de Caso: Banco Itaú Europa

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Abstract(s)

Ao longo das últimas décadas temos vindo a assistir a constantes mudanças nos mais diversos mercados, facto esse que tem obrigado as empresas a adaptarem-se a novas realidades e desafios impostos pela competitividade, inovação constante e contexto global. Nesta óptica de abordagem, tem-se verificado uma tendência para a adopção de modelos de gestão que privilegiam e reforçam a importância do capital humano das empresas. É indiscutível que nos dias de hoje, em que vivemos numa sociedade de informação e alta tecnologia acessíveis, são os colaboradores de uma empresa que, com as suas competências e capacidade de inovar, fazem a diferença e contribuem decisivamente para o sucesso. A política de remuneração de uma empresa é uma componente de gestão estratégica extremamente importante, uma vez que possibilita direccionar e focar a actividade dos seus colaboradores para determinados objectivos corporativos de uma forma flexível, remunerando o conteúdo funcional e retribuindo ou partilhando o valor acrescentado que esse conteúdo funcional agrega para a empresa como um todo. Assim como a empresa necessita de manter os seus clientes e satisfazer as suas necessidades com a mais alta qualidade, também ao nível dos recursos humanos torna-se necessário reter os melhores talentos, motivar os colaboradores, atrair as pessoas com maior potencial e experiência nos mercados e promover a rotatividade necessária à manutenção da competitividade. De modo a conseguirem atingir esses objectivos, as empresas precisam de analisar e ter em consideração dois pilares essenciais, a equidade interna e a competitividade no mercado. Desta forma torna-se necessária uma abordagem sólida a estes dois factores de modo a estabelecer orientações estratégicas no que concerne à política de retribuição da empresa.Esta dissertação baseia-se num estudo de caso, o Banco Itaú Europa, no sentido de diagnosticar qual o nível de equidade interna e competitividade no mercado de trabalho como ponto de partida para a definição de uma política de remuneração. Partindo de duas hipóteses que constituem percepções no mercado onde a instituição actua, pretende-se validar ou não, por um lado, o elevado nível de equidade interna e, por outro, a elevada competitividade das práticas de remuneração da instituição. Para tal foram recolhidos dados da instituição, essencialmente secundários, e foram aplicadas metodologias para aferir acerca das hipóteses da investigação descritas. Com base na análise e avaliação de funções, foram definidas zonas de equidade interna para grupos funcionais internos e foram avaliados os níveis de remuneração face a essas zonas de equidade para cada grupo funcional. Do ponto de vista da avaliação da competitividade, foi realizada uma comparação dos diferentes grupos funcionais com o respectivo mercado de referência de acordo com determinados critérios estatísticos. Após o diagnóstico destas duas variáveis, esta dissertação aborda o modo como essa análise pode impactar a definição de uma política de remuneração na empresa. A presente investigação permitiu verificar um bom nível de equidade interna na organização objecto do estudo de caso, que contribui positivamente para a definição de uma política de remuneração motivadora e adequada assim como verificar um posicionamento de elevada competitividade no mercado com uma política de remuneração adequada aos níveis de responsabilidade internos. Por fim, e de modo a suscitar futuras investigações acerca do tema, são referidas algumas questões que surgiram relativamente aos assuntos abordados na dissertação e que podem eventualmente serem pontos de partida para o desenvolvimento da temática.

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Gestão Recursos Humanos Equidade Interna Competitividade no Mercado Política Retributiva

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