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- A Moda e suas Oportunidades: Projecto de Investimento numa Marca de Calçado em PortugalPublication . Guedes, Maria Helena; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséAtravés da presente investigação pretende-se aferir se existem e quais são as possibilidades de mercado da marca em estudo. E, muito particularmente e dentro do possível, queremos assimilar o funcionamento do mercado, compreender as consumidoras e capacitarmo-nos para o mundo criativo e competitivo. Ao analisar vários pontos-chave, primeiro e numa perspectiva mais global o consumidor, os critérios do mercado, o Design e a Moda, e de seguida noutra perspectiva já mais específica o sector do calçado, pretende-se aferir a viabilidade, ou não, de um caso concreto que se traduz afinal no objectivo principal desta dissertação: a criação de uma nova marca nacional - helena. A metodologia adoptada baseou-se num estudo de base exploratório da criação da marca helena como objecto de estudo, analisando os dados secundários das entrevistas realizadas, e os dados primários do Inquérito por Questionário. Foi assim possível a formulação e verificação das hipóteses em investigação, que validariam afinal a criação da marca. Perante a conjuntura actual existente em Portugal e no Mundo, em que se verifica a incerteza e o risco como realidades que se enfrentam em todas as áreas, a visão para a marca helena é a de preencher um espaço no mercado de calçado feminino de preços médios mas de qualidade elevada quer em termos de materiais e de qualidade na produção. Através da presente investigação podemos considerar que há uma janela de oportunidade para desenvolver esta marca.
- A percepção do valor das marcas - Estudo de caso: O valor da marca DovePublication . Loução Vicente Ferreira, Rita Maria; Brandão, NunoO marketing, actualmente, tem um papel fundamental nas empresas. As empresas bem-sucedidas são bastante voltadas para o cliente e profundamente comprometidas com o marketing e a comunicação. As marcas surgem como factor diferenciador para os consumidores e assumem-se como um poderoso meio de sucesso junto do público-alvo das empresas. Tal como representam funções importantes para os consumidores, também para as empresas têm um papel preponderante, assumindo-se como um activo de valor estratégico, capaz de influenciar o comportamento dos consumidores. A satisfação, o valor e a retenção do consumidor / cliente são fundamentais para a sobrevivência das empresas e das suas marcas. A percepção do valor das marcas para o consumidor é hoje fundamental para as empresas. Devem pesquisar com detalhe de modo a saberem os hábitos do consumidor, o que compra, quando e onde compra. Perceber se opta por determinados produtos e/ou serviços de uma marca forte. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objectivo aferir a percepção do valor da marca “DOVE”, ou seja, através do modelo conceptual de Brand Equity de Aaker perceber se o apuramento do valor da marca em investigação assenta em todas as dimensões propostas por Aaker, ou se existe uma predominância de valor activo de algumas das suas dimensões face a outras. Mais precisamente, estudar as dimensões de aferição do valor da marca “DOVE” em função da lealdade, notoriedade, qualidade percebida, associações à marca e outros activos da marca. A metodologia seguida foi um inquérito a consumidores da marca “DOVE”, onde se verificou que a marca tem notoriedade no mercado.
- O Impacte da Gestão do Capital Intelectual na Criatividade Organizacional - Estudo de Caso: PT InovaçãoPublication . Agostinho, Miguel Angelo; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséO Capital Intelectual é considerado, atualmente, um dos mais importantes ativos de uma organização, quer no desenvolvimento e criação de valor quer na obtenção de vantagem competitiva. Por outro lado, a inovação tem sido encarada como um fator essencial para a competitividade das organizações mas, para que esta ocorra é necessário que haja, em primeiro lugar, criatividade, condição essencial e precursora da inovação. Deste modo, torna-se importante compreender os diversos fatores que promovem o desempenho criativo dos colaboradores numa organização. Com o presente estudo pretende-se aferir a relação existente entre os elementos que constituem o Capital Intelectual de uma organização, a PT Inovação, e a criatividade dos seus colaboradores, demonstrando que estes elementos são essenciais para fomentar a criatividade, recurso este que, paralelamente ao conhecimento, é cada vez mais necessário para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos da atualidade, tirar maior partido das oportunidades que surgem, melhorar a resolução de problemas e melhorar a eficiência organizacional. Para o efeito, foram consideradas quatro dimensões de Capital Intelectual (Capital Individual; Capital de Equipa; Capital de Processos; Capital de Clientes).