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Abstract(s)
O marketing, actualmente, tem um papel fundamental nas empresas.
As empresas bem-sucedidas são bastante voltadas para o cliente e
profundamente comprometidas com o marketing e a comunicação.
As marcas surgem como factor diferenciador para os consumidores e
assumem-se como um poderoso meio de sucesso junto do público-alvo das
empresas. Tal como representam funções importantes para os consumidores,
também para as empresas têm um papel preponderante, assumindo-se como
um activo de valor estratégico, capaz de influenciar o comportamento dos
consumidores.
A satisfação, o valor e a retenção do consumidor / cliente são fundamentais
para a sobrevivência das empresas e das suas marcas.
A percepção do valor das marcas para o consumidor é hoje fundamental para
as empresas. Devem pesquisar com detalhe de modo a saberem os hábitos do
consumidor, o que compra, quando e onde compra. Perceber se opta por
determinados produtos e/ou serviços de uma marca forte.
Neste contexto, a presente investigação tem como principal objectivo aferir a
percepção do valor da marca “DOVE”, ou seja, através do modelo conceptual
de Brand Equity de Aaker perceber se o apuramento do valor da marca em
investigação assenta em todas as dimensões propostas por Aaker, ou se existe
uma predominância de valor activo de algumas das suas dimensões face a
outras. Mais precisamente, estudar as dimensões de aferição do valor da
marca “DOVE” em função da lealdade, notoriedade, qualidade percebida,
associações à marca e outros activos da marca.
A metodologia seguida foi um inquérito a consumidores da marca “DOVE”,
onde se verificou que a marca tem notoriedade no mercado.
Description
Keywords
Marketing, Valor das Marcas, Comportamento do Consumidor.