IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento
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Browsing IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento by advisor "Aparício, Maria Fernanda Pires"
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- Análise das relações de perceção de empregabilidade, tipologia de contrato, comprometimento organizacional e intenção de saída dos profissionais de recursos humanosPublication . Brás, Cristiana Filipa Francisco; Aparício, Maria Fernanda Pires; Brito, Sílvio ManuelA Perceção de Empregabilidade é definida como a perceção de um indivíduo sobre as oportunidades de conseguir ou suportar o emprego no mercado de trabalho a nível interno (organização) e externo (fora da organização), (De Cuyper et al., 2011). A Intenção de Saída caracteriza-se pela vontade ou pensamento de abandonar a empresa em que se encontram a trabalhar atualmente (Momani, 2017); (Tett & Meyer, 1993). O Compromisso Organizacional define-se pela vontade que o trabalhador tem de pertencer à organização onde se encontra, o desejo que o colaborador tem em esforçar-se em prol da sua organização (Luthans, 2002). A presente investigação tem como propósito estudar a relação entre a Perceção de Empregabilidade, Intenção de Saída e o Comprometimento Organizacional assim como, estudar a relação existente entre a influência do vínculo contratual e as dimensões de Perceção de Empregabilidade e da Intenção de Saída. Para o estudo foi aplicado um questionário, divulgado exclusivamente online, no qual participaram 253 profissionais de Recursos Humanos de diferentes organizações localizadas em Portugal. A análise dos resultados demonstra que não existe uma relação significativa entre a Perceção de Empregabilidade e a Intenção de Saída, nem se verifica a existência de uma relação significativa entre a variável moderadora vínculo contratual e as dimensões de empregabilidade e dimensões de saída. Relativamente à Intenção de Saída os resultados mostram que esta variável não se relaciona com o Comprometimento Organizacional em todas as suas dimensões das variáveis, contudo, relativamente ao Comprometimento Afetivo os resultados apontam-nos para uma associação negativa com a Intenção de Saída Voluntária. Os dados mostram também a existência de uma relação positiva e significativa entre a Perceção de Empregabilidade e o Comprometimento Organizacional.
- A avaliação (SIADAP)Publication . Carvalho, Maria Leonor Cláudio; Aparício, Maria Fernanda PiresA presente investigação teve como objetivos avaliar a perceção de justiça dos trabalhadores da Câmara Municipal do Entroncamento sobre os resultados da sua avaliação de desempenho, e verificar a sua relação com a motivação para o desempenho e a motivação para o envolvimento. A metodologia usada foi de cariz quantitativo, utilizando para o efeito um questionário a que responderam 76 trabalhadores da Câmara Municipal do Entroncamento. Os resultados indicam que, de um modo geral os funcionários reconhecem a importância da existência de um sistema de avaliação de desempenho e têm uma opinião positiva quanto à sua eficácia e contributo, tanto para a realização dos seus próprios objetivos como para a concretização dos objetivos da organização. As perceções de justiça distributiva e procedimental dos trabalhadores inquiridos são maioritariamente baixas. Quanto aos níveis de motivação para o envolvimento os valores apurados são elevados, sendo que os níveis de motivação para o desempenho são ainda mais elevados. Através da análise correlacional, foi possível apurar uma correlação positiva muito forte entre a justiça distributiva e a justiça procedimental.
- Como as características do trabalho influenciam a relação entre o trabalho e a felicidade para os jovens da geração ZPublication . Marques, Bruna Moreira; Aparício, Maria Fernanda Pires; Andrade, Cristina Maria MendesNascidos a partir do final da década de 90, os membros da geração Z cresceram num cenário de crises globais, recessões e mudanças climáticas, que os moldaram significativamente e permitiram que se distinguissem das gerações anteriores. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, torna-se essencial que os gestores de recursos humanos adquiram conhecimento por forma a ajustarem as suas práticas e políticas organizacionais às preferências dos seus atuais e futuros colaboradores. Com o objetivo de contribuir para a literatura sobre este tema, este estudo procura analisar o papel das características da tarefa e as características sociais e a sua eventual relação positiva com a dimensão felicidade para os jovens da geração Z. Por forma a obter resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de natureza quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário no qual participaram 233 indivíduos pertencentes à geração Z. Os resultados desta análise revelaram que os homens apresentam maiores níveis de felicidade em comparação com as mulheres e que as duas dimensões em estudo desempenham um papel fundamental na satisfação e felicidade dos jovens da geração Z. Destacando-se por ordem de maior correlação estatisticamente significativa, o significado das tarefas, o apoio social, o feedback do trabalho, o feedback de outras pessoas, a autonomia e a variedade das tarefas como construtos significativos que influenciam positivamente a dimensão felicidade para os jovens da geração Z
- A importância do recrutamento e formação na criação de equipas de sucessoPublication . Mourão, Maria Goreti; Aparício, Maria Fernanda Pires; Simões, Jorge Manuel MarquesO meu estágio decorreu no departamento de recursos humanos do centro logístico de Torres Novas da Lidl, onde procurei estudar a importância do recrutamento e da formação na criação de equipas de sucesso. De que forma é que a organização em causa consegue reter e atrair talentos através dos seus processos de recrutamento e do desenvolvimento e formação dos seus colaboradores, com vista a reunir as condições necessárias para o sucesso das suas equipas. Com o passar dos anos, a importância dada aos processos de recrutamento e à formação dada aos colaboradores dentro das organizações tem vindo a sofrer grandes alterações, de uma forma positiva. No passado, estes aspetos não eram as prioridades das empresas, mas sim a mão-de-obra e a produtividade alcançada, dando origem à desmotivação dos colaboradores e à sua desvalorização enquanto capital humano de uma organização. Com o avanço das tecnologias e a evolução da sociedade verificou-se uma mudança no paradigma, obrigando as empresas a encontrar novas formas de atrair e reter os seus talentos, valorizando-os e desenvolvendo o potencial de cada um.
- Influência do burnout na motivação e satisfação dos diretores e da gestão intermédia das empresasPublication . Saraiva, Ana Carolina Fernandes; Aparício, Maria Fernanda PiresO burnout consiste num estado de exaustão física e psicológica causado pelo ambiente de trabalho e é composto por três dimensões: exaustão, cinismo e eficiência profissional. Este fenómeno ocupacional é cada vez mais estudado por ser um grande flagelo tanto para os indivíduos como para as organizações a que pertencem. A pressão constante do mundo empresarial leva a elevados níveis de stress e exaustão dos recursos do indivíduo o que acaba a manifestar-se em atitudes cínicas e distantes face ao trabalho e aos colegas culminando em baixa eficiência profissional e falta de sentimento de realização. A motivação no trabalho é caracterizada pela vontade do indivíduo desempenhar o seu papel da melhor maneira possível, no entanto, o burnout pode atrapalhar a capacidade do indivíduo de se comprometer e de se envolver com as suas responsabilidades profissionais. A satisfação no trabalho reflete os sentimentos positivos sentidos pelo indivíduo relativamente ao seu trabalho, no entanto, o burnout pode impactar a satisfação de forma negativa, levando a que o indivíduo não se sinta bem no seu local de trabalho, o que pode fazer com que o mesmo tenha um sentimento de lealdade para com a empresa menor e acabe a abandonar a mesma. Assim sendo, é imperativo compreender como o burnout afeta a motivação e a satisfação para assim se poder mitigar os seus efeitos de modo a tornar o ambiente organizacional mais saudável e produtivo para se poder alcançar o sucesso da organização.