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Authors
Abstract(s)
Nascidos a partir do final da década de 90, os membros da geração Z cresceram num
cenário de crises globais, recessões e mudanças climáticas, que os moldaram
significativamente e permitiram que se distinguissem das gerações anteriores. Num
mercado de trabalho cada vez mais competitivo, torna-se essencial que os gestores de
recursos humanos adquiram conhecimento por forma a ajustarem as suas práticas e
políticas organizacionais às preferências dos seus atuais e futuros colaboradores. Com o
objetivo de contribuir para a literatura sobre este tema, este estudo procura analisar o
papel das características da tarefa e as características sociais e a sua eventual relação
positiva com a dimensão felicidade para os jovens da geração Z. Por forma a obter
resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de natureza quantitativa, através
da aplicação de um inquérito por questionário no qual participaram 233 indivíduos
pertencentes à geração Z. Os resultados desta análise revelaram que os homens
apresentam maiores níveis de felicidade em comparação com as mulheres e que as duas
dimensões em estudo desempenham um papel fundamental na satisfação e felicidade dos
jovens da geração Z. Destacando-se por ordem de maior correlação estatisticamente
significativa, o significado das tarefas, o apoio social, o feedback do trabalho, o feedback
de outras pessoas, a autonomia e a variedade das tarefas como construtos significativos
que influenciam positivamente a dimensão felicidade para os jovens da geração Z
Description
Keywords
Geração Z Características da Tarefa Características Sociais Felicidade.