ISCAC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAC - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Bruno José Machado de"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Análise das Key Audit Matters nas entidades de interesse públicoPublication . Figueiredo, Ricardo Alexandre Mendes; Almeida, Bruno José Machado deO objetivo deste estudo passa por analisar as Key Audit Matters (KAMs) divulgadas pelos auditores nas empresas públicas consideradas entidades de interesse público para os anos de 2018 a 2021, verificando quais os tipos de KAMs mais divulgadas e a sua relação com o setor de atividade. Este estudo procura de igual forma, precisar qual o impacto que os honorários, a opinião do auditor, os anos de contrato e o órgão de fiscalização têm no número de divulgações de KAMs. Desta forma, o estudo pretende demonstrar a importância das KAMs nos relatórios de auditoria e contribuir com informação importante de forma a compreender a influência de fatores externos na divulgação de KAMs. As conclusões retiradas deste estudo salientam que existem tipos de KAMs mais propensas a serem divulgadas nas empresas públicas consideradas Entidades de Interesse Público, que são o “Rédito”, “Outras contas a receber” e os “Gastos com Pessoal”, estando este último mais relacionado com o setor da saúde, que é o mais representativo da totalidade das empresas. Verifica-se neste estudo que os honorários e o órgão de fiscalização influenciam a divulgação de KAMs, o mesmo já não acontece com a opinião do auditor e com os anos de contrato.
- Análise dos relatórios de transpatência: evidência portuguesa do periodo 2013-2017Publication . Silva, Ana Filipa Miranda da; Almeida, Bruno José Machado deO objetivo desta pesquisa é analisar o grau de transparência dos relatórios anuais de transparência (RAT) e sua relação com as empresas de auditoria, com os honorários, seja dos serviços de auditoria, ou de outros serviços, e com o capital humano. Neste estudo consideramos 282 empresas de auditoria, e a nossa amostra final inclui 268 relatórios de transparência de 2013 a 2017. Para esse período em análise, foram analisadas as informações financeiras de empresas de auditoria, informações de recursos humanos e relatórios de transparência. As informações do relatório de RAT foram divididas em quatro tipos de informações: Informações Obrigatórias I, Informações Obrigatórias II, Informações Voluntárias e Informações Extra. Esses índices medem o cumprimento de cada informação sobre o total de informações consideradas em cada índice. Primeiramente, foi realizada uma análise estatística descritiva do conjunto de dados, para abordar as questões de pesquisa, foi considerada a análise multivariada. Os nossos resultados mostram um alto nível de transparência em relação às informações obrigatórias I, mas um menor desempenho em relação às demais informações. A experiência do auditor, o número de auditores, o número de clientes que são entidades de interesse público (IEP) e de serviços extras de auditoria, influenciam as informações divulgadas no RAT. Nosso trabalho contribui com a literatura atual ao avaliar a influência que o capital humano tem nas informações divulgadas nos relatórios de transparência. Tanto quanto a autora sabe, trata-se de uma contribuição original de papel
- O auditor e a continuidade da empresa: evidências da crise financeira de 2011 a 2013Publication . Santos, Tatiana Reis; Almeida, Bruno José Machado de; Silva, Alexandre Miguel Fernandes Gomes daO objetivo principal compreende perceber se o auditor emitiu algum sinal de alerta na certificação legal das contas, relativamente ao pressuposto da continuidade, para as empresas que decretaram dissolução, liquidação, ou extinção, no ano subsequente. Pretende descobrir qual ou quais os potenciais influenciadores para emitir uma opinião de auditoria com referência ao pressuposto da continuidade, através de um modelo de previsão de dissolução, liquidação, ou extinção, tendo na sua base, variáveis explicativas do cliente (auditado) e, variáveis explicativas do auditor (ROC), socorrendo do programa SPSS, através da ferramenta regressão logística. A pertinência do trabalho procura colmatar a lacuna da temática em Portugal, ao estudar a emissão de uma opinião de auditoria com referência ao pressuposto da continuidade através da realização de um modelo de previsão de dissolução, liquidação, ou extinção. Conclui-se que, das empresas em dissolução, liquidação, ou extinção a maioria foi auditada por uma não BIG 4, cerca de 92,52% extinguiram-se no ano posterior e, apenas 39,72% recebeu uma opinião de auditoria com referência ao pressuposto da continuidade, enquanto que, das empresas saudáveis a maioria foi auditada por uma BIG 4 e, 8,88% recebeu uma opinião de auditoria com referência ao pressuposto da continuidade. As empresas enquadradas: 40% < endividamento < 60%; 0,5 < solvabilidade ≥ 1; ou LNvendas, apresentavam uma maior probabilidade de receber uma opinião de auditoria com referência ao pressuposto da continuidade. Apenas a solvabilidade e o LNvendas são validadas como estatisticamente significativas.
- A auditoria interna e a sua influência nos relatórios de auditoria externa: evidência dos municípios portuguesesPublication . Lopes, Catarina Isabel dos Santos; Almeida, Bruno José Machado de; Morais, Maria Georgina da Costa Tamborino; Leite, Joana Jorge de QueirozA obrigação primária do setor público é garantir que os interesses da população estão a ser satisfeitos, garantindo assim, que os fundos públicos se encontram canalizados para dar resposta às necessidades dos cidadãos. De modo a garantir e demonstrar a transparência das contas dos municípios, os poderes públicos efetivaram através da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro, a obrigatoriedade de todos os municípios disporem de auditoria externa. Porém, no que diz respeito à presença de auditoria interna importa referir que esta é de carácter facultativo, apesar de ser obrigatório pelo Decreto-Lei n.º 54-A/99, de 22 de fevereiro, a implementação e monitorização de um sistema de controlo interno adaptado aos objetivos e necessidades de cada município. De acordo com o anteriormente descrito, a presente dissertação tem como principal objetivo perceber se a existência de departamento de auditoria interna apresenta impacto na certificação legal das contas emitida pelo auditor externo. Pretendendo-se ainda, perceber quais são os fatores que contribuem para a modificação da certificação legal das contas nos municípios portugueses. Para a persecução dos objetivos anteriormente estabelecidos, procedeu-se à recolha da certificação legal das contas, das informações respeitantes à auditoria interna e ainda, dos determinantes da performance dos municípios portugueses no período compreendido entre 2014 e 2017. O tratamento dos dados foi realizado através de análise estatística descritiva e de análise inferencial baseada em dados em painel, tendo-se utilizado a regressão categorial no software R. Por último, realça-se a inclusão da variável robustez do departamento de auditoria interna e ainda da variável escala de modificação da certificação legal das contas, representando a inclusão destas um contributo original da presente dissertação, abrindo caminho para novas perspectivas de investigação futuras. De realçar, que os resultados obtidos mostram que a existência de departamento de auditoria interna por si só, não influência o tipo de relatório emitido pelo auditor externo, porém, se olharmos para a robustez do referido departamento, percebe-se que este influência os relatórios emitidos. Por outro lado, a presente dissertação permite ainda concluir que ao contrário do que é referido na literatura, existe suporte para algumas das variáveis de performance dos municípios.
- Big Data Analytics na prevenção e deteção de fraudePublication . Melo, Vitor Hugo dos Santos; Almeida, Bruno José Machado de; Soares, Bruno Luís HortaO crescente uso de tecnologias de big data & analytics tem assumido um impulso notório em múltiplos setores empresariais. A aplicabilidade de tecnologias que tratam volumes de dados que exigem elevada capacidade de armazenamento, com velocidade e elevada variedade de formatos, fornece a capacidade de uma maior eficiência na tomada de decisão e maior mitigação da ocorrência de erros. O presente estudo pretende explorar a aplicabilidade destes sistemas de big data & analytics no que concerne à prevenção e deteção de fraude, analisando os seus benefícios e desafios relacionados com a sua implementação. O entendimento do futuro face a esta temática e a relevância desta aplicabilidade, não apenas nas grandes entidades, mas também as PME são objeto de estudo, dada a sua destacada representatividade no setor empresarial. A revisão de literatura procurou uma utilização de fontes diversas como o Google Scholar, Science Direct, B-on e publicações do ISACA, como ISACA Journal e outros contributos profissionais, pautando a filtragem pela relevância e atualidade do tema em questão, bem como a internacionalidade do estado da arte. É esta revisão de literatura seguida por um estudo quantitativo de elaboração própria, consistindo em questionar, por meio de um questionário, profissionais da área de auditoria, compliance e risco das empresas pertencentes ao Portuguese Stock Index. Os resultados obtidos evidenciam uma vasta consciencialização dos profissionais sobre a importância do big data & analytics na prevenção e deteção de fraudes, surgindo ainda espaço para lacunas relacionadas com o fraco conhecimento e a falta de formação dos profissionais. A relação custo/benefício destes sistemas é algo que ainda carece de maior explicação, visto ser um fator crucial na implementação destes sistemas nas pequenas e nédias empresas. Conclui-se que o futuro das profissões ligadas à prevenção e deteção de fraude dependerá significativamente da compreensão e integração de big data & analytics
- Determinantes da opinião do auditor nas certificações legais de contas dos municípios portuguesesPublication . Jesus, Ana Carolina Pimenta de; Almeida, Bruno José Machado de; Silva, Alexandre Miguel Fernandes Gomes daO estudo da auditoria aos municípios encontra-se ainda numa fase inicial no nosso país, tendo aqui uma forte margem de investigação. Com este trabalho, o objetivo foi identificar em que medida as caraterísticas dos municípios são determinantes na opinião do auditor. Em primeiro lugar, foram explanados os principais conceitos de auditoria, feito o enquadramento dos municípios e apresentada a evolução histórica da auditoria aos municípios. Debruçamo-nos com especial atenção sobre as sucessivas Leis das Finanças Locais e nos momentos decisivos para a auditoria aos municípios, como o são a introdução da obrigatoriedade de certificação das contas dos municípios portugueses. Numa segunda fase, temos o trabalho de investigação. A base do nosso trabalho passou por analisar as certificações legais de contas dos municípios portugueses, a informação financeira e a estrutura de gestão/política. Utilizando o método estatístico de regressão logística, concluiu-se sobre a relação entre as variáveis consideradas e a existência de reservas ou ênfases na certificação legal de contas emitida pelo auditor. A introdução da variável política constituiu uma novidade face a outros estudos, sendo mesmo a vertente em que encontramos resultados inovadores, que nos permitem concluir sobre a relação entre a maioria na Assembleia Municipal e a opinião qualificada do auditor. Na linha de trabalhos anteriores, confirma-se que a vertente financeira não é determinante da opinião do auditor. Este estudo veio contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a auditoria externa aos municípios portugueses e traçar algumas linhas para futuras investigações nesta área.
- A dupla tributação dos lucros das empresas em Portugal e evasão fiscalPublication . Silva, Patrícia Margarida Augusto da; Almeida, Bruno José Machado deCom a entrada em vigor do Mercado Único surgiu um dos maiores problemas com que os Estados haveriam de se debater, a Dupla Tributação. Esta problemática continua a ser um dos principais entraves ao crescimento económico das empresas assim como continua a ser um obstáculo às relações comerciais entre os Estados. A presença de múltiplos regimes tributários na União Europeia e a verificação de desníveis na carga fiscal, originou em 1963 a criação do primeiro Modelo de Convenção da OCDE. O primeiro Modelo de Convenção da OCDE teve como principal objetivo a eliminação ou atenuação da dupla tributação e ainda a harmonização do sistema fiscal. No entanto, existem outros objetivos implícitos neste Modelo da OCDE, como por exemplo prevenir situações de evasão fiscal. Neste trabalho iremos debruçar-nos, mais pormenorizadamente, sobre a dupla tributação dos dividendos obtidos. Como bem sabemos a internacionalização das empresas não serve apenas como forma de evolução do seu negócio. Muitas vezes estão associados outros fatores, nomeadamente a redução da carga fiscal. Investimentos em Estados, zonas ou territórios onde o sistema fiscal é mais competitivo, onde as taxas de impostos são mais baixas e onde há pouca concorrência, leva-nos a concluir que essa mesma internacionalização é uma das formas mais comuns de evasão fiscal.
- O impacto da garantia mútua na mitigação do risco de crédito no grupo Crédito AgrícolaPublication . Jorge, Jorge Miguel Domingos; Almeida, Bruno José Machado de; Moitinho, Pedro Alexandre da Silva PinheiroPretende-se com a presente dissertação avaliar o impacto da garantia mútua na mitigação do risco de crédito no grupo Crédito Agrícola (CA). Foi efetuado um enquadramento da atualidade económica e financeira mundial, abordando a crise de 2008. Da forma como essa crise pressionou o setor financeiro, colocando em questão a sua solidez e sustentabilidade. O setor financeiro deparou-se com grandes desafios nomeadamente de gestão bancária, que passam por adotar parâmetros de rigor e transparência, especificamente associados à gestão de risco. A atividade bancária está exposta a diversos riscos, assumindo o risco de crédito como o mais relevante. Existem diversos mitigantes do risco de crédito, sendo a figura da garantia a mais adotada. São abordados diversos tipos de garantia com especial destaque para a garantia mútua. É abordada a génese dos sistemas mutualistas, o sistema português de garantia mútua e o CA. Analisados os dados financeiros recolhidos no Banco de Portugal (BdP), SPGM – Sociedade de Investimento, SA (SPGM) e CA. Os resultados obtidos permitiram concluir que a garantia mútua é mitigante do risco de crédito e contribui para a melhoria do desempenho do setor financeiro. O presente estudo não foi conclusivo no que respeita à evolução recente (2010-2015) da emissão de garantias mútuas em contraciclo com a evolução do crédito em Portugal, e quanto à razão do CA não ter acompanhado o ritmo do setor bancário português na utilização deste mitigante, questões a serem exploradas em trabalhos futuros ou por outros investigadores.
- O papel da auditoria no combate a inadimplência no setor empresarial público angolanoPublication . Cabeia, Adolfo Caiji; Almeida, Bruno José Machado deO objectivo deste estudo consiste em desenvolver uma análise e reflexão sobre o papel da auditoria externa no combate à inadimplência no Sector Empresarial Público angolano (SEP), em particular nas Empresas Públicas de Águas e Saneamento (EPAS-EP). O método escolhido é o estudo de caso baseada na entrevista e no levantamento documental, quanto a amostra, foi tomada em consideração as empresas que apresentaram com regularidade, o relatório de gestão e contas e pelo menos em duas ocasiões as contas auditadas. Baseado sobre respostas de 12 entidades dos 18 que compõe o sector público estudado, a auditoria externa nas EPAS-EP é de carater legal, nos termos do artigo 25º da lei nº 11/13, de 3 de setembro. Os resultados do estudo mostra-nos que a maioria dos entrevistados (n= 7/12, 58%) afirmam que durante os seus trabalhos, os auditores externos efetuarem indagações das políticas comerciais e do perfil da equipa responsável pela gestão comercial, fazem apreciações na possibilidade de continuidade da empresa auditada através da análise de tendências das principais rubricas, emitem recomendações nos relatórios e são aplicadas embora não na totalidade. E através das taxas de inadimplência, o estudo revelou que a maioria (n=8/12, 67%) das EPAS-EP estudadas apresentaram taxas inferiores ou próximas das taxas definidas pela Direção Nacional das Águas (DNA). Ainda que, não se verificou a aderência ao Decreto nº 204/15 de 28 de outubro sobre apuramento das provisões fiscalmente dedutíveis por parte das entidades estudadas. Concluímos que a auditoria externa, através do seu contributo significativo nas mais diversas áreas confere um precioso apoio à gestão no combate a inadimplência nas EPAS-EP.
- Proposta de um Manual de Boas Práticas para o Setor Prestamista como Ferramenta Indispensável a uma Auditoria Eficaz e Eficiente- Caso de Estudo da EMPRÉS Prestamista, LdaPublication . Lopes, Carla Irene Rodrigues dos Santos França; Almeida, Bruno José Machado deA Atividade Prestamista exercida nas Casas do Prego, Casas de Penhor, Estabelecimentos Prestamistas, ou outras designações passadas e futuras, existe, segundo se sabe há 3000 anos, e existirá provavelmente até ao fim dos dias da Humanidade. Odiada por uns e amadas por outros, não deixa de ser uma atividade imprescindível à economia e à sociedade. Todos os estratos sociais recorrem a este tipo de atividade, por motivos mais felizes, como o de obter crédito rápido para a expansão do seu negócio, como por motivos mais ingratos, a sobrevivência… Como atividade imprescindível para a sociedade, ressalta a importância da sua regulamentação cuidada, da regulação do setor, da fiscalização, inspeção e auditoria permanente, bem como o exercício de boas práticas exercidas por todos os operadores (prestamistas, auditores, fiscalizadores, inspetores) intervenientes, e transversais a todas as realidades tratadas pela atividade.